Buscar

Administração Pública Direta e Indireta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA
Juliana Palmeira da Silva
Nova Iguaçu
21 de agosto de 2018
�
Administração Pública Direta e Indireta
A administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
Existem ainda dois sentidos mais comuns nos quais se utiliza a expressão Administração Pública, sendo elas: Em sentido subjetivo, formal ou orgânico, ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa; E em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administração Pública é a própria função administrativa, que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo.
Estudar a Administração pública direta e indireta é de fundamental importância uma vez que traz conceitos básicos fundamentais para o estudo do Direito Administrativo, tornando oportuno assim o correto entendimento dos Órgãos Públicos, Administração Pública, Autarquia, Empresa Pública, Fundação Pública, Sociedade de Economia Mista e Agências Reguladoras.
Deste modo, podemos interpretar como administração pública direta, o conjunto de órgãos integrado na estrutura administrativa da entidade política a que se refere, ou seja, União, Estados ou municípios.
Estes órgãos da administração direta não possuem personalidade jurídica própria, nem patrimônio, e nem autonomia administrativa. As despesas inerentes à administração são contempladas no orçamento público e ocorre a desconcentração administrativa, que consiste na delegação de tarefas.
A Administração Direta corresponde à prestação dos serviços públicos diretamente pelo próprio Estado e seus órgãos. Tais como: Escolas públicas, Hospitais públicos, Delegacias, Postos de saúde, Ginásios esportivos, Cemitérios, Coleta de lixo, Entre outros.
No que diz respeito a administração pública indireta, é o conjunto de entes personalizados que, vinculado a algum órgão da administração direta, prestam serviços públicos ou de interesse público.
A administração indireta é composta pelas autarquias, que são pessoas jurídicas de direito público despida de caráter econômico, cujo exercício tange a função própria e típica do Estado – como educação, saúde. Fundações, que são empresas com um patrimônio parcial ou totalmente público, dotado de personalidade jurídica de direto público ou privado - parcialmente derrogado pelo direito público - destinado por lei ao desempenho de atividades do Estado na ordem social, com capacidade de autoadministração e mediante controle pela administração direta. Sociedades de economia mista, que são empresas na qual o capital social será majoritariamente público, podendo ser constituída apenas como S/A, de capital aberto ou fechado. Empresas públicas e outras entidades de direito privado, essas entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa e  na qual o capital social será integralmente público, podendo ser constituída por qualquer forma societária admitida pelo direito.. 
Sua existência se baseia no princípio de descentralização ou distribuição de competências e atividades. Ou seja, quando não pretende executar certa atividade através de seus próprios órgãos, o poder público transfere a sua execução a outras entidades. 
Neste caso ocorre a descentralização administrativa, ou seja, a tarefa de administração é transferida para outra pessoa jurídica.
São exemplos de administração pública indireta: Banco Central, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Comissão de Valores Mobiliários, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, Superintendência de Seguros Privados, Universidades Federais e Agências reguladoras.
Destacamos algumas características comuns de todas as categorias de entidades que compõem a Administração indireta, tais como: descentralização por outorga, isto é, a transferência de titularidade e da execução são feitas por meio da lei e por prazo indeterminado. Ou seja, quando a delegação é feita por ato administrativo ou por contrato temos as figuras dos concessionários e dos permissionários.
Por fim, quando a delegação surge por meio de uma lei que cria ou autoriza a criação das entidades responsáveis temos a Administração Indireta; personalidade jurídica própria, diferentemente da Administração direta, na qual os órgãos da Administração não possuem personalidade jurídica; patrimônio próprio; contratação por concurso público e compras por meio de licitações; relação de vinculação, não de subordinação, como a Administração direta; não se sujeitam à falência, inclusive aquelas entidades que exploram atividade econômica, como as empresas públicas e as sociedades de economia mista; não há uma relação hierárquica com a Administração direta, mas sim uma relação de i) vinculação e tutela, ii) controle finalístico e iii) supervisão ministerial.
Referências Bibliográficas:
MAZZA, Alexandre. Manual de direito administrativo. Saraiva. São Paulo. 2015.
GOMES, Fabio Bellote. Elementos do Direito Administrativo. Saraiva. São Paulo. 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais