Buscar

enade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 texto
De cara da pra ver um aumento no total de carros a cada ano, isso mostra como as industrias estão cada vez mas estão produzindo, temos o lado nocivo que cada automóvel trás a camada de ozônio.
Todo mundo está careca de saber que os automóveis, motocicletas e utilitários são grandes responsáveis pela emissão de poluentes especialmente nas grandes cidades. Os carros em geral soltam um gás chamado monóxido de carbono que agrava problemas cardíacos e respiratórios e em concentrações muito elevadas leva a morte.
A queima de combustíveis fósseis gera poluição atmosférica nos grandes centros urbanos. Esses combustíveis, em sua queima incompleta, ao serem utilizados em máquinas térmicas e veículos automotores, lançam grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, fazendo destes os grandes vilões no que se refere ao aquecimento global e efeito estufa. Os poluentes atmosféricos podem ser classificados em dois grupos: poluentes primários e poluentes secundários. Vantagens econômicas e ecológicas para os países envolvidos através dos créditos de carbono e investimentos destinados aos projetos de redução da emissão de gases.
Finalmente criado em 1998 o Protocolo de Kyoto depois de longas e intensas negociações entre representantes de países do mundo inteiro. Este acordo internacional visava à redução da emissão dos gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
2 texto
A teoria das elites surgiu no final do século XIX tendo como fundador o filósofo e pensador político italiano, Gaetano Mosca (1858-1941). Em seu livro Elementi di Scienza Política (1896), Mosca estabeleceu os pressupostos do elitismo ao salientar que em toda sociedade, seja ela arcaica, antiga ou moderna, existe sempre uma minoria que é detentora do poder em detrimento de uma maioria que dele está privado. Os poderes econômicos, ideológicos e políticos são igualmente importantes, mas em seus escritos Mosca deu ênfase à força política das elites. O restrito grupo de pessoas que a detém também pode ser denominado de classe dirigente. (CANCIAN, Renato. Teoria das Elites: o poder político monopolizado pelos governantes. (Texto de Sociologia. Universo On Line UOL-Educação/sociologia). Dispo- nível em: http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u27.jhtm. Acessado em: 20 set. 2009, p. 1)
De acordo com a perspectiva elitista, as elites possuíram historicamente maior poder de influência sobre o processo de formulação/implementação das Políticas Públicas que as massas, isso em decorrência de sua efetiva capacidade de organização e seu alto grau de consenso, dificilmente encontrado nas massas. Como consequência disso podemos delinear alguns pontos que caracterizariam as Políticas Públicas influenciadas pelas elites políticas
.
Dentro deste conceito, marque com “V” as alternativas corretas e “F” as falsas, e marque a sequência correta. 
(__) na perspectiva elitista, a responsabilidade pela promoção do bem-estar é das massas e não das elites, não que necessariamente somente as primeiras venham se beneficiar dos resultados das Políticas Públicas. 
(__) o processo de participação política democrática na formulação/implementação das Políticas Públicas adquiriria um caráter meramente simbólico já que essa prerrogativa estaria restrita somente a uma minoria. 
(__) as reformas efetuadas através das Políticas Públicas podem servir somente para manutenção do status quo da elite dominante no momento. 
(__) a perspectiva de inflexão (revolução) nas Políticas Públicas é substituída por uma perspectiva incremental e reformista. 
(__) as massas mais pobres tendem a impor seus valores nas inovações e mudanças das Políticas Públicas que passam a perder seu caráter de alcance universal. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das afirmações anteriores.
Escolha uma:
a. V, F, V, V, F. 
F, V, V, V, F.
b. V, V, F, V, F. 
c. F, F, V, V, F. 
d. F, V, V, V, F. 
e. F, F, F, V, V. 
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, V, F..
Texto da questão
A policy cycle corresponde às fases ou ciclos pelos quais as Políticas Públicas transitam antes de se concretizarem materialmente na sociedade. Esses ciclos correspondem a uma ordem sequencial que guia o processo político-administrativo e possuem fases que vão desde a formulação, passando pela implementação até a avaliação das consequências das políticas adotadas. Frey (2000) propõe uma subdivisão mais sofisticada dessas fases que estaria representada pelas seguintes etapas: 
I. Fase da implementação de políticas– é nesse cenário que se decide qual das alternativas de ação é a mais apropriada para resolução da problemática social em questão. 
