Buscar

A educação em sentido mais amplo é o fato de ensinar e aprender

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A educação em sentido mais amplo é o fato de ensinar e aprender. Diariamente o ser humano está aprendendo algo novo. Essa aprendizagem pode ocorrer através de ensinamentos de valores, costumes situações vivenciadas ou experiências, que serão passadas de geração para geração.
Segundo Vilze Vidotte Costa (pag. 4) educação é um conjunto de ações, de processos, influencias estruturas, que intervém no desenvolvimento humano, que acompanha sua relação com o meio natural e social, seguindo determinado contexto de relações estabelecidas entre diferentes grupos e classes sociais.
O ser humano também demostra a educação que possui através de sua capacidade de socialização, nesse procedimento envolve o grau de cortesia, gentileza, delicadeza. 
Segundo entendido nas tele aula de práxis educativas “Para Durkheim, a educação é um processo pelo qual as crianças passam a fim de serem moldadas para viver em sociedade”. O mesmo acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo, para ele a educação é uma socialização dos novos alunos e quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da sociedade. “Para ele a educação era à base de uma sociedade de classe harmônica. Porém a harmonia se estabelece onde o trabalho de todos justifique melhore as condições de vida em gera”l. A educação tem esse papel, de harmonizar a sociedade, pois desenvolve os sujeitos que ela necessita para sua sobrevivência. Daí decorre a sua compreensão sobre o papel social da educação escolar
Segundo Monica Maria (pagina 146) 
Art. 1 Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vide familiar, nas convivências humanas, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisas, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Art. 2ª educação escolar devera vincular-se ao mundo do trabalho e a pratica social.
Com a implantação de um novo estado, surgiu um duelo educacional para entender os interesses das elites,
A educação informal ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas e que são repassados de um para outro. Tem o objetivo se socializar, desenvolvendo neles, hábito, desenvolver modos de pensar e agir frente às dificuldades enfrentadas ao longo da vida.
Para Vilze Vidotte Cota (pag. 18) a educação não formal acontece em instituições e espaços educativos, não necessariamente na escola, porem, apresenta planejamento e organização nas atividades a serem desenvolvidas. Apresenta menor grau de estruturação sistematização. Persiste uma intencionalidade e uma pratica pedagógica que segue sertã formalização.
 Alfabetização em casa, programas comunitário de educação, saúde, ocorridas fora da âmbito escolar são exemplo de não formal;
“Para Vilze Vidotte Cota (pag. 18) educação não formal possibilita aprendizagem política dos direitos do sujeito. Contribui para que a formação do sujeito seja planejada valorizando-se”. 
“Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, regimentados por leis”.
Segundo Vilze Vidotte Cota (pag. 19) a educação formal se caracteriza como possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguido determinada ordem seqüencial, determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional. Requer tempo e local específicos.
“De acordo com a LDB 9,394/96.a pessoa é educada para o seu desenvolvimento, para a cidadania e para o trabalho”.
 “A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturado por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.” 
Segundo entendido nas tele aulas de praticas pedagógicas. A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Essa etapa de ensino acontece em creches e pré-escolas, espaços institucionais não domésticos responsáveis pela educação e cuidado das crianças de 0 a 5 anos de idade,
O Ensino Fundamental com nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 06 anos a10 anos de idade, seqüentes com características próprias, chamadas de iniciais, e anos finais, com quatro anos de anos de 11 a 14 anos. 
O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica onde estão inseridos os alunos de 14 anos até os adultos. Nessa etapa a escola aprofunda os conhecimentos adquirido anteriores.
Quando atinge uma idade as crianças são levadas as escolas em buscas de novos conhecimentos. Essa educação é a de conhecimento geral. Onde o aluno vai aprender e desenvolver suas habilidades em determinadas áreas. Para desempenhar essa atividade é que entra a pedagogia, onde o pedagogo orienta e traz ao aluno conhecimento e aprendizagem. Através de processos e métodos os professores desenvolvem atividades para proporcionar conhecimento aos alunos. 
“Pedagogia vem do grego (antigo Paidagogos) paidos (criança) e gogia (conduzir) surgiu na antiga Grécia, os pedagogos daquela época eram os escravos, os mesmos que acompanhavam os meninos até a escola”.
Segundo entendido nas tele aulas desenvolvimento e aprendizagem, Pedagogia é o campo  do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, o ato educativo, prática educativa concreta que se  realiza em sociedade como um pressuposto básico da atividade  humana. Pedagogia nada mais é um conjunto de saberes a mesma tem por objetivo de estudar a educação o processo de ensino e aprendizagem.
Ao longo dos anos a nossa pedagogia vem ganhando novo contexto como as três tradições de estudos educacionais. Na França com a sociologia de Emile Durkheim e as tradições da Alemanha e Americana com a psicologia de John Friedrich Herbart e John Dewey
Segundo entendido nas tele aulas de práxis educativas
 No século XX Durkheim se empenha em estudar a pedagogia onde ele vê a educação como um fato social, e é por meio da sociedade que nos adquiridos muito dos nossos conhecimentos, pois muitas culturas são passadas de geração para geração adquirindo assim maior conhecimento, enfatiza que a pedagogia é responsável por integrar os enfoques das diversas ciências.
Na verdade o conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca achar de alguma maneira, o problema da relação educador e educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, 
Segundo entendido na tele aula 2 de desenvolvimento e aprendizagem a pedagogia possuem aspectos fundamentais. 
Aspecto filosófico Esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação. 
O aspecto filosófico procura estabelecer as diretrizes da educação de acordo com os valores de cada povo e de cada época
Aspecto científico A Pedagogia moderna favorece os dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é a educação. Ela se apoia principalmente nos dados das ciências que estudam o comportamento. As áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a filosofia, as Ciências e entre outras, trouxeram grandes contribuição para o estudo do comportamento.
Aspecto técnico refere-se à técnica educativa, ao como educar. Este aspecto situa-se entre o filosófico e o científico, isto é, entre o que deve ser e o que é ligando o ideal ao real.

Continue navegando