Buscar

Exercícios de Oferta x Demanda Resolução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de Oferta x Demanda-Resolução
1-A “demanda individual” pode ser definida como .....
Resposta: a demanda não é a concretização da compra, e sim o desejo/intenção do consumidor de adquirir determinado bem em dado período de tempo.
Assim, a única alternativa compatível com esse entendimento conceitual e, portanto no nosso gabarito é a letra D
2-A curva de demanda 
a- individual possui inclinação descendente, enquanto a curva de demanda de mercado dela derivada sempre apresenta inclinação ascendente.
Errada: a curva de demanda individual, bem como a de mercado, a qual resulta do somatório das demanda individuais, seguem a LEI FUNDAMENTAL DA DEMANDA: a preços maiores, menores as quantidades demandadas; a preços menores, maiores as quantidades demandadas, mantidos constantes os demais fatores que afetam a demanda (relação INVERSA entre preço e quantidade). Portanto, curva de demanda tem inclinação DESCENDENTE.
Exceção para os bens de Giffen, que falaremos depois.
b- X de mercado de um dado bem resulta da agregação, para cada preço, das demandas dos consumidores individuais.
 Certo! A curva da demanda de mercado é a soma das demandas individuais.
c- individual está relacionada ao desejo dos consumidores em adquirir determinado bem, ao passo que a demanda de mercado refere-se à concretização da compra, o que se denomina demanda efetiva.
Errado: Não é a concretização da compra.
d- de mercado é o resultado da soma vertical das diversas curvas de demanda individual.
Errado é a soma horizontal.Basta lembrar que quando a demanda aumenta ou diminui, ela se desloca horizontalmente, para a direita ou para a esquerda.
e- de mercado de um dado bem tem sua constituição influenciada pelo preço dos chamados bens concorrentes, mas não afeta a inclinação da curva de demanda individual dela derivada.
Errada: o que define a constituição da curva de demanda é o preço do próprio bem. O preço do bem concorrente ou substituto pode afetar a posição a curva, mas não sua constituição (essa resulta dos pares ordenados: quantidades demandadas e preços do bem).
3- A curva de demanda de mercado de um determinado bem representa a soma
Resposta: Questão tranqüilamente conceitual.A demanda de mercado é a soma das demandas individuais.
Assim, a única alternativa compatível no nosso gabarito é a letra D.
4-Justifique os itens como certo ou errado
a- A demanda por um bem é influenciada por uma série de variáveis, como renda e preferências, por exemplo, portanto, considerando-se constante o preço do bem, as mudanças nessas variáveis implicam o deslocamento da curva de demanda para a direita ou para esquerda, segundo o tipo de efeito observado.
Certo: A curva da demanda possui duas variáveis internas, que são o preço e a quantidade.Qualquer alteração nessas variáveis resulta em movimento ao longo da curva, ou seja, a curva não se mexe. A questão fala em duas variáveis externas renda e preferências (gostos), as quais deslocam a curva de demanda.
b- Suponha que o aumento substancial dos preços cobrados para o estacionamento de veículos nas grandes cidades eleve a quantidade demandada de corridas de táxi nesses locais. Dessa forma, conclui-se que esse aumento de preços provoca um deslocamento ao longo da curva de demanda por serviços de táxi.
 Resposta: Fica claro pelo enunciado que os táxis são bens substitutos para o serviço de estacionamento de veículos. Com o aumento nos preços dos estacionamentos, há um aumento na demanda por táxi e não ao longo da curva de demanda está errada. Haverá um deslocamento da curva de demanda por táxi para a direita.
5-O deslocamento para a esquerda da curva de oferta de um bem num mercado de concorrência perfeita pode ser ocasionado, tudo o mais constante, por :
a- diminuição do preço do bem substituto
 Errado: Por exemplo: diminui o preço da soja, haverá uma diminuição na quantidade ofertada de soja (LEI FUNDAMENTAL DA OFERTA: a preços maiores, maiores quantidades ofertadas; a preços menores, menores quantidades ofertadas, tudo o mais constante), se soja e milho são substitutos, quem planta soja, passa a plantar milho, aumentando sua oferta.
b- um aumento do número de consumidores do bem
Errado aumento da demanda, que se deslocará para a direita.
c- um aumento do preço do bem complementar
 Errado: Por exemplo: aumento o preço da carne bovina, aumenta a quantidade ofertada de carne bovina, aumenta a oferta do couro.
d- uma redução dos preços dos insumos utilizados em sua fabricação
Errado: Redução nos preços dos insumos (matérias-primas) reduz custo de produção e aumenta a oferta.
e-um aumento dos preços dos insumos utilizados em sua fabricação
Certo: Aumento nos preços dos insumos (matérias-primas) aumenta custo de produção e diminui a oferta.
6-Justifique os itens como certo ou errado
a- Um servidor recém-nomeado da ANTAQ foi testado pelo seu supervisor, que lhe pediu que desenhasse um gráfico da curva de oferta de transportes aquaviários, demonstrando uma elevação na quantidade ofertada decorrente do aumento de preço desse tipo de 
serviço. Nessa situação hipotética, para atender corretamente à solicitação recebida, o referido servidor deve apresentar um gráfico com deslocamento da curva de oferta para a direita.
Resposta:Errado: porque a mudança foi no preço, logo, não há alteração da curva e sim na curva de oferta (deslocamento ao longo da curva).
b- Uma super colheita de trigo reduz os preços do pão.
Resposta Certa: porque trigo é um insumo para o (deslocamento para a direita). Aumentando sua oferta, deslocamento da sua curva de oferta para a direita, cai o seu preço e os panificadores demandaram maior quantidade de trigo, para fazerem mais pães, aumentando sua oferta e logo, diminuindo seu preço.
c- Mudanças legislativas que facilitem a entrada de mão de obra estrangeira especializada na área de eletroeletrônica contribuem para deslocar - para baixo e para a direita - a curva de oferta da indústria eletroeletrônica.
Resposta Certa: com essa medida, haverá redução dos custos de produção, aumentando a oferta, deslocando a curva de oferta para a direita e para baixo.
Observações Importantes:
Lembrem-se:
a- oferta e demanda são conceitos potenciais e não efetivos ( não correspondem efetivamente à venda e à compra);
b- obedece às leis de oferta ( relação DIRETA entre preço e quantidade ofertada, porque o preço é um estímulo ao produtor, que gostaria sempre de vender uma maior quantidade a um maior preço, o que lhe permite maior receita, para cobrir custos e gerar lucro) e à de demanda( relação INVERSA entre preço e quantidade demandada, porque o preço é um obstáculo ao consumidor,quer que comprar mais pagando menos, pois nem sempre tem renda suficiente para faze-lo). Assim, a função oferta é crescente e a função demanda é decrescente em relação ao preço.
c-Quando o preço do bem varia, isso leva a deslocamentos na curva, variando as quantidades. 
d- Quando varia um fator que afeta as condições de oferta ou demanda, aumentando-as ou diminuindo-as, as curvas se deslocarão para a direita (aumento) ou para esquerda (diminuição). Logo, haverá deslocamentos das curvas.

Outros materiais