II. Fase de elaboração de programas e de decisão – seria a fase imediatamente posterior à da elaboração de programas e de decisão, corresponderia à concretização da alternativa escolhida entre as diversas disponíveis transformando-a em ação política concreta. 
III. Fase da percepção e definição de problemas – nessa fase é quando ocorre a avaliação das políticas adotadas. Nela é possível refletir a relação custo X benefício empreendida na política pública e tentar contornar possíveis falhas de formulação ou execução. 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
b. Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
c. Todas as afirmativa estão corretas. 
d. Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
e. Todas as afirmativa são falsas. 
Todas as afirmativa são falsas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativa são falsas..
Texto da questão
[...] são diretrizes, princípios norteadores de ação do Poder Público; regras e procedimentos para as relações entre Poder Público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. São, nesse caso, políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos. Nem sempre, porém, há compatibilidade entre as intervenções e declarações de vontade e as ações desenvolvidas. Devem ser consideradas também as “não ações”, as omissões, como formas de manifestação de políticas, pois representam opções e orientações dos que ocupam cargos. (TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. Salvador: ATTR, 2002.)
Com base no texto acima, assinale a alternativa que corresponde a mesma linha de raciocínio:
Escolha uma:
a. As Políticas Públicas são formuladas e implementadas sem qualquer interferência dos cidadãos. 
b. Tal conceito não aborda elementos de alocação de recursos públicos e nem o desenvolvimento de ações a partir de regras definidas pelo Estado e sociedade. 
c. O planejamento das ações dos governos, principalmente com relação às políticas públicas, ocorre na esfera federal e está, conforme a necessidade, autoriza ou não, as esferas estadual e municipal a implantá-las. 
Os estudos de Políticas Públicas estão difundidos em diversos países e são de grande valia para o planejamento das ações dos governos, seja em nível municipal, estadual ou federal, das empresas e até mesmo dos cidadãos comuns.
d. Os estudos de Políticas Públicas estão difundidos em diversos países e são de grande valia para o planejamento das ações dos governos, seja em nível municipal, estadual ou federal, das empresas e até mesmo dos cidadãos comuns. 
e. Os estudos de Políticas Públicas estão difundidos em diversos países e são de grande valia para o planejamento das ações dos governos, não sendo permitida a participação de empresas privadas no seu procedimento. 
Feedback
A resposta correta é: Os estudos de Políticas Públicas estão difundidos em diversos países e são de grande valia para o planejamento das ações dos governos, seja em nível municipal, estadual ou federal, das empresas e até mesmo dos cidadãos comuns..
Texto da questão
A análise de Políticas Públicas passa necessariamente
pelo entendimento dos diversos conceitos imbricados na matéria multidisciplinar e multifacetada das ciências humanas. De acordo com Frey (2000), o termo “política” em língua inglesa possui três dimensões de significação: uma dimensão institucional (polity), uma dimensão processual (politics) e uma dimensão material (policy/policies).
Sendo assim é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A dimensão institucional (polity) refere-se ao processo político como comumente entendemos, às relações conflituosas entres os diversos atores políticos, partidos e agentes do governo. 
b. A dimensão material (policy) diz respeito aos objetivos a serem alcançados, aos conteúdos e às decisões de distribuição de poderes. 
c. A dimensão institucional (polity) é o resultado material dos chamados programas políticos ou planos de governo, é visto como as resoluções do Estado para os problemas técnicos e mais imediatos da sociedade em sua concepção mais material. 
d. A dimensão processual (politics) se refere ao ordenamento institucional do sistema político, às disposições jurídicas a que está sujeito e à estrutura institucional do sistema político-administrativo. 
A dimensão material (policy) faz referência ao que entendemos como políticas (no plural), ou mais especificamente Políticas Públicas.
e. A dimensão material (policy) faz referência ao que entendemos como políticas (no plural), ou mais especificamente Políticas Públicas. 
Feedback
A resposta correta é: A dimensão material (policy) faz referência ao que entendemos como políticas (no plural), ou mais especificamente Políticas Públicas..
