Buscar

Realimentação2 Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Identificar o tipo de comparação e amostragem (paralelo ou série).
A questão 1, por exemplo, é do tipo série-paralelo; a número 2 é série-série e a número 3 é paralelo-série.
É fácil ver então que a comparação ou amostragem é PARALELO quando está em nó com a tensão de entrada ou saída (no caso da entrada é quando está antes da base do transistor, e no caso da saída é quando está em ligado ao resistor de saída). 
Analogamente, a comparação ou amostragem é SÉRIE quando está em série com o emissor do transistor, de entrada ou saída. (olhe a questão 2, é série-série).
2) Depois de identificado, desenhar a malha de realimentação.
3) Identificar qual é o quadripolo usado para modelar a malha de realimentação. As combinações podem ser as seguintes.
Quadripolo Z - amplificador de tensão-corrente (transcondutância) >> ligação série-série
Quadripolo Y - amplificador de corrente-tensão (transimpedância) >> ligação paralelo-paralelo
Quadripolo G - amplificador de corrente-corrente >> ligação paralelo-série
Quadripolo H - amplificador de tensão-tensão >> ligação série -paralelo
4) Retirar os parâmetros do quadripolo (são apenas três heim): impedância de entrada, impedância de saída e o beta.
Lembrando que o fluxo é da direita pra esquerda, então a impedância de entrada é vista dos terminais da direita e a de saída dos terminais da esquerda. Vale a pena revisar a matéria de quadripolos para saber como tirar os parâmetros de cada caso, mas aí vai uma boa dica:
Para encontrar as impedâncias:
- Se a entrada ou saída for PARALELO, vc CURTA ela e vê a impedância equivalente pelo outro lado
- Se a entrada ou saída for SÉRIE, vc ABRE ela e vê a impedância equivalente pelo outro lado
Na questão 1, por exemplo, o amplificador é série-paralelo, então para descobrir a impedância de entrada, vc ABRE a entrada e vê a impedância pela saída (vai dar Re+Rf), para descobrir a impedância de saída, vc CURTA a saída e vê a impedância pela entrada (vai dar Re//Rf).
Para encontrar o beta:
basta fazer o parâmetro da entrada divido pelo parâmetro da saída, sempre colocando uma fonte de teste na saída.
- Se o amplificador é de TENSÃO, vc coloca uma fonte de tensão de teste na saída e vê a tensão a partir da entrada (beta será tensão de entrada/tensão de saída e pode ser determinado por um divisor de tensão)
- Analogamente, se o amplificador é de CORRENTE, coloca uma fonte de corrente de teste na saída e vê a corrente na entrada (beta será corrente de entrada/corrente de saída e pode ser determinado por um divisor de corrente)
- Se o amplificador é de TRANSIMPEDÂNCIA (exemplo 5), vc coloca uma fonte de tensão de teste na saída e mede a corrente de entrada (beta será corrente de entrada/sobre tensão de saída, lembrando que o sentido das correntes é sempre entrando, então a corrente de entrada estará com polaridade invertida em relação a tensão de saída e o beta será NEGATIVO).
- Se o amplificador é de TRANSCONDUTÂNCA, vc coloca uma fonte de corrente de teste na saída e mede a tensão de entrada (beta será tensão de entrada/corrente de saída)
Na questão 1, o amplificador é série-paralelo (tensão-tensão), então coloca uma fonte de tensão de teste na saída e mede a tensão na entrada, fazendo um divisor de tensão, beta será Re/(Re+Rf)
5) Depois de identificar os parâmetros da malha beta, a maneira mais fácil de escrever as equações do circuito é desenhando o equivalente incremental para beta igual a zero, ou seja, vc TIRA a malha beta do circuito e substitui pelas impedâncias de entrada e saída.
A partir do desenho é fácil tirar a impedância de entrada, de saída e o ganho do amplificador, da maneira que vcs já sabem fazer.
Se preferirem, não precisa desenhar o incremental como o professor fez no solução que estou enviando, basta TIRAR a malha beta do circuito e substitui pelas impedâncias de entrada e saída no próprio desenho e fazer aquilo que já sabemos: ganho de emissor comum = tudo que está no coletor/tudo que está no emissor, ganho de coletor comum = 1.
6) Por fim, deve-se encontrar os parâmetros para beta diferente de zero.
O ganho de malha fechada é sempre o ganho em malha aberta dividido pela quantidade realimentação (1+ beta*A), sendo esse A o ganho de malha aberta.
Para encontrar as impedâncias de malha fechada, basta fazer:
Se a entrada ou saída for do tipo SÉRIE, vc MULTIPLICA a impedância pela quantidade de realimentação.
Se a entrada ou saída for do tipo PARALELO, vc DIVIDE a impedância pela quantidade de realimentação.
Bom, é isso, espero que esse resumo tenha ajudado, é só seguir esses seis passos que não tem erro. É provável que a prova tenha duas questões de realimentação. O prof. costuma tirar da lista, então vale a pena fazer todos!As outras duas devem ser de amplificador operacional, ou tirar a função de transferência ou fazer um projeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais