Buscar

Aplicação da Drenagem linfática manual tipo Leduc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicação da Drenagem linfática manual tipo Leduc 
No ano de 1977, chegou no Brasil, o Prof. Leduc, aluno do Dr. Voldder, onde incluiu então no país, uma das técnicas mais importantes desenvolvidas por profissionais da estética e terapeuta . Trazendo então a drenagem linfática mantendo o equilíbrio do liquido nos espaços intersticiais . Trouxe dois processos que contribui para a evacuação desse liquido intersticiais.
( Editora manole ,2004)
No método de Leduc e Leduc (2007), os movimentos começa na região proximal do segmento a ser drenado. As manobras utilizadas pelo método Leduc são: Círculos com movimentos, círculos com polegar, movimento combinado, pressões em braceletes, drenagem dos gânglios linfáticos. Portanto , a técnica de Leduc, sugere que não há razão em estimular a cisterna do quilo (BORGES,2010). 
O primeiro processo é a habilitação realizada pela rede de capilares linfáticos. Quanto mais a pressão aumenta, maior é a captação pelos capilares. O segundo processo consiste na evacuação, longe da região filtrada, dos elementos absorvidos pelos capilares. Esse transporte de linfa que se encontra nos vasos é efetuado pelos pré-coletores em direção aos coletores (Editora manole ,2007)
REFERENCIA * LEDUC,A; LEDUC, O . Drenagem Linfática: Teoria e Prática, Editora Manole, 2007.
 
A drenagem linfática drena os líquidos em excesso que banham as células, mantendo, desse modo, o equilíbriohídrico dos espaços intersticiais. Dois processos muito distintos que contribuem para a eliminação desses líquidos intersticiais seriam captação e evacuação (LEDUC, LEDUC, 2007)
REFERENCIA* GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias, Editora Manole, 2004.
 Para Ribeiro (1989), a drenagem linfática manual é uma técnica específica de massagem, que foi introduzida por Vodder e mais rescentemente por Leduc, que tem como finalidade esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos por meio de manobras que ativam as via linfáticas e os linfonodos (ducto torácico, axilares, lateral da mama, infra e supra clavicular).
(Antonio, Fernanda Eduardo, et al. "Avaliação de parâmetros bioquímicos na drenagem linfática manual em mulheres idosas." (2010). 
Síntese processo fisiológico 
A totalidade fisiológica do sistema cardiovascular ativa grandes ajustes circulatórios, sempre que a quantidade de sangue circulando no sangue aumenta também agrega a produção do hormônio e osmolaridade plasmática. Esse hormônio age na dinâmica renal, aumenta a excreção de sódio pela urina realizando a excreção do sódio pela urina provocado pela Drenagem linfática manual (COSTA et al., 2007).
EM AMARELO REFERENCIA. 
EM AZUL CITAÇAO . 
LINK DE TUDO
 
http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1146/1/artigo%205.pdf
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=10.+LEDUC%2CA%3B+LEDUC%2C+O+.+Drenagem+Linf%C3%A1tica%3A+Teoria+e+Pr%C3%A1tica%2C+Editora+Manole%2C+2007.&btnG= 
http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/06/A-IMPORTANCIA-DA-DRENAGEM-LINFATICA.pdf

Continue navegando