Texto2
Malala Yousafsai aponta para a questão do direito educacional 
feminino e descortinou uma realidade mundial não tão conhecida da negação de acesso à educação para meninas em várias partes do mundo.Embora no Brasil, o direito este ja legalmente assegurado, as práticas sociais e familiares têm permitido, ao longo dos anos, que meninas sejam, pouco a pouco,excluídas da escola para se submeterem a tarefas cotidianas de apoio à família. A partir da narração da história de Malala Yousaf sai para estudantes de uma escola pública de Vitória, buscou-se perceber suas compreensões sobre o direito de meninas estudarem e, cotidianamente, experimentarem por palavras e atos certo desestímulo a assumir tal direito. Aliado a essa questão percebeu-se
também as motivações de tais estudantes para continuarem seus estudos, compreendendo tal etapa da vida não apenas como uma obrigação, mas sim como um vislumbrar de possibilidades para a realização de si e acolhida do que foi conquistado como direito por meio da luta de muitas mulheres e homens do passado, a ponto de configurar - se como direito social
Conforme uma definição de Heclo, entende-se por um “policy network” as “interações das diferentes instituições e grupos tanto do executivo, do legislativo como da sociedade na gênese e na implementação de uma determinada policy” [Heclo, 1978, p. 102].
Segundo Miller, trata-se no caso de “policy networks” de redes de relações sociais que se repetem periodicamente, mas que se mostram menos formais e delineadas do que relações sociais institucionalizadas, nas quais é prevista uma distribuição concreta de papéis organizacionais. Todavia, essas redes sociais evidenciam-se suficientemente regulares, para que possa surgir confiança entre seus integrantes e se estabelecer opiniões e valores comuns. [MILLER, 1994, p. 379 apud FREY, 2000, p. 221]
Com base nos conceitos acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A policy network pode ser entendida como o processo de inter-relações entre os diversos atores envolvidos na formulação/implementação de Políticas Públicas, são as edes que interligam esses atores e por onde a discussão política transita. 
b. A ‘fase da agenda setting’ faz parte da policy network, sendo nessa fase que é decidido se determinado tema fará parte da agenda política ou será excluído ou adiado para um período posterior. 
c. A policy network corresponde às fases ou ciclos pelos quais as Políticas Públicas transitam antes de se concretizarem materialmente na sociedade. 
d. A policy network pode ser subdivida de acordo com as suas consequências em: políticas distributivas, políticas redistributivas, políticas regulatórias e políticas constitutivas. 
A policy network pode ser entendida como o processo de inter-relações entre os diversos atores envolvidos na formulação/implementação de Políticas Públicas, são as edes que interligam esses atores e por onde a discussão política transita
e. A policy network refere-se aos processos de conflitos e consensos entre os atores nas diversas arenas políticas, envolvendo uma série de negociações e barganhas. 
Feedback
A resposta correta é: A policy network pode ser entendida como o processo de inter-relações entre os diversos atores envolvidos na formulação/implementação de Políticas Públicas, são as edes que interligam esses atores e por onde a discussão política transita..
Nos séculos XVIII e XIX, por exemplo, as principais funções do Estado restringiam-se à manutenção da segurança pública interna e da preservação da propriedade privada e à defesa das fronteiras em caso de ataque externo advindo de outros Estados. No século seguinte, com o adensamento e expansão cada vez mais crescente da democracia, as responsabilidades e funções do Estado também se diversificaram e expandiram. O século XX é marcado pelo surgimento de uma nova e importante função do Estado, a promoção do bem-estar social, que exige do Estado um novo método de atuação.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que melhor destaca esse novo método de atuação do Estado, na busca de atingir o bem-estar social:
Escolha uma:
a. O Estado se afasta dos problemas cotidianos da sociedade e os transfere para o setor privado, que fica responsável pela elaboração das Políticas Públicas, cujo objetivo era atender as necessidades da sociedade. 
b. A necessidade de atingir o bem-estar social afastou as Políticas Públicas e incorporou o Estado paternalista, que buscava intervir diretamente e satisfazer as necessidades do povo. 
c. O bem-estar social não está relacionado às Políticas Públicas, uma vez que estas somente são utilizadas em casos de extrema necessidade. 
d. O bem-estar requer do Estado uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade, com a criação das Políticas Públicas, cujo objetivo era dar respostas às demandas específicas da sociedade. 
O bem-estar requer do Estado uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade, com a criação das Políticas Públicas, cujo objetivo era dar respostas às demandas específicas da sociedade.
e. O bem-estar requer do Estado uma atuação indireta, com a transferência de muitas atribuições para os setores privados, dentre elas a atribuição de atender o bem-estar social de forma mais eficiente. 
Feedback
A resposta correta é: O bem-estar requer do Estado uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade, com a criação das Políticas Públicas, cujo objetivo era dar respostas às demandas específicas da sociedade..
