Buscar

Apol 3 Quimica Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 60
Disciplina(s):
Química Geral
	Data de início:
	08/10/2018 19:29
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	08/10/2018 21:23
Questão 1/5 - Química Geral
Em 1826 o geólogo francês Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois, observou que as propriedades dos elementos eram função de suas massas e números atômicos, observando também que estas propriedades se repetiam de sete em sete elementos, estabelecendo pela primeira vez o conceito da periodicidade das propriedades dos elementos. Propôs então uma classificação periódica em ordem crescente de massas atômicas, onde os elementos seguiam uma linha helicoidal que recobria uma superfície cilíndrica formando um caracol, como as ranhuras de um parafuso. Como usou terminologia de geologia e sua teoria não atendia a todos os elementos químicos da época, sua proposta não teve aceitação da comunidade científica. Como ficou conhecido este modelo?
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema Helicoidal de Chancourtois.
	
	B
	Parafuso Telúrico de Chancourtois.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA (Conforme Aula 3, Tema 2, Item 2.1)
	
	C
	Sistema Periódico de Chancourtois.
	
	D
	Parafuso Sistêmico de Chancourtois.
Questão 2/5 - Química Geral
A apresentação da Tabela Periódica, como a conhecemos hoje, se deve aos químicos norte americanos Horace Groves Deming e Glenn Theodore Seaborg. Com relação a sua forma, nas colunas são dispostos os Grupos ou Famílias de elementos, cuja característica é apresentarem similaridades nas suas propriedades físicas e químicas. O mais usual é encontrar estas Famílias nominadas com algarismos de 1 a 8 em arábico ou romano, seguidos da letra A ou B. Com relação a esta representação temos que:
Nota: 20.0
	
	A
	Os grupos ou famílias A da Tabela Periódica abrangem os elementos chamados representativos, sendo que o número do grupo ou família representa a quantidade de elétrons que eles possuem na camada de valência. A distribuição eletrônica destes elementos sempre termina no orbital s ou no orbital p.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA (Conforme Aula 3, Tema 3, Item 3.1)
	
	B
	Os grupos ou famílias B da Tabela Periódica abrangem os elementos chamados representativos, sendo que o número do grupo ou família representa a quantidade de elétrons que eles possuem na camada de valência. A distribuição eletrônica destes elementos sempre termina no orbital s ou no orbital p.
	
	C
	Os grupos ou famílias A da Tabela Periódica abrangem os elementos chamados de transição, sendo que o número do grupo ou família representa a quantidade de elétrons que eles possuem na camada de valência. A distribuição eletrônica destes elementos sempre termina no orbital s ou no orbital p.
	
	D
	Os grupos ou famílias B da Tabela Periódica abrangem os elementos chamados de transição, sendo que o número do grupo ou família representa a quantidade de elétrons que eles possuem na camada de valência. A distribuição eletrônica destes elementos sempre termina no orbital s ou no orbital p.
Questão 3/5 - Química Geral
Entre 1862 e 1870 , Dimitri Ivanovic Mendeleev e Julius Lothar Meyer propuseram concomitantemente tabelas precursoras da tabela periódica moderna. A proposta de ambos circulou correntemente nos meios científicos até o início do século XX, quando os estudos de frequência emitida de raios X do assistente de Ernest Rutherford,  Henry Gwyn Jeffreys Moseley, definiram a proposta de Mendeleev como a mais adequada. Qual a diferença entre as propostas e como o estudo de Meyer definiu o assunto?
Nota: 0.0
	
	A
	A principal diferença era que a tabela de Mendeleev usava como referência a massa atômica e a de Meyer usava o número atômico como referência. Moseley mostrou que, quando os átomos eram bombardeados pelos raios catódicos, eles emitiam freqüências raios X únicas, e, assim, determinava os valores dos números atômicos, o que tornou esse o parâmetro mais adequado.
	
	B
	A principal diferença era que a tabela de Mendeleev usava como referência a massa atômica e a de Lothar Meyer usava o número atômico como referência. Moseley mostrou que, quando os átomos eram bombardeados pelos raios catódicos, eles emitiam freqüências raios X únicas, e, assim, determinava os valores das massas atômicos, o que tornou esse o parâmetro mais adequado.
	
	C
	A principal diferença era que a tabela de Mendeleev usava como referência o número atômico e a de Lothar Meyer usava a massa atômica como referência. Moseley mostrou que, quando os átomos eram bombardeados pelos raios catódicos, eles emitiam freqüências raios X únicas, e, assim, determinava os valores dos números atômicos, o que tornou esse o parâmetro mais adequado.
ALTERNATIVA CORRETA (Conforme Aula 3, Tema 1, Item 1.2)
	
	D
	A principal diferença era que a tabela de Mendeleev usava como referência o número atômico e a de Lothar Meyer usava a massa atômica como referência. Moseley mostrou que, quando os átomos eram bombardeados pelos raios catódicos, eles emitiam freqüências raios X únicas, e, assim, determinava os valores das massas atômicos, o que tornou esse o parâmetro mais adequado.
Questão 4/5 - Química Geral
A Tabela Periódica pode ser dividida em regiões de três categorias de elementos: Metais, Metaloides e Não metais. Tomando como base os elementos metaloides Boro (B), Silício (Si), Germânio (Ge), Arsênio (As), Antimônio (Sb), Telúrio (Te) e Astato (At), todos os elementos que estão a esquerda destes, a exceção do Hidrogênio (H), são elementos metálicos (metais), que apresentam como propriedades comuns:
Nota: 0.0
	
	A
	Não apresentarem brilho, apresentarem condutividade elétrica e térmica, além de forte tendência de perder elétrons e se tornarem cátions.
	
	B
	Não apresentam brilho, serem isolantes térmicos e elétricos, além de forte tendência de ganhar elétrons e se tornarem ânions.
	
	C
	Apresentarem brilho, condutividade elétrica e térmica, além de forte tendência de perder elétrons e se tornarem cátions.
ALTERNATIVA CORRETA (Conforme Aula 3, Tema 3, Item 3.2)
	
	D
	Apresentam brilho, serem isolantes térmicos e elétricos, além de forte tendência de ganhar elétrons e se tornarem ânions.
Questão 5/5 - Química Geral
Podemos considerar o Livro Traité Élémentaire de Chimie de Antoine Laurent Lavoisier, o qual foi publicado em 1789, como a primeira formalização de uma classificação de elementos químicos. Neste livro foram apresentadas 33 substâncias que não podiam ser decompostas por reações químicas, as quais chamou de substâncias simples. Lavoisier as classificou em quatro grupos dos quais três até hoje fazem parte da classificação periódica dos elementos, dentre os quais se destacam:
Nota: 20.0
	
	A
	Substâncias metálicas e substâncias terrosas.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA (Conforme Aula 3, Tema 2, Item 2.1)
	
	B
	Substâncias simples e substâncias compostas.
	
	C
	Substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.
	
	D
	Substâncias sólidas e substâncias gasosas.

Outros materiais