Buscar

Estudo Dirigido I Síntese de proteinas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Como as proteínas são sintetizadas?
A síntese de proteínas acontece no citoplasma com a participação do RNA e de aminoácidos e caracteriza-se como o processo no qual um gene do nosso DNA sofre uma leitura e é formado o RNAm que sai do núcleo e encontra o ribossomo onde junto ao RNAt e o RNAr formam as proteínas. A síntese de proteínas apresenta grande importância para o organismo pois as proteínas desempenham inúmeras funções importantes para o corpo. Tal processo ocorre em quatro etapas: Ativação, Iniciação, Elongação e Terminação. 
Na Ativação cada aminoácido é ativado por uma molécula de ATP, que fornece a energia necessária para o processo. Esse aminoácido liga-se a sua molécula de RNA específica, por meio de uma enzima, também específica para o processo. Esse reconhecimento ocorre por meio do anticódon do RNAt que é pareado com o códon do RNAm, que possibilita que cada uma das sinteases reconheça os seus substratos por trechos da sequência de nucleotídeos do RNAt. (BETTELHEIM et. al., 2012)
Na fase de Iniciação ou Inicialização o RNAm que migrou do núcleo da célula até o citoplasma. O RNAm possui um exclusivo final 3’ denominado calda poli-A na região terminal, entre as extremidades existe uma sequência de códons, que são trincas de bases nitrogenadas correspondentes a aminoácidos específicos. Na extremidade 5’ encontra-se uma capsula de metionina. Nessa extremidade irá ligar –se a menor parte do ribossomo e mover-se para o local de inicialização. O RNAt é uma molécula fundamental para o processo, pois contém um anticódon (UAC do fMet-A RNA) que é complementar ao códon de iniciação (AUG) do RNAm formando a ligação, conforme está representado na imagem. (vídeo referencia)
 
De acordo com Bettelheim et.al.(2012) em seguida a subunidade maior do ribossomo une-se ao complexo ribossomal. O sítio P é o local onde inicia-se o crescimento dos peptídeos e o sítio A (aceptor) recebe o RNAt que traz o aminoácido seguinte. A imagem a seguir mostra os referidos sítios.
 
 Sítio P Sítio A 
	Na fase de Elongação inicia-se a leitura da sequência de códons. O segundo RNAt entra no sítio A e é complementar ao segundo códon onde a meteonina é transferida para o aminoácido do sítio A e o primeiro RNAm sai. O ribossomo move-se ao longo do RNAm e o próximo RNAt liga-se ao sítio. A medida que a elongação continua a cadeia peptídica é continuamente transferida para o RNAt que está no sítio A. O ribossomo move-se através do RNAm e novos RNAt entram, até que o último códon ativo entre no sítio P. Na figura a seguir podemos ver a entrada e saída dos RNAt e a formação da cadeia peptídica.
4º. Finalização
O ribossomo, neste momento encontra-se o códão (unidade do código genético, composta por dois ou três nucleotídeos consecutivos, que irá determina a posição de um aminoácido na cadeia polipeptídica) de finalização em que será um dos três (UAA, UAG e UGA), terminando assim o alongamento. Quando último tRNA abandona o ribossoma, as subunidades do ribossoma separam-se, podendo ser recicladas e por fim, a proteína é libertada.
O fim do processo se dá quando o ribossomo passa por um códon de terminação e nenhum RNAt entra no ribossomo, por não terem mais sequencias complementares aos códons de terminação. Então, o ribossomo se solta do RNAm, a proteína específica é formada e liberada do ribossomo.
Para formar uma proteína de 60 aminoácidos, por exemplo, é necessário 1 RNAm, 60 códons, 180 bases nitrogenadas, 1 ribossomo e 60 RNAt.
Referências bibliográficas 
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_proteica
https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/11/sintese-proteica/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico7.php
http://clickbio.br.tripod.com/saibamais/sintprot.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico8.php
http://www.colegioweb.com.br/biologia/a-sintese-de-proteinas-.html
https://www.infoescola.com/bioquimica/sintese-de-proteinas/

Continue navegando