O pressuposto analítico que regeu a constituição e a consolidação dos estudos sobre Políticas Públicas é o de que, em democracias estáveis, aquilo que o governo faz ou deixa de fazer é passível de ser (a) formulado cientificamente e (b) analisado por pesquisadores independentes. A trajetória da disciplina, que nasce como subárea da ciência política, abre o terceiro grande caminho trilhado pela ciência política norte-americana no que se refere ao estudo do mundo público. (SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, dez. 2006, p. 22)
Sendo assim, sobre as razões científicas das políticas públicas, é correto afirmar que: 
I. Uma análise científica das Políticas Públicas passa pela verificação de pelo menos duas variáveis explicativas: uma variável dependente e uma variável
independente. 
II. Variável dependente é aquela que se refere a quais forças sociais e quais características do sistema político influenciam o conteúdo das políticas. 
III. As razões científicas para o estudo das Políticas Públicas devem-se à importância adquirida por essa matéria principalmente nas democracias ocidentais modernas. 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
c. Todas as afirmativa são falsas. 
d. Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
e. Todas as afirmativas estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Nos séculos XVIII e XIX, por exemplo, as principais funções do Estado restringiam-se à manutenção da segurança pública interna e da preservação da propriedade privada e à defesa das fronteiras em caso de ataque externo advindo de outros Estados. No século seguinte, com o adensamento e expansão cada vez mais crescente da democracia, as responsabilidades e funções do Estado também se diversificaram e expandiram. O século XX é marcado pelo surgimento de uma nova e importante função do Estado, a promoção do bem-estar social, que exige do Estado um novo método de atuação.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que melhor destaca esse novo método de atuação do Estado, na busca de atingir o bem-estar social:
Escolha uma:
a. O bem-estar requer do Estado uma atuação indireta, com a transferência de muitas atribuições para os setores privados, dentre elas a atribuição de atender o bem-estar social de forma mais eficiente. 
b. O bem-estar social não está relacionado às Políticas Públicas, uma vez que estas somente são utilizadas em casos de extrema necessidade. 
c. A necessidade de atingir o bem-estar social afastou as Políticas Públicas e incorporou o Estado paternalista, que buscava intervir diretamente e satisfazer as necessidades do povo. 
d. O bem-estar requer do Estado uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade, com a criação das Políticas Públicas, cujo objetivo era dar respostas às demandas específicas da sociedade. 
O bem-estar requer do Estado uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade, com a criação das Políticas Públicas, cujo objetivo era dar respostas às demandas específicas da sociedade.
e. O Estado se afasta dos problemas cotidianos da sociedade e os transfere para o setor privado, que fica responsável pela elaboração das Políticas Públicas, cujo objetivo era atender as necessidades da sociedade. 
Feedback
A resposta correta é: O bem-estar requer do Estado uma atuação diferenciada e mais diretamente ligada aos problemas cotidianos da sociedade, com a criação das Políticas Públicas, cujo objetivo era dar respostas às demandas específicas da sociedade..
A teoria dos grupos de interesse estabelece que grupos com atitudes próximas ou semelhantes tendem a se unir e reivindicar interesses comuns sobre outros grupos constitutivos da sociedade. Essa perspectiva compreende a política como a disputa entre os diversos grupos sociais pela influência nas ações do Estado, nas Políticas Públicas. O sistema político seria o responsável por equilibrar essas disputas e gerenciar os conflitos integrupais através de algumas disposições básicas. Com relação às mencionadas disposições básicas, marque a alternativa que se enquadra dentre elas:
Escolha uma:
a. As Políticas Públicas não estão relacionadas com o equilíbrio mínimo alcançado na disputa dos grupos de interesse pelo poder político. 
Garantir a efetividade desses compromissos e sua permanência para sociedade.
b. Não fazer previsão de regras, apenas deixar que os grupos disputem sua influência sob o processo político. 
c. Garantir a efetividade desses compromissos e sua permanência para sociedade. 
d. Estabelecer os compromissos entre as partes sem adentrar aos interesses divergentes. 
e. Fazer valer os compromissos e materializá-los, mas sem envolver as Políticas Públicas. 
Feedback
A resposta correta é: Garantir a efetividade desses compromissos e sua permanência para sociedade..
