Buscar

APOL EJA, GESTÃO E SISTEMAS DE ENSINO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte fragmento de um artigo:  
“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. A quarta característica refere-se à alfabetização no sentido de conscientização política.
II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.
III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.
IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Leia o seguinte fragmento de texto:  
“[A alfabetização] possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. p. 68. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o ensino para o público adulto, analise as afirmativas que caracterizam corretamente a concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. Escolha de conteúdos mediante uma investigação de palavras e temas geradores, os quais são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
II. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida pelo educando.
III. Memorização dos códigos alfabéticos para aprender a ler e a escrever.
IV. Imposição de palavras para possibilitar a leitura de mundo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos
Considere a seguinte informação: 
“O MEB [Movimento de Educação de Base] apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB [Conferência dos Bispos do Brasil], bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da educação popular [...]. [Sua] concepção e pedagogia privilegiam não apenas o processo e a caminhada de indivíduos analfabetos considerados isoladamente, mas sua inserção e promoção, na busca da autonomia pessoal e de suas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEISIEGEL, C. de R. MEB: Movimento de Educação de Base. <http://www.meb.org.br/quem-somos/>. Acesso em 16 fev. 2016. 
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os encaminhamentos voltados à Educação de Jovens e Adultos quando da criação do Movimento de Educação de Base (MEB) em março de 1961, analise as afirmativas a seguir:
	I. (  ) Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base a jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas.
	II. (  ) Nas escolas radiofônicas que trabalhavam tendo em vista a proposta de educação do MEB, um monitor voluntário estabelecia as ligações entre conteúdos didáticos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor.
	III. (  ) O MEB propunha-se a desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação. Portanto, temas como sindicalismo e processo de sindicalização rural faziam parte das ações educativas do MEB.
	IV. (  ) O MEB, por ser ligado à Igreja Católica, foi constituído para lançar a campanha contra a erradicação do analfabetismo dos católicos do Brasil. Assim sendo, as escolas que se propunham a desenvolver uma educação voltada aos objetivos do referido movimento tinham como prioridade diminuir os índices de analfabetismo dos católicos brasileiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para a seguinte citação: 
“O MCP foi o primeiro movimento de cultura popular criado nos anos de 1960, [...] serviu de modelo e exemplo para muitos outros movimentos de cultura e educação popular do início dos anos de 1960. Apesar do imediato e violento encerramento de suas atividades, após o golpe militar de 1964, conseguiu-se reunir significativa amostra do material produzido pelo MCP e sobre o MCP”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Movimento de Cultura Popular – MCP. <http://forumeja.org.br/book/export/html/1710>. Acesso em 17 fev. 2017.  
De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre o Movimento de Cultura Popular (MCP), analise as afirmativas a seguir: 
	I. O MCP consistia na criação de escolas para o povo, com aproveitamento de salas de associações de bairros, entidades esportivas e igrejas.
	II. Um dos objetivos do MCP era o de elevar o nível cultural das massas, conscientizando-as paralelamente.
	III. O MCP, além de objetivar um trabalho voltado à alfabetização, lutou por novas frentes de ação, entre as quais se destacam o teatro, os núcleos de cultura popular, os meios informais de educação, o canto, a música, a dança popular e o artesanato.
	IV. O MCP objetivava aulas elaboradas por equipes centrais para serem transmitidas especificamente às escolas radiofônicas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, III e IV, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>.Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 1/5 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“Segundo Félix [...], a administração de empresas discorre sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, enquanto a administração escolar propõe teorias sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. A administração escolar tem como referencial as teorias da administração de empresas no que diz respeito à estrutura, funcionamento do sistema escolar e na proposição de modelos organizacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
	
	B
	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos as semelhanças na forma de administrar.
	
	C
	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
	
	D
	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam para a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
	
