Arquitetura de Computadores Avaliação Final objetiva
5 pág.

Arquitetura de Computadores Avaliação Final objetiva


DisciplinaArquitetura de Computadores3.545 materiais27.873 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Arquitetura de Computadores (INF14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:390270) ( peso.:3,00)
	Prova:
	5897867
	Nota da Prova:
	
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Sabe-se que a memória cache é um tipo de memória de alta velocidade instalada dentro do processador e com capacidade de acompanhar a velocidade de processamento do mesmo. No que tange à memória cache, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo da memória cache é armazenar os dados e instruções que são comumente utilizados pelo processador.
(    ) A cache L3 é considerada a cache de maior tamanho e encontra-se mais distante do núcleo do processador.
(    ) O usuário poderá definir quais dados serão utilizados pela memória cache, aumentando de forma considerável o desempenho do processador, já que a memória cache não precisará adivinhar quais dados serão solicitados pelo processador.
(    ) Quando a informação não se encontra na memória cache, o processador fará a busca diretamente na memória RAM, reduzindo consideravelmente o desempenho do processador.
(    ) Atualmente todos os processadores possuem três níveis de memória cache, com as mesmas configurações de tamanho e velocidade de operação, já que a função de desempenho cabe ao processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	2.
	Os circuitos integrados executam suas funções com dados binários, os quais são representados pelos números zero (O) e um (1). Neste sentido, pode-se definir que um processador executa operações matemáticas, como soma, subtração, divisão e multiplicação, para realizar os mais variados processamentos. A soma de dois números binários é realizada de maneira semelhante à soma de dois números decimais. Referente à adição de números binários, analise as afirmativas a seguir:
I- A soma "0 + 0" resulta o valor "1".
II- A soma "0 + 1" resulta o valor "1".
III- A soma "1 + 0" resulta o valor "1".
IV- A soma "1 + 1 + 1" resulta o valor "0".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	3.
	O processador AMD Phenom II X6 é um concorrente direto do processador Core i7 da Intel, prometendo melhor experiência visual para entretenimento de alta definição, desempenho avançado em multitarefa e inovações de economia de energia, proporcionando máquinas menores e mais refrigeradas, com uso eficiente da energia. Com relação às características do processador AMD Phenom II X6, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) HyperTransport ? o processador possui um circuito chamado controlador de memória, sendo uma das principais diferenças entre todos os processadores existentes no mercado.
(    ) Os núcleos e o controlador de memória possuem planos de energia desassociados, o que permite otimizar o consumo e o desempenho.
(    ) Pode realizar um aumento de frequência do clock de forma automática em alguns de seus núcleos, com o objetivo de atender às necessidades dos usuários.
(    ) Este modelo de processador possui uma placa de vídeo embutida no núcleo do processador, aumentando o desempenho do processamento de vídeo.
(    ) Sua velocidade máxima é de até 1,4GHz com barramento de 200MHz, trabalhando com transferência de dois dados por clock.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F - F.
	4.
	O usuário, ao buscar comprar um computador novo, deverá primeiramente prestar atenção ao processador, já que o mercado possui diversos fabricantes, como, por exemplo, a Intel e a AMD, com modelos e tecnologias distintas. Sobre as tecnologias de processador das fabricantes Intel e AMD, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A tecnologia Dual Core possui dois núcleos que compartilham o mesmo barramento de dados.
	 b)
	A tecnologia Hypertransport possui três barramentos externos, sendo um para o acesso à memoria, o segundo para o acesso ao chipset e o terceiro para o acesso à memória principal.
	 c)
	A tecnologia Core i7 é um processador de 32 bits e suporta memória DDR 3.
	 d)
	A tecnologia Hyperthreading simula em um único processador físico dois processadores lógicos.
	5.
	Atualmente, o mercado disponibiliza diversos dispositivos de armazenamento, cada qual com características distintas, como capacidade de armazenamento e transmissão. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o dispositivo de armazenamento adequado para o transporte de um arquivo de vídeo com tamanho de 12GB de um computador para outro:
	 a)
	CD.
	 b)
	Blu-ray.
	 c)
	Disquete.
	 d)
	DVD.
	6.
	Todos os computadores são formados a partir da utilização de componentes básicos da eletrônica digital, chamados portas lógicas. Cada porta lógica executa uma função distinta, sendo que sua saída depende somente das variáveis de entrada. A relação entre as entradas e a saída de uma porta lógica pode ser representada numa tabela verdade. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome da porta lógica representada pela tabela verdade a seguir:
	
	 a)
	Porta lógica OR (OU).
	 b)
	Porta lógica NOR (NOU).
	 c)
	Porta lógica NAND (NE).
	 d)
	Porta lógica AND (E).
	7.
	O disco rígido, responsável pelo armazenamento das informações não voláteis, é constituído por componentes mecânicos, eletrônicos e lógicos, em que se pode listar fisicamente o disco, o atuador, o braço de leitura, as cabeças de leitura e o conector. Nos componentes lógicos, temos o cilindro, os setores, a trilha e os clusters. Acerca dos componentes listados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O atuador é o responsável por realizar a movimentação do braço de leitura em busca das informações que se encontram armazenadas no disco.
(    ) O conector atua como responsável pela comunicação do disco rígido com a placa-mãe, recebendo e transmitindo as informações. Este conector pode ser do padrão ATA, SCSI ou SATA.
(    ) As trilhas correspondem ao local que o sistema operacional usará para realizar a leitura e gravação dos dados.
(    ) As trilhas são divididas em setores com 1024 bytes cada. Assim, os setores são os menores grupos de dados que podem ser lidos ou escritos em um disco.
(    ) A cabeça de leitura tem a única e exclusiva função de realizar a leitura dos bits que se encontram no disco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V - F.
	8.
	A soma binária é parecida com a soma decimal, com a qual já estamos acostumados. Da mesma forma, a subtração binária é parecida com a subtração decimal, porém as operações binárias utilizam apenas números binários (0 ou 1). A soma binária dos números 1 e 1, por exemplo, possui como resultado o valor zero e transporte do valor 1. Com relação a cálculos binários, analise a operação de soma a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resultado do cálculo binário é 110,001. 
(    ) O resultado do cálculo binário é 10,001. 
(    ) O resultado do cálculo binário é 10,001, pois houve duas vezes o transporte do valor 1 (um).  
(    ) O resultado do cálculo binário é 110,001, pois houve quatro vezes o transporte do valor 1 (um).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.