Buscar

Saúde da Mulher Avaliando E

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603641710)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os principais fatores de risco conhecidos para o câncer de mama estão ligados à idade, aos fatores genéticos e aos endócrinos. A idade constitui o mais importante fator de risco, que aumenta a partir dos 50 anos. Outros fatores de risco para o câncer de mama são:
		
	
	menopausa precoce, ausência de terapia de reposição hormonal e obesidade.
	
	primeira gravidez antes dos 30 anos, multiparidade e ingestão regular de álcool.
	 
	ingestão regular de álcool, obesidade e menopausa tardia.
	
	sedentarismo, multiparidade e menopausa precoce.
	
	ausência de terapia de reposição hormonal, obesidade e primeira gravidez antes dos 30 anos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603641731)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/HIV/AIDS), ou atualmente conhecidas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), qual a opção correta?
		
	
	Durante a anamnese da consulta de enfermagem ginecológica, deve-se atentar que, quando a mulher informa ter um único parceiro sexual, isso significa que ela tem uma reduzida probabilidade de contrair DSTs.
	 
	A infecção pelo HPV é mais comum entre indivíduos jovens e sexualmente ativos, de alta prevalência. Espera-se que 70 a 80% da população sejam infectadas durante a vida.
	
	O aconselhamento não é um instrumento importante para a quebra na cadeia de transmissão das DSTs.
	
	No atendimento motivado por DST, os profissionais de saúde devem conhecer anatomia e fisiologia do trato genital, sendo recomendado realizar exames clínico e genital minuciosos. Durante o exame físico, devem ser feitas as coletas das secreções e materiais de lesões para exame laboratorial, sempre que disponíveis, exceto material para o exame de colpocitologia oncológica.
	
	O preservativo masculino protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, menos do HIV.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603641404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o trabalho de parto deve ser avaliado o bem-estar fetal periodicamente. É recomendado que a ausculta dos batimentos cardiofetais seja realizada:
		
	
	no intervalo entre duas contrações uterinas
	
	após a contração uterina
	
	antes da contração uterina
	
	durante a contração uterina
	 
	antes, durante e após a contração uterina
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603641412)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	de acordo com dados de estudos sentinelas, a a infecção por HIV tem prevalência em gestantes de 0,6%. O diagnóstico durante a gestação, ou ainda no momento do trabalho de parto, com instituição de medidas apropriadas, pode reduzir significativamente a transmissão vertical (da mãe para o filho). Portanto, o teste anti-HIV deve ser oferecido na primeira consulta de pré-natal e repetido próximo a qual semana de gestação?
		
	 
	30ª semana gestacional
	
	40ª semana gestacional
	
	10ª semana gestacional
	
	5ª semana gestacional
	
	20ª semana gestacional
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603641333)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	
 Com base na figura acima, em relação ao eixo materno, identifique respectivamente: em qual dos 4 tempos da palpação obstétrica (Manobra de Leopold) é possível localizar o foco do B.C.F.; o quadrante do foco de ausculta do B.C.F.; posição fetal e a apresentação
		
	
	primeiro tempo; quadrante inferior esquerdo, pélvica; dorso a esquerda
	 
	segundo tempo; quadrante superior direito; dorso a direita; pélvica
	
	quarto tempo; quadrante superior esquerdo; pélvica; dorso a esquerda
	
	segundo tempo; quadrante superior esquerdo; dorso a esquerda; pélvica
	
	quarto tempo; quadrante superior direito; pélvica; dorso a direita
	
	
	1a Questão (Ref.:201603641395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	em 2003, houve a necessidade de articulação política com áreas técnicas diversas e a proposição de novas ações para as mulheres. A partir daí, entre outras questões, a atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004/2009) ampliou seus propósitos e diretrizes abrangendo hoje diversas esferas sociais identificadas naquela época. Em relação aos grupos de mulheres mencionadas por essa política (2004/2009), podemos afirmar que essas mulheres:
		
	
	a) Presidiárias não foram contempladas por essa política.
	
	b)Indígenas não foram contempladas por essa política.
	 
	d) Presidiárias, indígenas e lésbicas foram contempladas por essa política.
	
	e) somente presidiárias foram contempladas por essa política.
	
	c) Lésbicas não foram contempladas por essa política.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603641416)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São métodos contraceptivos comportamentais:
		
	
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, relação sexual sem penetração vaginal e diafragma.
	