Nas duas últimas décadas, porém, os estudos acerca da interação entre os atores estatais e privados no processo de produção das Políticas Públicas têm sofrido significativas formulações. Uma grande variedade de pesquisas empíricas e de ensaios de natureza teórico-conceitual tem demonstrado a incapacidade dos modelos tradicionais de interpretação dos mecanismos de intermediação de interesses, como o pluralismo, o corporativismo, o marxismo, em suas várias derivações, de dar conta da diversificação e da complexificação desses processos, muitas vezes marcados por interações não hierárquicas e por um baixo grau de formalização no intercâmbio de recursos e informações, bem como pela participação de novos atores, [...]. (DE FARIA, Carlos Aurélio Pimenta. Ideias, conhecimento e Políticas Públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, 2003. p. 21) Considerando o entendimento acima, marque a alternativa que apresenta a informação correta:
Escolha uma:
a. A participação de novos atores nas Políticas Públicas abrange somente os representantes do povo. 
b. Os estudos nessa temática passaram a se preocupar em entender desde a origem até a formação final das Políticas Públicas, abordando todos os atores envolvidos para o seu desenvolvimento. 
Os estudos nessa temática passaram a se preocupar em entender desde a origem até a formação final das Políticas Públicas, abordando todos os atores envolvidos para o seu desenvolvimento.
c. Organizações não governamentais de atuação transnacional e redes de especialistas não faziam parte dos estudos e elaboração das Políticas Públicas. 
d. Os estudos nessa temática passaram a se preocupar somente com o resultado final das Políticas Públicas, independentemente do procedimento adotado no rito. 
e. Os estudos nessa temática debruçaram-se no procedimento estrito para as Políticas Públicas, com novos atores, integrantes exclusivamente do setor público. 
Feedback
A resposta correta é: Os estudos nessa temática passaram a se preocupar em entender desde a origem até a formação final das Políticas Públicas, abordando todos os atores envolvidos para o seu desenvolvimento.
O pressuposto analítico que regeu a constituição e a consolidação dos estudos sobre Políticas Públicas é o de que, em democracias estáveis, aquilo que o governo faz ou deixa de fazer é passível de ser (a) formulado cientificamente e (b) analisado por pesquisadores independentes. A trajetória da disciplina, que nasce como subárea da ciência política, abre o terceiro grande caminho trilhado pela ciência política norte-americana no que se refere ao estudo do mundo público. (SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, dez. 2006, p. 22) Sendo assim, sobre as razões científicas das políticas públicas, é correto afirmar que: 
I. Uma análise científica das Políticas Públicas passa pela verificação de pelo menos duas variáveis explicativas: uma variável dependente e uma variável independente. 
II. Variável dependente é aquela que se refere a quais forças sociais e quais características do sistema político influenciam o conteúdo das políticas. 
III. As razões científicas para o estudo das Políticas Públicas devem-se à importância adquirida por essa matéria principalmente nas democracias ocidentais modernas. 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativa são falsas. 
Todas as afirmativas estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas. 
c. Apenas a afirmativa III é verdadeira. 
d. Apenas a afirmativa I é verdadeira. 
e. Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
Feedback
A resposta correta é: Todas
as afirmativas estão corretas..
Aprofundando um pouco mais as contribuições do chamado [institucionalismo] neoinstitucionalismo para a área de Políticas Públicas, sabemos que, de acordo com os vários ramos desta teoria, instituições são regras formais e informais que moldam o comportamento dos atores. Como as instituições influenciam os resultados das Políticas Públicas e qual a importância das variáveis institucionais para explicar resultados de Políticas Públicas? A resposta está na presunção de que as instituições tornam o curso de certas políticas mais fáceis do que outras. Ademais, as instituições e suas regras redefinem as alternativas políticas e mudam a posição relativa dos atores. (SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, dez. 2006. Disponível em . Acesso em: 16 set 2009, p. 40) Com relação à Teoria Neoinstitucionalista das Políticas Públicas, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O objetivo das políticas governamentais está em atender grupos determinados de pessoas e não a sociedade como um todo. 
Somente o Estado possui a prerrogativa da coerção.
b. O desenho organizacional das instituições é secundário no desdobramento do jogo político, relegando à participação dos cidadãos um caráter principal. 
c. As políticas governamentais não estão submetidas às obrigatoriedades legais. 
d. O Estado não dá legitimidade às Políticas Públicas. 
e. Somente o Estado possui a prerrogativa da coerção. 
Feedback
A resposta correta é: Somente o Estado possui a prerrogativa da coerção..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando