Buscar

Prova EAD Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova EAD Economia
O deslocamento da curva de demanda acontece em decorrência de: 
mudanças nos preços de bens relacionados; mudanças de renda; mudança de gosto; e mudança nas expectativas. O deslocamento da curva de oferta também sofre algumas influências. A cada deslocamento na curva de demanda ou de oferta, tem-se como desafio traçar o novo equilíbrio de mercado.
Considerando os diferentes fatores que são capazes de afetar a demanda e a oferta, provocando o deslocamento de suas respectivas curvas, resolva as questões a seguir:
a) Suponha que, em determinado momento, ocorra um expressivo aumento no preço da cevada, que é um importante insumo na produção de cerveja. Avalie o que ocorrerá com a curva de oferta da cerveja e com a quantidade ofertada. (Peso 30%)
b) Considere que há dois bens ("X" e "Y") que são substitutos perfeitos. Avalie o que ocorrerá com a curva demanda dos dois bens, se o preço do bem "Y" for reduzido e com a quantidade demandada de cada bem. (Peso 30%)
c) Identifique, explique e exemplifique quais são os fatores que podem causar o deslocamento da curva de oferta, aumentando ou diminuindo a quantidade ofertada de um determinado produto. (Peso 40%)
O aumento no preço da cevada, leva ao aumento do custo da produção da cerveja, causará um deslocamento para a esquerda na respectiva curva de oferta. Dado o formato usual das curvas, o preço certamente irá aumentar; a quantidade transacionada, porém, pode aumentar, diminuir ou permanecer constante (dependendo da extensão relativa do deslocamento das duas curvas).
A demanda por um produto pode ser afetada pela mudança no preço de bens substitutos. Um substituto é um bem ou serviço que pode ser usado no lugar de outro bem ou serviço. Um preço mais baixo para um substituto reduz a demanda por outro produto. Por exemplo, Se o preço de “Y” tem diminuído, a quantidade demandada tem aumentado devido a lei da demanda. Uma vez que as pessoas estão comprando do bem “Y”, isso leva a uma diminuição na demanda por “X”, que pode ser mostrada graficamente como um deslocamento para a esquerda na curva da demanda para “X”. Um preço elevado para um bem substituto tem o efeito inverso.
O deslocamento da curva de demanda pode ocorrer pelos seguintes fatores:
Mudança no preço dos insumos: Quando há um aumento no preço dos insumos o custo de produção eleva-se consequentemente a oferta diminui. Já quando ocorre a diminuição do preço do insumo nota-se o efeito inverso.
Mudança na tecnologia: Quando surge uma nova tecnologia que diminui os custos a curva de oferta desloca-se para a direita.
Numero de produtores: Quando a um aumento no numero de produtores a curva da oferta se desloca para a direita e para baixo. Porem se diminuir o número de produtores a curva de oferta se desloca para a esquerda e para cima.
Mudança nas expectativas: Ocasiona o deslocamento da curva da oferta, podendo aumentar (deslocamento para a direita e para baixo) ou diminuir a quantidade ofertada (deslocamento para a esquerda e para cima).

Outros materiais