	Ogyno-Knauss, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido, relação sexual sem penetração vaginal e diafragma.
	 
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido e a relação sexual sem penetração vaginal.
	
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, sintotérmico, coito interrompido, relação sexual sem penetração vaginal e diafragma
	
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido e diafragma.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603641439)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito à anticoncepção, os serviços de saúde devem fornecer todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar os usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. Com relação a essa temática, assinale a opção INCORRETA:
		
	
	( ) As atividades educativas devem ser desenvolvidas com o objetivo de oferecer à clientela os conhecimentos necessários para a escolha e posterior utilização do método anticoncepcional mais adequado, assim como propiciar o questionamento e reflexão sobre os temas relacionados com a prática da anticoncepção inclusive a sexualidade.
	
	( ) A atuação dos profissionais de saúde na assistência à anticoncepção envolve, necessariamente, três tipos de atividades: educativas, aconselhamento e atividades clínicas que devem ser desenvolvidas de forma integrada.
	
	( ) a reversibilidade do método anticoncepcional, refere-se quando interrompido, o método contraceptivo deve proporcionar a recuperação total da fertilidade.
	 
	( ) Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: a escolha da mulher, as características dos métodos e os fatores sociais e financeiros relacionados aos usuários do método.
	
	( ) Nas orientações relativas ao uso do preservativo feminino, deve-se orientar o casal para que esse preservativo seja usado em todas as relações sexuais, mesmo durante a menstruação, e seja mantido em lugar fresco, seco e de fácil acesso ao casal, afastado do calor, observando-se a integridade da embalagem, bem como o prazo de validade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603641384)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como princípios norteadores:
		
	
	A promoção a saúde da mulher e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A integralidade e promoção da saúde de todas as mulheres com HIV/AIDS e das portadoras de câncer ginecológico e de pulmão, excluindo as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	A promoção a saúde da mulher a prevenção de doenças e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	 
	A integralidade e a promoção da saúde num enfoque de gênero, buscando consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoriada atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
	
	A proibição do aborto inseguro e das cesáreas desnecessárias e atenção obstétrica à mulher.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603641437)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(2) (3) (4) (1)
	
	(3) (2) (4) (1)
	 
	(3) (1) (2) (4)
	
	(2) (3) (1) (4)
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201603641346)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma consulta de enfermagem você como Enfermeiro aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da dupla proteção como método de contracepção e prevenção contra DSTs. Sendo Marcela alérgica ao látex, você incentivou o uso do preservativo feminino pelo fato deste ser confeccionado com o seguinte material:
		
	
	Polietilenoglicol
	
	Borracha
	 
	Polietileno
	
	Poliuretano
	
	Silicone
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603641437)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	(2) (3) (1) (4)
	 
	(3) (1) (2) (4)
	
	(2) (3) (4) (1)
	
	(3) (2) (4) (1)
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603641409)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o rastreamento de câncer de mama, qual é a recomendação na faixa etária de mulheres entre 40 e 49 anos de idade?
		
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização anual do exame clínico das mamas e, nos casos alterados, a complementação com exame mamográfico.
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização semestral da mamografia e a ultrassonografia uma vez por ano.
	 
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização anual do exame clínico das mamas e da mamografia a cada dois anos.
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nesta faixa etária é a realização mensal do auto-exame das mamas e da mamografia uma vez por ano.
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização mensal do auto-exame das e da ultrassonografia a cada dois anos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603641438)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o exame físico de uma adolescente, a enfermeira do Programa Saúde da Família observa leucorréia abundante, amarelada ou amarelo-esverdeada, bolhosa e com odor acentuado; hiperemia da mucosa com placas avermelhadas. É um exemplo clássico de qual doença e quais são as condutas e orientações mais adequadas para este agravo?
		
	
	Uretrite gonocócica; tratar a adolescente e o parceiro, orientar o uso do preservativo nas relações sexuais.
	 
	Tricomoníase; tratar a adolescente e o parceiro, orientar o uso do preservativo nas relações sexuais.
	
	Candidíase; tratar a adolescente e o parceiro, orientar o uso do preservativo nas relações sexuais.
	
