Buscar

Prova 02

Prévia do material em texto

1. As políticas governamentais são um conjunto de ações adotadas pelo governo e a administração das políticas brasileiras são controladas pela União Federal, com o objetivo de manter a economia estabilizada, monitorando os aspectos básicos das políticas econômicas do país, com o controle da inflação, crescimento sustentável, distribuição de rendas, igualdade social, estabilidade de preços e de empregos. Cada política adotada pelo governo tem suas finalidades. Com relação à política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O governo objetiva controlar o volume de dinheiro em movimentação, estimulando a produção e o montante de inflação na economia.
II- O controle dos meios de pagamento, através do controle da inflação, visa a estagnar o nível de preços na economia.
III- A taxa básica de juros que controla a economia é fixada pelo Banco Central do Brasil. Com isso, o BACEN aumenta a taxa de juros e diminui a oferta de dinheiro e, quando age de forma inversa, reduz a taxa de juros. 
IV- As receitas e as despesas governamentais resultam das elaborações orçamentárias e das fontes arrecadadoras em determinados exercícios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c). As sentenças II e III estão corretas. Correta
 d). As sentenças I, III e IV estão corretas.
________________________________________
2. Assim como nós fazemos economia doméstica, gastar menos do que arrecadamos, o governo precisa agir da mesma maneira para ter um equilíbrio na economia. O governo tem a obrigação de manter a economia ajustada, evitando, assim, uma crise. A Política Fiscal envolve todos os gastos e arrecadações de tributos do governo, com a função de regular e controlar a estabilidade econômica do país. Esta política visa a alcançar objetivos. Sobre esses objetivos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Promover o pleno emprego e combater o desemprego.
( F ) Estabilizar a inflação controlando a taxa de juros, preços e investimentos
( F ) Controlar a quantidade de dinheiro em circulação, disponibilizando recursos.
( V ) Manter o crescimento econômico, estimulando a produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - V - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - F - V. Correto
________________________________________
3. As medidas adotadas na política fiscal pelo governo são os ajustes dos gastos públicos, monitorando e regulando a atividade econômica de um país. São todos os gastos e arrecadações feitas pelo governo, envolvendo toda a carga tributária praticada sobre os agentes econômicos. Quanto maiores forem os impostos, menor será o consumo da sociedade, porque a disponibilidade de renda é menor. Com isso, há uma grande influência na taxa de desemprego, nas atividades econômicas e no crescimento. Sobre a incidência e os reflexos da política fiscal nas finanças das pessoas jurídicas e físicas, analise as afirmativas a seguir:
I- Incidência direta dos impostos sobre a renda de pessoas jurídicas e físicas.	
II- O fluxo de caixa das empresas é afetado devido ao prazo estipulado no recolhimento dos impostos.
III- Com o crescimento da economia, a tributação não afeta o poder aquisitivo da população e das empresas.	
IV- Incidência da tributação na abertura das atividades empresariais, inclusive no encerramento das mesmas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas III e IV estão corretas.
 B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
________________________________________
4. É através da política monetária que o governo tem o controle da quantidade da moeda em circulação e das taxas de juros, controla também os meios de pagamentos, a estabilidade dos preços e monitora a inflação. A formação da taxa de juros é obtida pela quantidade de dinheiro em circulação e empréstimos concedidos pelos bancos. Quando for preciso diminuir a taxa de inflação, o governo amplia a taxa de juros, controlando, assim, o nível de preços. O Banco Central tem o compromisso de fixar a taxa básica de juros. Quando ele eleva essa taxa, diminui a oferta de moeda; e na redução da taxa de juros a oferta de moeda aumenta, mantendo o equilíbrio da economia. Sobre o mercado financeiro, analise as sentenças a seguir:
I- O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas e as empresas que têm dinheiro às pessoas e às empresas que precisam de dinheiro.
II- O mercado financeiro conduz o dinheiro das pessoas que o disponibilizam a quem necessita, recolhendo uma taxa conhecida por ?juros?.
III- A transferência de recursos (dinheiro) de quem tem sobrando para quem precisa ocorre através de operações de captação efetuadas no mercado de ações.
IV- O mercado financeiro é a fonte de recursos para a economia em que são negociadas todas as operações dos agentes econômicos que controlam a liquidez da economia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas. Correta
________________________________________
5. A política fiscal consiste em coordenar a receita e a despesa do governo. O orçamento público compreende tanto a arrecadação quanto o governo em um determinado período. Diferentemente das empresas, o governo não produz mercadorias nem presta serviços com um retorno baseado em lucro, sua arrecadação financeira ocorre por meio dos impostos, os quais serão investidos, por exemplo, na construção de estradas, manutenção de portos, aeroportos e pagamentos de salários. Com base no contexto da política fiscal, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O que acompanhamos, normalmente, é que no Brasil, normalmente, há um superávit fiscal.
 b) Superávit é quando o governo arrecada mais do que gasta, e o déficit é quando o governo arrecada menos do que gasta.
 c) Superávit é quando o governo arrecada menos do que gasta, e o déficit é quando o governo arrecada mais do que gasta.
 d) Os gastos e as receitas do governo - o orçamento público - podem apresentar tanto um superávit quanto déficit para o mesmo período de tempo.
