Buscar

Trabalho.de.Gestão Empresarial

Prévia do material em texto

Nome: Alice, Ana Flavia, Bruna, Delmira e Luiz
Planejamento operacional: tipos de planos, fluxogramas e cronogramas
Mogi das cruzes 
19 de outubro de 2018
Etec – Presidente Vargas 
Sumário 
Planejamento operacional
Planejamento operacional dento da área de segurança do trabalho 
Tipos de planos
Fluxogramas
Cronogramas
Planejamento operacional 
O planejamento operacional são operações realizadas pelos colaboradores necessárias para o atingimento dos objetivos da organização.
Os procedimentos a tomar para a elaboração de um plano operacional são os seguintes:
Análise dos objetivos - Que objetivos pretendemos atingir com este plano operacional?
Planejamento do uso do tempo - Geralmente é elaborado um cronograma para facilmente se visualizar a evolução do plano.
Planejamento dos recursos - Que recursos são necessários para realizar este plano? Devem ser incluídas todas as pessoas, informações, custos financeiros, etc.
Avaliação dos riscos - O que acontece se as coisas não correrem como planejado?
Planejamento operacional dento da área de segurança do trabalho
 
 O planejamento operacional dentro da área de segurança pode ser utilizado de diversas formas com :
Eleição de CIPA
Em técnicas para fazer os colaboradores usarem EPI
Para cronogramas de treinamento
O técnico em segurança do trabalho usa e usará esse tipo de planejamento em praticamente em toda sua carreira, pois esse planejamento pode ser usado em quase tudo
Tipos de planejamento 
Planejamento Estratégico- São as pessoas e os processos responsáveis pelas decisões mais importantes da empresa.
Nesse nível estratégico, estão os empresários, presidente, os sócios e os diretores dependendo do nível da empresa.
O planejamento estratégico, conta com uma série de procedimento e análises, que vão definir Missão, Visão e Valores da empresa e análise de mercado; criando toda uma estrutura de gerenciamento. Que vai decidir, porque e quando tomar as decisões mais importantes da empresa.
Planejamento Tático- Eles desenvolvem planos táticos para desdobrar a estratégia nas suas áreas de atuação.
No planejamento tático, contamos com a liderança média, como, o administrador, o gerente ou coordenador.
Com esses planos táticos, vão dividir as estratégias, explicando onde e como vão colocar em prática o que foi definido na teoria pelo nível estratégico.
Planejamento Operacional-Nesse nível já são os colaboradores junto com o técnico, que desenvolvem um plano de ação para desdobrar o plano tático em ações práticas, dividindo para cada pessoa ou grupos; especificando o que fazer.
O nível operacional, é o nível da ponta, porque está diretamente em contato com o cliente, e coloca em prática os processos, e atividades operacionais.
TIPOS DE PLANOS 
Plano de Emergência ou Abandono- Tem o objetivo de preparar os funcionários para uma atitude rápida e eficaz.
Plano de Escape e Rotas de Fuga- Rotas de saídas e ações necessárias para seu acesso; sinalizações dos equipamentos de combate a incêndio.
Plano de Trabalho dentro da CIPA- Onde deve conter um calendário anual, contendo datas das reuniões, reservas das salas, solicitações dos coffee break, datas das palestras e todo o cronograma necessário para a realização da CIPAT. 
PLANO DE AÇÃO- É um plano, que vai ajudar a transformar o foco em ação, para sua melhoria contínua e você conseguir alcançar seu objetivo.
FOCO
PLANEJAMENTO
AÇÃO
MELHORIA CONTINUA
RESULTADO 
Fluxograma 
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Os fluxogramas são muito utilizados em projetos de software para representar a lógica interna dos programas, mas podem também ser usados para desenhar processos de negócio e o workflow que envolve diversos atores corporativos no exercício de suas atribuições.
Cronograma
Oque são cronogramas ?
Cronograma é uma ferramenta de gestão de atividades normalmente em forma de tabela, que também contempla o tempo em que as atividades vão se realizar.
Com isso é uma representação gráfica do tempo investido em uma determinada tarefa ou projeto, segundo as tarefas que devem ser executadas no âmbito desse projeto. É uma ferramenta que ajuda a controlar e visualizar o progresso do trabalho. A utilização de cronogramas é bastante comum em projetos de pesquisa.
No contexto empresarial o cronograma é um auxílio importante, já que através dele é possível determinar os custos de um projeto, determinando assim se a realização desse projeto será proveitosa para a empresa.
Cronograma na Segurança do Trabalho 
Como planejar o cronograma de treinamentos de segurança no trabalho ?
Primeiramente deve-se identificar os riscos existentes dentro do ambiente empresarial, seja ele um escritório, uma construção ou um hospital.
Todos esses ambientes têm riscos agregados e devem ser devidamente identificados por um profissional capacitado. Após isso, é necessário pensar em soluções corretivas ou minimizadoras dos riscos identificados.
A ordem das ações deve ser dos maiores riscos para os menores, uma vez que, caso fatalidades aconteçam, os maiores têm maior probabilidade de causar sérios problemas aos funcionários.
Quando colocamos isso em um cronograma, estamos estabelecendo prioridade. Isso pode se dar através de palestras sobre as soluções em segurança, infográficos, simulações, entre outras abordagens.
Vale ressaltar que cada empresa é tão única quanto seus funcionários, então, não existe uma fórmula única.

Continue navegando