	Cervicite mucopurulenta por clamídia; tratar a adolescente sem necessidade de tratar o parceiro.
	
	Vaginose por Gardnerella vaginalis; tratar a adolescente sem necessidade de tratar o parceiro.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603641441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	A humanização no pré-natal e nascimento, regulamentado pela portaria GM/MS nº 569, 570, 571 e 572 institui o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento - PHPN e os componentes Incentivo à Assistência Pré-Natal, Organização, Regulação e Investimentos na área de Assistência Obstétrica e Neonatal, sistemática de pagamento a assistência ao parto e garantia da presença de pediatra na sala de parto.
	 
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família Lei nº 6.202 regulamenta a Lei 1.044 de 21/10/1969 e institui o regime de exercícios domiciliares a estudantes gestantes a partir do 8º mês e durante 3 meses após o parto.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei Federal nº 11.108 altera a Lei nº 8.080, de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei nº 11.770 estabelece a licença maternidade de seis meses, sem prejuízo do e emprego e do salário, para as funcionárias públicas federais, ficando acritérios dos estados, municípios e empresas privadas a adoção desta Lei ¿ Programa Empresa Cidadã.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201603641838)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O edema dos pés é muito comum durante a gravidez e é considerado como ocorrência fisiológica, resultando na interferência mecânica no retorno venosos e de outras modificações circulatórias inerentes à gestação. Todavia, para situações que ocorre o ganho de peso sem a identificação do edema em membros inferiores, é possível investigar a presença do edema oculto:
		
	
	Nos membros superiores
	
	Edema em face
	 
	Na região sacra
	
	Na região abdominal
	
	Na região vulvar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603641843)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carolina, adolescente de 15 anos de idade, preocupada com atraso menstrual de sete dias, buscou atendimento relatou atividade sexual nos dois últimos meses, com dois parceiros, sem uso de preservativo e de anticoncepcional. A conduta adequada do enfermeiro frente a essa situação é: (ENADE 2010)
		
	
	Realizar exame físico em Carolina para investigar os sinais gravídicos, orientar a respeito dos riscos de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
	 
	Encaminhar Carolina para exame laboratorial de gravidez, orientar acerca dos sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
	
	Investigar sinais de gravidez no exame físico, encaminhar Carolina para a realização de exame laboratorial para gravidez e orientar a respeito dos riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissiveis
	
	Registrar a queixa de Carolina no prontuário, encaminhar para consulta pré-natal e grupo de gestantes adolescentes na unidade de saude
	
	Orientar Carolina para observar os sinais de gravidez, os sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta de pré natal
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603641577)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao câncer de colo uterino, marque V ou F nas afirmativas.
		
	
	A histerectomia radical é a retirada do útero, colo e ovários.
	
	A colposcopia é o principal exame de rastreamento do câncer cervical.
	
	Os tipos de HPV de alto risco são causadores de Lesões Intra-epiteliais Escamosas de grau I, II e III.
	
	As lesões precursoras classificadas em: LIE I, LIE II, LIE III e Ca in situ.
	 
	São fatores de risco para CA de colo uterino: idade precoce da primeira relação sexual; história de múltiplos parceiros sexuais; infecção pelo HIV e HPV; e displasia moderada visualizada ao esfregaço de Papanicolau nos últimos 5 anos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603641355)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção que apresenta sinais de certeza da gravidez:
		
	
	Alteração da coloração vulvar (sinal de Chadwick) e polaciúria.
	
	Amolecimento do colo uterino (Sinal de Godell) e B-hCG positivo
	 
	Ausculta dos batimentos cardíacos fetais e palpação de movimentos fetais
	
	B-hCG positivo e amenorréia.
	
	B-hCG positivo e ausculta dos batimentos cardíacos fetais
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603641849)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São características da Sífilis, exceto:
		
	 
	O cancro duro é a lesão característica da doença em fase inicial e consiste em lesão única, dolorosa, bordas mal delimitadas e sangrante
	
	Nas fases de latência, pode ser facilmente diagnosticada através de exame de sangue
	
	Caracterizada por períodos de agudização e latência
	
	Sua transmissão acontece em todas as fases da doença, inclusive nos períodos de latência
	
	Doença de evolução lenta causada pelo Treponema pallidum

Continue navegando