Buscar

ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As amostras de solo foram coletadas em 3 postos de combustíveis, nos quais ocorrem vazamentos de combustível, nas cidades paulistas de:
Santa Bárbara d´Oeste (SB)
Águas de São Pedro (ASP)
Rio Claro (RC) 
A escolha da localização das sondagens considerou os locais de maior probabilidade de ocorrência de contaminação 
Inicialmente o revestimento de concreto do piso da área foi rompido utilizando-se uma talhadeira acoplada a um martelo/furadeira rompedor, o procedimento seguinte consistiu na perfuração do solo com trado rotativo manual até a profundidade dos pontos de coleta.
A coleta das amostras de solo foi realizada com liner de PVC embutido em um amostrador AMS em aço inox, próprio para esta função. 
Duas alíquotas: 400g foi armazenado em saco plástico destinada ao ensaio de análise granulométrica e a segunda e 2kg foi acondicionada no mesmo tipo de embalagem e em seguida identificada e armazenada sob refrigeração para a utilização nos ensaios de biodegradação.
A respirometria é uma técnica que mede a quantidade de carbono orgânico presente no solo, neste estudo de caso ela foi realizada pelo “Instituto Campineiro de Análise de Solo e Adubo (ICASA)” de acordo com a metodologia Embrapa (1997). Ela fornece excelentes informações sobre o potencial de biodegradabilidade de hidrocarbonetos.
Nos experimentos respirométricos, os frascos foram preparados em triplicata (3 x 50 g de solo) e incubados a 27 ºC no escuro. O CO2 produzido é capturado pela solução de KOH localizada no braço lateral do respirômetro. Esta solução foi periodicamente retirada com seringa, e a quantidade de gás carbônico absorvida foi m20edida pela titulação do KOH residual (após a adição de solução de cloreto de bário com uma solução padronizada de HCl). A produção de gás carbônico foi utilizada para estimar a quantidade total de hidrocarbonetos mineralizados. Assumindo que 50 % do carbono biodegradado é convertido à CO2 e a outra metade é adicionada ao solo como húmus e biomassa. 
A influência de três variáveis na biodegradação do óleo diesel presente no solo ASP foi avaliada através de experimento respirométrico delineado a partir de um planejamento fatorial completo , que resultou em 8 condições experimentais.
A correção de nitrogênio e fósforo foi realizada usando soluções de (NH4)2SO4 e KH2PO4 dihidrogenofosfato de potássio,respectivamente, para um ajuste (C:N:P) de 100:15:1. O inóculo de bactérias e o surfactante não iônico foram adicionados em concentrações de 105 unidades formadoras de colônia (UFC) por grama de solo e 0,2 % (m/m), respectivamente. Análises estatísticas para se determinar os efeitos de cada variável na eficiência de biodegradação foram realizadas pelo programa STATISTICA
Isoladas e identificadas de um sistema de landfarming da refinaria de petróleo em Paulínia/SP, enriquecidas separadamente em meio PCA líquido (10 mL) por 48 h a 35 oC e recuperadas por centrifugação (8.000 rpm durante 10 min) com o meio sobrenadante descartado. As células foram ressuspensas em 5,5 mL de solução salina estéril (0,85%) com posterior centrifugação. Por fim as três espécies foram agrupadas e a suspensão final foi preparada com a adição de 5,5 mL de solução salina.

Continue navegando