Buscar

O que é a filosofia e o filosofar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução a Filosofia
Cap 1 do livro: Filosofando- Introdução a filosofia, de Maria Lúcia e Maria Helena.
Como é o pensar do filósofo: 
Para Sponville o filósofo é alguém que pratica filosofia, que usa a razão pra refletir sobre o mundo e sua própria vida, com o intuito de se alcançar a sabedoria, ninguém nasce filósofo , por isso é necessário que se aprenda a filosofar.
O pensar do filósofo não um pensam comum como quando resolvemos uma equação matemática, é um pensar diferente que se propõe a refletir sobre si mesmo e suas ações , dessa reflexão resulta a experiência filosófica. Os filósofos ao criar conceitos estabelecem aquilo que os intriga e buscam o sentido desses pensamentos e ações, eles também não se contentam com respostas prontas e cheias, mas buscam o sentido daquilo que se apresenta como verdade de algo.
A filosofia de vida
Na medida que somos seres racionais damos sentido as coisas. A esse filosofar espontâneo de todos nos, chamamos de filosofia de vida, ou seja, as questões filosóficas fazem parte do nosso cotidiano pois tomamos decisões o tempo todo, refletindo antes de agir com base em nosso valores, e esse questionamento envolvendo os valores é uma tarefa filosófica.
A filosofia de vida não é uma reflexão do filosofo propriamente dita, as indagações filosóficas permeiam a vida de todos nós.
Para que serve a filosofia
No mundo imediatista atual é normal as pessoas pensarem a respeito da utilidade da filosofia, contudo ela é necessária , pois por meio do olhar diferente ela busca outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais os indivíduos encontra-se mergulhado: ao tornar-se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o individuo abre-se para a mudança.
Informação, conhecimento e sabedoria
Informação: Pode ser uma noticia com fatos verídicos sobre algo, o qual foi pesquisado e é descrito de maneira formal com o intuito de ser preciso e coerente no que está sendo dito, pois a informação é algo preciso e direto. Exemplo: Gravidez na adolescência e o número crescente de casos desse tipo.
Conhecimento: Você utiliza de conhecimentos de várias áreas para explicar tal informação, o conhecimento é aquilo que você sabe referente a uma determinada área, seja na história, na psicologia entre outros, é o que você aprendeu que pode ser utilizado para esclarecer fenômenos que acontecem no mundo, como a gravidez na adolescência. Por exemplo, quem tem conhecimento de psicologia vai explicar isso de um ponto de vista psicológico, do mesmo modo como afeta a sociedade partindo de uma explicação de alguém que sabe sobre história.
Sabedoria: decidir refletidamente sobre questões importantes que permeiam a sua vida, com o intuito de encontrar o melhor caminho a seguir. O filósofo não diz o que fazer mas estimula que a pessoa reflita para que ela sozinha possa decidir, escolher.
É possível definir a filosofia? A filosofia significa amor a sabedoria, amizade pelo saber, portanto ela é a busca pelo saber, a busca pela verdade, o filosofo ele deve ser capaz de não aceitar todas as verdades que lhe são dadas, mas sim questionar o que é está sendo dito, sempre refletindo no sentido das coisas, refletindo nas verdades prontas e questionando as, de modo a buscar tal verdade, pois ela não é um conjunto de conhecimento prontos, como se viesse numa caixa, mas sim uma verdadeira procura pelo saber, ela deixa espaços para indagações, de maneira que qualquer um pode fazer reflexões sobre a vida, sobre decisões que o cercam, é a chamada filosofia de vida.
O processo de filosofar: a dinâmica de filosofar deve ser pessoal e única, ou seja, cada individuo precisa aprender a filosofar, ninguém pode fazer pelo outrem, somente cada um é capaz de indagar a si mesmo sobre algo, rejeita-lo ou aceita-lo a fim de chegar a uma verdade própria. A autora ainda aconselha a entender a tradição filosófica como uma reflexão critica e autônoma a respeito da realidade. 
A reflexão filosófica: para o filosofo brasileiro Dermeval Saviani, a filosofia é radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta: RADICAL Pois busca deixar claro os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e agir. RIGOROSA Os filósofos desenvolvem um pensamento rigoroso, justificado por argumentos, coerente em suas diversas partes. O uso de linguagem rigorosa evita as ambiguidadesdas expressões cotidianas, o que permite a interlocução com outros filósofos a partir de conceitos claramente definidos. DE CONJUNTO: ela é um tipo de reflexão totalizante, de conjunto, porque examina os problemas relacionando os diversos aspectos entre si. Mais ainda o objeto da filosofia é tudo- pois nada escapa do seu interesse, por exemplo o filosofo se debruça sobre assuntos tão diferentes como a moral,a politica, a ciência, o mito, a religião etc.
Sócrates: Este famoso e ilustre filosofo questionava as pessoas sobre determinado assunto que elas julgavam saber , como o significado de covardia, medo, beleza, virtude , dentre outros, fazia os interlocutores refletirem sobre tais questões e no final das contas concluíam que realmente não sabiam nada, eram ignorantes, Sócrates dialogava com as pessoas, ele não fazia discurso, ele mesmo se julgava ignorante, pois acreditava não saber de nada. O que seria IRONIA para Sócrates? Para ele ironia é questionar a alguém o significado de alguma coisa mesmo já o sabendo, é você simular não saber, assim socrates mostra argumentos contrários que o fazem perceber que estavam enganados em acreditar que sabiam a verdade sobre determinado assunto. Já o ponto central da maiêutica é investigar os conceitos, fazendo perguntas para o ouvinte refletir, desse modo o interlocutor descobria o que já sabia, até porque o a etimologia da palavra reflexão é: “ fazer retroceder”, “voltar atrás”, portanto refletir é retomar o próprio pensamento, voltar para si mesmo e questionar o já conhecido; para ele enquanto sua mãe fazia parto de corpos, ele fazia parto de ideias. Para a autora, a máxima de Sócrates “Só sei que nada sei”, surgiu como ponto de partida para o filosofar, eis algumas observações feitas: Seu conhecimento não deriva de um saber acabado, porque é vivo e em processo de se fazer, tendo por conteúdo a experiência cotidiana, inicia a interrogação e o questionamento de tudo que parece óbvio, ele desperta as conciencias adormecidas, mas não se considera um farol que ilumina, para o mesmo o caminho novo deve ser contruido pela discussão, que é intersubjetiva, e pela busca das soluções.

Continue navegando