Buscar

RESUMO PROVA DE TMC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO ÚLTIMA PROVA DE TMC2
REVESTIMENTO DE PAREDES: chapisco, emboço reboco, pintura/chapisco, camada única, pintura/RDM
	Proteger a alvenaria e a estrutura contra a ação de agentes externos, integrar o sistema de vedação dos edifícios.
	Trabalhabilidade, retração, aderência, permeabilidade à água, resistência mecânica, capacidade de absorver deformações.
	Melhor usar as mistas.
CHAPISCO: preparo da base, uniformiza a superfície quanto a absorção e melhora a aderência do revestimento. Aderência e contribuir com a estanqueidade da vedação. Argamassa de cimento pois fornece resistência mas um pouco de cal tbm pode ser empregada para ajudar na retenção de água (1:0 a 0,25:3)
EMBOÇO: cobrir e regularizar a base. Proteger contra o intemperismo, integrar a vedação, regularizar a superfície e servir como base para elementos decorativos. Trabalhabilidade, baixa retração, aderência, baixa permeabilidade a água, capacidade de absorver deformações, resistência mecânica.
REBOCO: camada de revestimento que cobre o emboço, para que a superfície possa receber revestimento decorativo.
ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO DE ALVENARIA: usada para elevação de paredes e muros de tijolos ou blocos
	Unir as unidades de alvenaria, contribuindo na resistência aos esforços laterais, distribuir uniformemente as cargas atuantes na parede por toda a área resistente dos blocos, selar as juntas, absorver deformações naturais.
	Trabalhabilidade, aderência, resistência mecânica, capacidade de absorver deformações
RETENÇÃO DE ÁGUA: capacidade da argamassa fresca manter sua consistência ou trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provoquem perda de água. 
	Interfere no trabalho de acabamento e também em propriedades no estado endurecido, pode ficar sem aderência suficiente, pode ter muita retração na secagem que pode causar fissuras e interferir na resistência mecânica.
	Os aglomerantes são os materiais constituintes de argamassas focadas nessa propriedade, pois eles possuem elevada área específica e grande capacidade de adsorção de suas partículas. A cal hidratada, devido a sua grande finura, é um aglomerante que proporciona uma boa retenção de água às argamassas.
ADERÊNCIA: É a capacidade de uma argamassa de se fixar no substrato onde é aplicada. Logo que a argamassa entra em contato com o substrato, ocorre uma migração de água de um para o outro, carreando partículas de materiais cimentícios, este material ao se hidratar se fixa nos poros superficiais do substrato promovendo a aderência da argamassa.
	Adesão inicial, retenção de água, rugosidade e absorção inicial do substrato, retenção de água, tipo de aglomerante empregado e granulometria dos agregados.
	Favorecida quando usa-se misturas com teores de aglomerantes mais elevados (principalmente cimento), com boa retenção de água (cal), agregados miúdos mais finos e substratos rugosos de baixa absorção de água. 
	Prejudicada pela fadiga da ligação da argamassa com substrato.
ADITIVOS PLASTIFICANTES E SUPERPLASTIFICANTES: atuam por repulsão eletrostática e repulsão estérica.
	REPULSÃO ELETROSTÁTICA: mudança da carga elétrica das partículas de cimento que passam a se repelirem eletrostaticamente.
	REPULSÃO ESTÉRICA: corresponde a uma barreira física formada pelas longas cadeias dos aditivos ao redor dos grãos de cimento, impedindo o contato dos grãos e a conseguinte floculação. 
ADITIVOS INCORPORADORES DE AR: é composto de materiais que possuem grupos hidrofílicos e hidrofóbicos, o caráter aniônico dos incorporadores leva à dispersão dos finos, incluindo o cimento, fluidificam e plastificam fortemente graças a formação de grande quantidade de bolhas de ar, que se repelem devido a cargas de igual polaridade atuando em suas superfícies.
	Eles não aumentam a permeabilidade do concreto pois a impermeabilidade acaba sendo reforçada pelo fato do ar incorporado formar alvéolos não interligados ao longo dos capilares oriundos da evaporação da água.
RESIST MEC E DURAB – cim/agr
ABSORVER DEF E DISTRIBUIR ESF – cal/agr
RETENÇÃO DE ÁGUA – agl/agr

Outros materiais