Buscar

PROVA

Prévia do material em texto

Disciplina:  HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Avaliação:  CEL0495_AV_201502232324      Data: 16/06/2017 15:20:57 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201502232324 - DAMARIS SANTOS OLIVEIRA PINHEIRO
	Nota Prova: 4,0 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 8,0 pts
	 
		
	HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 187617)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Disserte sobre a relação entre as Irmandades negras e a resistência à escravidão.
		
	
Resposta: Eram vistos com bons olhos e através da religião foram aos poucos construindo uma boa convivência.
	
Fundamentação do Professor: Observe o gabarito e entenda a avaliação da sua resposta.
	
Gabarito: O aluno deverá analisar o papel das Irmandades junto à populações afro-descententes.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 246473)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: Foi onde deu a liberdade aos escravos de serem tratados como gentes e não bichos.
	
Fundamentação do Professor: Observe o gabarito e entenda a avaliação da sua resposta.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 240686)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A economia tupinambá era basicamente de subsistência e autoconsumo. Assim, cada aldeia produzia para atender às suas necessidades, havendo poucas trocas de gêneros alimentícios com outras aldeias. A agricultura era sempre combinada às atividades de caça, pesca e coleta, e a importância de cada uma dessas fontes de alimentos variava sazonalmente." SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na sociedade colonial 1550 ¿ 1835. SP: Cia. Das Letras, 1988 p. 41 Considerando a prática agrária da sociedade tupinambá, as atividades agrícolas, de caça, pesca e coleta eram divididas por:
		
	
	Idade
	
	Estatuto Social
	
	Habilidade
	 
	Sexo
	 
	Não havia esta divisão
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 187594)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela:
		
	
	que os padres jesuítas, em oposição à ação dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo português na luta contra a escravização indígena.
	
	um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro;
	 
	que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes,
	 
	um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos;
	
	que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português;
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 641710)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as características da sociedade escravista colonial da América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a.
		
	
	Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como ¿escravos de ganho¿.
	
	O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios - denominados ¿negros da terra¿ - como mão-de-obra.
	
	Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de ¿brecha camponesa¿.
	
	Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.
	 
	A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 130344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos senhores e a própria Igreja Católica viam com bons olhos a formação das irmandades negras, pois:
		
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros, continuariam sobre as ordem de um homem branco, senhor absoluto da irmandade, que era o padre.
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava, já que essas associações pregavam a aceitação da condição de escravos como parte de um plano de Deus.
	 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros passariam a compartilhar a mesma religião que seus proprietários ou ex-senhores
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população branca, já que esses homens não aceitavam a libertação de grupos de escravos e os agrediam na rua, e agora passariam a compartilhar a mesma religião dos negros e vê-los como irmãos.
	
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população liberta, já que esses homens negros passariam a ser o maior temor da sociedade tentando construir um país negro na América do sul, como a feita no Haiti.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 267564)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo do século XVII, em especial na região das minas, o quilombo se tornou uma das principais formas de resistência à escravidão, sendo, por isso, alvo da atenção das autoridades policiais. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de "quilombo".
		
	
	Os quilombos eram os centros de repressão organizados pelas autoridades policiais, sendo formados exclusivamente por Capitães do Mato.
	 
	Os quilombos eram comunidades formadas por escravos africanos que não apenas resistiam à escravidão, mas chegavam a desenvolver relações de comércio com pequenas fazendas.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no sul, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	Os quilombos foram organizados exclusivamente pelos escravos indígenas, já que os negros africanos não eram capazes de organizar a resistência comunitária.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no nordeste açucareiro, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 627381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O movimento indianista foi uma adaptação do Romantismo à realidade brasileira, na falta do cavaleiro medieval, qual figura foi escolhida para representar o herói nacional?
		
	
	O português;
	
	O mestiço.
	
	O afrodescendente;
	 
	O índio;
	
	O africano;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 267583)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta o nome do autor responsável pela criação do polêmico argumento que definiu o Brasil como uma "democracia racial".
		
	
	Graça Aranha.
	
	Nina Rodrigues.
	
	Artur Ramos Pereira de Araújo
	
	Silvio Romero.
	 
	Gilberto Freyre.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 627396)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Lei do Sexagenário:
		
	
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;
	 
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre;
	
	Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;
	
	Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre;
	 
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos poderiam comprar sua alforria;

Continue navegando