Buscar

avaliando aprendizado de direito internacional

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501519647)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2013 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz Federal) Acerca do direito dos tratados internacionais, como regido pela Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969, assinale a opção correta.
	
	
	C) A mudança fundamental de circunstâncias é causa de nulidade de um tratado.
	
	B) Na regra geral de interpretação dos tratados, está previsto o recurso aos trabalhos preparatórios.
	
	D) O rompimento de relações diplomáticas gera, por si só, a suspensão da execução de um tratado.
	
	E) A adesão somente é possível quando expressamente disposta no tratado.
	 
	A) A necessidade de forma escrita está expressa na definição de tratado presente na Convenção de Viena.
	
	
	2a Questão (Ref.:201501925045)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Germana, alemã, domiciliada no Chile, morre em um acidente aéreo no Brasil, viajando em aeronave de bandeira francesa, vindo a ser enterrada em Portugal, onde residem seus filhos e únicos herdeiros legítimos, Amanda e Paloma. Segundo a lei brasileira, o fim da personalidade jurídica de Germana será determinado pelas regras de direito material:
	
	
	de Portugal.
	 
	do Chile.
	
	do Brasil.
	
	da Alemanha.
	
	
	3a Questão (Ref.:201501518538)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	¿(...) O poder para celebrar tratados é, portanto, dividido entre o Executivo e o Legislativo do governo dos EUA. A função do Senado é aconselhar e consentir sobre a assinatura de um tratado; as funções do presidente são celebrar, ratificar ou concordar com a assinatura de um tratado. O Senado pode incluir uma ou mais condições para o seu consentimento, requerendo que o tratado seja emendado pelo presidente, ou que o presidente imponha certas reservas. O presidente somente poderá ratificar o aceder ao tratado com as alterações propostas pelo Senado.¿ (¿Lei dos EUA em face do regionalismo e do multilateralismo¿ - Durval de Noronha Goyos Jr). Com relação ao texto acima, marque a opção correta:
	
	 
	Os Estados Unidos são dualistas, como já explicado acima.
	
	Tratados auto-executáveis (self-executing) são aqueles tratados que tem efeito direito e aplicabilidade imediata segundo o ordenamento interno de um Estado. Logo são característicos do monismo.
	
	Segundo a descrição acima, se há a participação de poderes do Estado para a eficácia interna do tratado então não se trata de monismo, perspectiva teórica segundo a qual atos internacionais tem tanta normatividade quanto as normas internas e assim não precisam ser incorporadas.
	 
	O dualismo é a perpectiva teórica segundo a qual o direito internacional e o direito interno são ordens independentes e autônomas e por esta razão para que as normas internacionais tenham eficácia (normatividade) interna precisam ser incorporados.
	
	
	4a Questão (Ref.:201502104075)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nessa segunda-feira, a Rússia expandiu suas forças pelo território da Crimeia e deu um ultimato às forças ucranianas na região. A diplomacia ocidental passou o dia tentando convencer Putin a recuar. A retaliação mais dolorosa, no entanto, está em grande parte nas mãos da União Europeia, que tem laços econômicos mais estreitos com Moscou, sobretudo por conta do fornecimento de energia ao continente. Pergunta-se: Caso a União Européia resolvesse interromper as relações comerciais com a Rússia estaria adotando que medida de represália?
	
	
	retorsão
	
	bloqueio
	
	conciliação
	
	embargo
	 
	boicotagem
	
	
	5a Questão (Ref.:201501517093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns anos após a assinatura e ratificação de um Tratado Internacional, um dos países signatários decide, por questões internas, abandonar o acordo efetuado. Este ato é denominado:
	
	
	Renúncia
	
	Concordata
	
	Desistência
	
	Reserva
	 
	Denúncia

Continue navegando