________________________________________
6. Com formas diferenciadas, o Banco Central (BACEN) tem o controle da oferta de moeda (dinheiro em circulação). Quando ele reduz a taxa de juros, aumenta a oferta de moeda, e quando há um aumento na taxa de juros, acontece o inverso: é reduzida a oferta de moeda, prática denominada pela política monetária, que controla a oferta do dinheiro na economia. Na tentativa de estabilizar a moeda e a taxa de juros, o governo utiliza alguns instrumentos, como o redesconto bancário, depósitos compulsórios, operações de mercado aberto (operações com títulos públicos). Com estas práticas, sobre os reflexos da política monetária nas finanças empresariais e pessoais, analise as afirmativas a seguir:
I- As ações tomadas pelo governo no controle de taxas implicam diretamente o ingresso de novos investidores no mercado, dificultando o crescimento da economia e a circulação da moeda. Para haver um equilíbrio monetário, o governo investe na comercialização do mercado financeiro internacional.
II- Com o aumento na taxa de juros, automaticamente os investidores são motivados a aplicar no mercado financeiro seus recursos, tornando o custo dos empréstimos mais caros.
III- Torna-se difícil e mais caro tomar empréstimos quando a liquidez do sistema for menor.
IV- O maior tomador de dinheiro no mercado financeiro é o governo. Quando ele tem dificuldades em obter esses recursos, são exigidos pelos investidores taxas maiores para empréstimos de recursos; automaticamente, o governo, para financiar sua dívida, acaba pagando taxas mais caras. Com isso, os agentes econômicos têm o custo do dinheiro mais elevado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)As afirmativas I, II e III estão corretas.
 b) As afirmativas II, III e IV estão corretas. Correta
 c) As afirmativas I e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
________________________________________
7. Ao tabelar e manter o controle dos preços, o governo tem o objetivo de controlar a inflação. O conjunto de medidas a que a política de rendas visa é redistribuir a renda e atender aos interesses sociais da sociedade, incentivo aos produtores, reduzindo problemas econômicos e melhorar a qualidade de vida de toda sociedade, com a intenção de reduzir a desigualdade social. Sobre os reflexos desta política nas finanças empresariais e pessoais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Desfrutar dos estímulos fiscais proporcionados por determinados municípios na implantação de novas empresas.
( F ) Com o objetivo da redução da desigualdade social, o governo mantém a isenção de impostos, mantendo, assim, a política de renda. 
( V ) Com o crescimento da economia, o governo implementa as políticas sociais, aprimorando o poder aquisitivo da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V.
 b) V - F - F.
 c) V - F - V.
 d) V - V - V.
________________________________________
8. Por meio de diversas políticas econômicas, o Governo Federal contribui para a condução e o crescimento da economia. Desta forma, possibilita o pleno funcionamento do mercado financeiro e dos fluxos de entrada e saída de investimentos no país. Um dos instrumentos utilizados pelo Governo diz respeito à Política Monetária. Sobre a Política Monetária, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Caso a arrecadação do Governo a partir dos impostos e tributos supere os gastos públicos, temos uma condição de superávit.
 b) Caso haja uma diminuição da taxa de reservas compulsórias executada pelo Banco Central, menor será a quantidade de dinheiro em circulação na economia.
 c) O volume de moeda em circulação na economia pode ser controlado pelo Banco Central do Brasil e procura estabilizar os níveis de inflação.
 d) As operações no mercado aberto (open market) ocorrem por meio dos bancos comerciais junto às empresas que possuem recursos para realizar investimentos.
________________________________________
9. O poder público tem a função de cuidar do bem comum da população, promovendo conjunturas favoráveis à sociedade. A política econômica é fundamentada por um conjunto de ações e decisões praticadas pelo governo com o intuito de alcançar certos objetivos com relação à situação econômica. Os poderes públicos Federais, Estaduais e Municipais trabalham simultaneamente para consolidar as políticas econômicas adotadas no país. Sobre os principais objetivos com relação às políticas econômicas do país, analise as afirmativas a seguir:
I- Proporcionar o crescimento da economia e assegurar o emprego.	
II- Ajuste na redistribuição de renda dos trabalhadores e dos inativos, melhorando o poder aquisitivo da sociedade com investimentos diretos.	
III- Manter a inflação controlada, garantindo o equilíbrio de preço, e proporcionar a distribuição de renda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) As afirmativas II e III estão corretas.
 c) As afirmativas I e III estão corretas.
 d) Somente a afirmativa III está correta.
________________________________________
10. O Mercado de Valores Mobiliários proporciona liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e as respectivas capitalizações. Para fazer parte do mercado de capitais, é necessário ter uma visão sobre as políticas econômicas, mercado financeiro e toda economia do país, como também ter uma visão do cenário internacional e reconhecer os agentes econômicos que fazem parte do mercado financeiro. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Superávit primário ou fiscal é o saldo credor nas contas do governo, após o pagamento de todas as despesas, com exceção dos juros da dívida pública.	
( F ) A política econômica que trata das ações do governo para controle da taxa de câmbio é a política cambial monetária.	
( V ) Quando a taxa de redesconto sofre um aumento, aponta que os bancos terão maiores custos e haverá aumento da taxa de juros.
( F ) O Banco Central, diminuindo a taxa básica de juros que monitora a economia, pretende conter o consumo e provocar a elevação da taxa de juros cobrada nos empréstimos bancários.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V.
 b) V - F - V - F.
 c) F - V - F - F.
 d) F - V - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando