Buscar

AD2 GTB 2014.2 com resposta de aluno

Prévia do material em texto

AD2 Grandes Temas em Biologia 2014.2
RESPOSTA DE ALUNO - NOTA – 96,0
1.    Embora Charles Darwin seja considerado como o idealizador da teoria da evolução, ideias sobre evolução já haviam sido sugeridas ou mesmo propostas antes dele. Cite ao menos dois cientistas cujas ideias evolutivas precederam o trabalho de Darwin. 
R:. Jean – Baptiste Pierre Antoine de Monet, também conhecido como Chevalier de Lamarck, publicou a teoria chamada de “lamarckismo”, baseada em dois princípios básicos : O do uso e desuso, o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve e é passado para futuras gerações, e a de que os seres haviam evoluído de microrganismos simples originados de matéria morta, que seria a teoria da geração espontânea.
Alfred Russel Wallace, sua teoria foi baseada na biogeografia, com observações feitas na distribuição geográfica e geológica das espécies, o que conclui "Cada espécie surgiu coincidindo tanto em espaço quanto em tempo com uma espécie proximamente a ela aliada.
2.    O que é o Projeto do Genoma humano? Qual o impacto deste projeto para a ciência e a saúde?
R:. Para falar de genoma primeiro temos que entender os conceitos de gene, cromossomo, e finalmente genoma. Farei um breve resumo sobre tais nomenclaturas e assim elucidarei o que é, e a importância do projeto genoma humano.
As moléculas de DNA dos cromossomos contêm genes para a fabricação de todas as proteínas da célula. Cada gene é uma sequência de nucleotídeos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA e consequentemente traduzida em uma proteína.
Gene - O significado de gene na genética clássica é a unidade funcional da hereditariedade onde estão presentes os ácidos nucleicos, portadores de informações genéticas que proporcionam a diversidade entre os indivíduos. Gene são sequências de nucleotídeos distintos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA; segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos, cor do cabelo, cor da pele, produção de insulina, etc.
Cromossomo - Um cromossomo é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos. Os cromossomos são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA, que, em padrões específicos, são denominados genes.
Genoma - Genoma é um código genético, que possui toda a informação hereditária de um ser, e é codificada no DNA e em vírus no RNA. É o conjunto de todos os diferentes genes que se encontram em cada núcleo de uma determinada espécie. O termo foi criado em 1920, por Hans Winkler, um professor da Universidade de Hamburgo. O genoma humano dispõe das informações básicas e necessárias para o desenvolvimento físico de um ser humano, e é formado pela sequência de 23 pares de cromossomos.
O genoma é transmitido de geração em geração e determina a espécie do ser vivo, no genoma encontram-se “gravadas” características hereditárias encarregadas de dirigir o desenvolvimento biológico de cada indivíduo. As doenças hereditárias também estão escritas no genoma. Todos os seres vivos, desde os maiores, como o elefante, até os minúsculos, como as bactérias, têm genoma. O Genoma Humano consiste na sequência dos 23 pares de cromossomos que se encontram dentro do núcleo de cada célula diploide do ser humano. O genoma humano é constituído por aproximadamente 27.000 genes. O Projeto Genoma Humano foi um projeto que tinha como o objetivo fazer o sequenciamento do genoma humano, identificando todos os nucleotídeos que fazem parte dele. Em 2003, as instituições envolvidas nesse projeto anunciaram que ele foi finalizado com êxito e com uma precisão de 99,99%.
O sequenciamento é a técnica utilizada para determinar em que ordem as bases nitrogenadas (letras) contidas no DNA, se encontram. Quando se diz que um genoma foi sequenciado queremos dizer que foi determinada a ordem que as informações (genes) estão colocados no genoma.
Com o sequenciamento dos genomas podemos obter informações sobre a linha evolutiva dos organismos (saber quem tem o DNA mais parecido com quem). As informações contidas nos genomas poderá resultar em novos métodos de diagnóstico, na formulação de novos medicamentos, vacinas, na prevenção e tratamentos mais eficazes contra doenças ou pragas.
Em suma o Projeto genoma humano (PGH) tem como objetivo identificar todos os genes responsáveis por nossas características normais e patológicas.
Os resultados a longo prazo certamente irão revolucionar a medicina, principalmente na área de prevenção. Será e já é possível analisar milhares de genes ao mesmo tempo e as pessoas poderão saber se têm predisposição aumentada para certas doenças, como diabete, câncer, hipertensão ou doença de Alzheimer, e tratar-se antes do aparecimento dos sintomas. As vacinas de DNA poderão eliminar doenças como a tuberculose ou a Aids. Os remédios serão receitados de acordo com o perfil genético de cada um, evitando-se assim os efeitos colaterais. Paralelamente a esses avanços, inúmeras questões éticas já estão sendo discutidas e outras irão surgir. Mas, por enquanto, as implicações éticas, legais e sociais dos conhecimentos gerados pelo PGH em relação às características normais e patológicas e sua integração na clínica médica têm sido discutidas no ambiente acadêmico. Na prática, entretanto, já estão sendo desenvolvidos testes genéticos para a escolha do sexo de futuros bebês e bancos de DNA da população e diagnósticos de algumas doenças como câncer que podem ser tratadas preventivamente mesmo antes do tumor aparecer, tudo isso devido a presença de marcadores de genes que podem causar a doença. Um número crescente de laboratórios oferece testes de DNA para doenças hereditárias ou para determinar se uma pessoa tem maior risco de desenvolver certas doenças como câncer ou doenças cardíacas.
Exemplos de como o Projeto Genoma pode ser útil: Genes de Comportamento; Escolha de sexo dos bebes; Doenças Genéticas; Detecção de portadores assintomáticos de genes deletérios; Testes Moleculares em Doenças Dominantes de Início Tardio. Doenças ainda sem tratamento: o exemplo dos genes dinâmicos; Genes de Risco para Doenças com Possível Tratamento: o exemplo dos genes BRCA1 e BRCA2 de suscetibilidade para câncer de mama hereditário.
3.    Todos os anos são desenvolvidas novas vacinas para a gripe que valem apenas para as epidemias de gripe daquele respectivo ano. A vacina desenvolvida em um determinado ano que não é utilizada não pode ser aproveitada no ano seguinte pois estas geralmente não funcionam.Qual a relação que existe entre o fato citado acima e a seleção natural?
R:. No caso a gripe é causada por um vírus, e os vírus se modificam geneticamente. Quando a vacina é produzida ela é introduzida em um ambiente aonde seu resultado será eficaz para a imunização daquele determinado vírus, porém com a mutação, cria-se resistência as substancias usadas anteriormente, sendo necessário o desenvolvimento de uma nova vacina. Com uma nova geração de vírus (fruto da seleção natural), a memória imunológica gerada pela vacina perde sua capacidade de combate, pois ela é específica para cada agente patogênico. Esse é o mecanismo de seleção natural que os vírus da gripe usam para sobreviverem ano após ano
4.      Por que cachorros muito diferentes são considerados como raças diferentes e não espécies diferentes? Esta diferenciação (raças ou espécies) é simples?
R:. Porque raça é uma subespécie, ou seja, são animais da mesma espécie que apresentam raças diferentes é o que acontece com os cães. Existem raças caninas que são tão diferentes que não é possível um cruzamento de forma natural. A diferença básica entre raças e espécies consiste no fato de que o cruzamento entre raças distintas gera descendentes férteis, enquanto que no caso da espécie não.O exemplo clássico de espécies distintas que se cruzam é o jumento com a égua que gera a mula, este hibrido das duas espécies distintas é infértil. No entanto, se houver o cruzamento entre duas raças distintas de canino, você terá o cão SRD (sem raça definida), popularmente conhecido como vira-lata. Claro que existem raças distintas de canino que, devido ao porte, o cruzamento torna-se inviável. Se no entanto se fizer o cruzamento in vitro, através de inseminação artificial, se constatará que o descendente deste cruzamento é fértil e, portanto, embora de raças diferentes, não se constituem em espécies diferentes. Porém pode ser que no futuro isto possa sofrer alguma modificação. 
Raça: boxer, dobermann, dálmata.
Espécie: “cachorro”
Raça é uma variedade da espécie que tem características próprias, mas o cruzamento ainda gera descendentes férteis.
Se os cães continuassem cruzando somente entre os de suas próprias raças, provavelmente tornar-se-iam no futuro espécies diferentes, porque acumulariam ao longo desse tempo mais mudanças genéticas que seriam compartilhados através do cruzamento somente com os de sua raça.
Como isso não é o que ocorre, ou seja, como há um fluxo de genes entre as raças muito dificilmente se tornarão espécies distintas.
Exemplo o York Shire e o São Bernardo, são raças com características ou fenótipos próprios onde a morfologia dos seus corpos impede o cruzamento deles, isso seria uma forma de isolamento genético, deixados a sorte esses dois indivíduos, acumulariam suas próprias modificações e tenderiam a ser espécies distintas no futuro, isso considerando apenas essas duas raças e sem intervenção humana, porque como você sabe o homem pode muito bem meter a mão e facilitar a inseminação.
Eu particularmente vejo as raças como um intermédio no percurso da especiação e nível molecular (genotípico).
5.      Considerando os ecossistemas aquáticos dos corpos de água dentro ou próximos de sua cidade, discuta:
 
a)        Quais os principais impactos ambientais que este ecossistema sofre?
esgoto doméstico;
efluentes industriais;
drenagem urbana e rural;
despejos de resíduos sólidos;
poluentes orgânicos biodegradáveis – proteínas, carboidratos e gorduras. Provenientes principalmente de efluentes orgânicos;
poluentes orgânicos recalcitrantes ou refratários – defensivos agrícolas, detergentes sintéticos, petróleo;
metais – podem ser tóxicos ou carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos. Ex.: arsênico, bário, cádmio, cromo, chumbo e mercúrio. Provenientes principalmente de efluentes industriais;
nutrientes – principalmente nitrogênio e fósforo. Em quantidades elevadas podem levar ao processo de eutrofização;
organismos patogênicos – presentes principalmente em esgotos cloacais. Pode ocorrer a presença de bactérias, vírus, protozoários, helmintos;
sólidos em suspensão – oriundos dos processos de erosão, dragagens, entrada de efluentes nos ambientes aquáticos, entre outros;
calor – afeta as características físicas, químicas e biológicas da água;
radioatividade – utilizada pelo homem para fins bélicos, energéticos de pesquisa, médicos ou de conservação de alimentos. Pode provocar a morte, aparecimento de várias doenças e mutações genéticas.
Desmatamento;
Mineração;
Construção de rodovias e ferrovias;
Remoção de espécies críticas;
Construção de reservatórios, etc.
 
b) Cite alguma medida que minimize ou possa minimizar este impacto.
Educação ambiental;
As empresas devem ter técnicos especializados para fazer o correto descarte dos materiais contaminados;
Maior fiscalização das esferas competentes, com punições rígidas e multas e até fechamento da empresa caso desrespeite as normas e leis;
Procurar usar detergentes biodegradáveis;
As cidades devem ter esgoto tratado e fiscalizados pelos meios competentes; etc.

Continue navegando