Buscar

RESENHA Avaliação de fontes de informação na internet (Tomaél et al)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF 
INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL - IACS 
DEPARTAMENTO DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO – GCI
ALUNA: MARCELLY RAMOS COSTA
Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade
TOMÁEL, M. I. et al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. Disponível em: < https://lookaside.fbsbx.com/file/Fontes%20de%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20na%20Internet.pdf?token=AWzpTpgqTLOkbGnjqbKwJhThmPqrSM13W_xmVm3gybDK89UplVB6b_tQnc4RJzCzMcZJs9LhhhEnGFFi76DYf1gI-dRwns-xqt6IyEZhhmYEWoon6-zjgb6kYb3rYsopjY-0DX7nMCWFaYwX0GXXiEYb>. Acesso em: 09 jul 2016.
“Avaliação de fontes de informação na internet” é um texto que foi escrito por Maria Inês Tomaél que é professora da Universidade Estadual de Londrina e mestre em Educação pela UEL, Maria Elisabete Catarino que é professora da UEL e mestre em Biblioteconomia pela PUCCAMP, Marta Lígia Pomim Valentim que é professora e doutora da UEL, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior que é professor e doutor da UEL, Terezinha Elisabeth da Silva que é professora da UEL e doutoranda em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Também por Adriana Rosecler Alcar, Daniela Selmini, Fabiana Ramos Montanari, Silvia Yamamoto, Carlos Cândido de Almeida e Renata Gonçalves Curty que são alunos do curso de Biblioteconomia da UEL e bolsistas de iniciação científica e Pedro Augusto de Godoy que é aluno do curso de Desenho Industrial da UEL e bolsista de iniciação científica. Os autores buscam, no texto, a importância de analisar a apresentação e os conteúdos das fontes de informação disponíveis na internet relacionando aos critérios de qualidade.
Nos primeiros parágrafos do texto, os autores discorrem sobre um novo cenário pós-guerra, pois face aos avanços e mudanças das tecnologias e de recursos informacionais, o bibliotecário deve manter-se atualizado a fim de acompanhar e se adequar a este cenário. Sendo assim, as fontes de informação também evoluíram de um modelo físico (formato impresso) a um meio virtual (suporte eletrônico). Além de fazer surgir novas fontes até agora não caracterizadas ou reconhecidas na literatura. 
É inegável que os avanços e mudanças das tecnologias aperfeiçoaram o trabalho do bibliotecário assim como trouxe junto deles muitos desafios para o profissional. Ou seja, promoveu um enorme crescimento na quantidade de informações disponíveis e este crescimento demandou ferramentas de busca eficientes destas informações mas a internet não é capaz de atribuir qualidade aos materiais obtidos durante a pesquisa bibliográfica. Assim, espera-se que o bibliotecário tenha a habilidade de escolher os materiais mais adequados de acordo com a necessidade de seu usuário.
O crescimento exponencial da informação se dá pela rapidez de distribuição via internet. Por isso, é fundamental entender a internet como processo social para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. E é importante avaliar as informações disponíveis na internet, pois essa avaliação é significativa para quem utiliza a internet para pesquisa. As informações selecionadas para uso devem ser filtradas por critérios de avaliação que analisem tanto o conteúdo, quanto a apresentação da informação. Se tratando do conteúdo, para avaliar uma fonte é fundamental identificar o indivíduo/instituição responsável (autoridade), a atualização da informação e a revisão constante do site (a frequência com que isso ocorre) e o motivo pelo qual a fonte foi criada. Em relação à apresentação da informação, deve-se ter alguns cuidados como páginas muito longas, excesso de animações e URLs complexas. E também levando em conta a velocidade com que as páginas são carregadas, a primeira impressão do usuário sobre a aparência geral etc. Enfim, “a apresentação das informações em uma fonte deve, primeiramente, estar organizada para possibilitar o uso eficiente de seus recursos e depois ser agradável aos olhos do seu usuário” (TOMAÉL et al, 2001, p.5).
A maioria das fontes não disponibiliza as informações técnicas que poderiam dar maior credibilidade ao conteúdo que veiculam em razão da informalidade que impera na internet. Essa informalidade desenvolve melhor a comunicação mas também aumenta o número de fontes inconstantes, o que torna difícil a precisão e a confiabilidade das informações veiculadas o que faz com que as informações disponíveis não tenham credibilidade.
Com raras exceções, os critérios para análise e avaliações das fontes eletrônicas são adaptações dos critérios aceitos e divulgados na literatura para fontes impressas.
Através do texto, podemos concluir, assim como os autores, que os maiores problemas na busca de informações na internet são a dificuldade em delimitar a confiabilidade das informações coletadas e determinar a autoridade de sites que se mostram interessados em uma área ou áreas do conhecimento humano hoje.

Continue navegando