	E
	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social, e a empresa visa lucros.
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Considere o excerto de texto a seguir:
“A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. [...] Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloísa (Org.). Apresentação. Em Aberto: Gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, fev./jun., 2000. p. 8.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as seguintes concepções de gestão escolar às suas respectivas características.
1.Gestão da qualidade total.
2.Gestão compartilhada.
3. Gestão democrática.
(  ) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(   ) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(   ) Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Considerando os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as concepções autogestionária e interpretativa de gestão, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Ambas têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações e não nas tarefas.
II. (   ) As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento.
III. (   ) Na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poder privado com uma política de planejamento não participativo.  
IV. (  ) As concepções autogestionária e interpretativa não desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“[As] concepções de gestão sustentam que a cultura escolar é um fenómeno interno [e tem] um papel muito mais significativo na gestão escolar do que os fatores externos, uma vez que estes últimos são menos influenciadores do que o primeiro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POL, Milan; HLOUSKOVÁ, Lenka et al. Em busca do conceito de cultura escolar: Uma contribuição para as discussões atuais. Revista lusófona de educação, n. 10, p. 63-79, 2007. 26 mar. 2011. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/634/529. Acesso em 25 jan. 2017.
Os gestores dos sistemas de ensino e os diretores de escolas organizam a gestão da educação influenciados por fatores internos e externos. Em relação a esses fatores, de acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. No que se refere aos fatores internos, destaca-se a influência da internacionalização da economia e das novas tecnologias da informação.
II. Os fatores externos são de ordem social, econômico-cultural, científica e tecnológica.
III. Os fatores internos são aqueles relacionados ao desenvolvimento do conhecimento sobre o processo educativo.
IV. No que se refere aos fatores internos, estão as iniciativas compromissadas dos profissionais da educação com a qualidade de ensino, como a construção e a implementação de projetos político-pedagógicos nasescolas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	II e IV apenas.
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1.Técnico-científica.
2.Autogestionária.
3.Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
Questão 1/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O ensino religioso é mais do que aparenta ser, isto é, um componente curricular em escolas. Por trás dele se oculta uma dialética entre secularização e laicidade no interior de contextos históricos e culturais precisos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro ,  n. 27, p. 183-191,  Dez.  2004.  p. 183. <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf>.  Acesso em: 18 jul. 2017.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto ao ensino religioso, leia as seguintes afirmativas:
I. É obrigatória a oferta da disciplina ensino religioso no ensino fundamental.
II. A matrícula na disciplina ensino religioso é obrigatória no ensino fundamental.
III. O ensino religioso deve assegurar o respeito à diversidade religiosa.
Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em um estudo de toda a população da Dinamarca [...] constatou-se que a qualidade da Educação Infantil tinha efeitos duradouros nos resultados educacionais até os 16 anos, dez anos após as crianças terem saído da pré-escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política. Cadernos de Pesquisa,  São Paulo, v. 43, n. 148, p. 124-149,  abr.  2013. p. 142. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/07.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto à educação infantil brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A educação infantil brasileira compreende somente a pré-escola.
II. A educação infantil brasileira se divide em creche e pré-escola.
III. A educação infantil brasileira deve atender crianças de 0 a 5 anos de idade.
IV. A educação infantil brasileira deve atender crianças de 6 a 10 anos de idade.
Está correto apenas o que se afirma em: 
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e III.
	
	E
	III e IV.
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a passagem a seguir:
“Como conceito, a educação básica veio esclarecer e administrar um conjunto de realidades novas trazidas pela busca de um espaço público novo. Como um princípio conceitual, genérico e abstrato, a educação básica ajuda a organizar o real existente em novas bases e administrá-lo por meio de uma ação política consequente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,  v. 38, n. 134, p. 293-303,  ago.  2008. p. 294. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas na passagem de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre a legislação referente à educação básica brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A extensão é parte da educação básica brasileira.
II. O ensino infantil é parte da educação básica brasileira.
III. A graduação é parte da educação básica brasileira.
IV. O ensino fundamental é parte da educação básica brasileira.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.  
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Com o objetivo de orientar as secretarias municipais, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicaram documentos que ofereciam subsídios para a implementação da educação infantil nos sistemas de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. As políticas públicas de educação infantil e a utilização de sistemas apostilados no cotidiano de creches e pré-escolas públicas .Revista Brasileira de Educação,  Rio de Janeiro,  v. 17, n. 49, p. 59-80,  abr.  2012.  p. 61.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a03v17n49.pdf >. Acesso em: 22 jul. 2017.
Conforme as informações contidas no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes ao documento do MEC “Política de educação infantil no Brasil: relatório de avaliação”, leia as seguintes afirmartivas:
I. O índice de matrículas na educação infantil está aumentando.
II. As matrículas na educação infantil estão aumentando principalmente nas regiões pobres.
III. As crianças que vivem em áreas rurais têm mais possibilidades de acesso à educação infantil do que as que vivem em áreas urbanas.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte excerto:
“Em alguns países, o cuidado com a criança é considerado de responsabilidade do Estado, como na Suécia, por exemplo, que oferece serviços públicos de Educação e Cuidado da Criança Pequena [...] de alta qualidade e já no início dos anos de 1990, contava com 85% das mães com crianças em idade pré-escolar trabalhando. Em outros países, a educação e os demais cuidados para a criança pequena são vistoscomo de foro privado e os serviços públicos são limitados. Nessas circunstâncias, a qualidade e o tipo de serviço serão mais diversificados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política.Cadernos de Pesquisa,  São Paulo ,  v. 43, n. 148, p. 124-149,  abr.  2013. p. 126. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/07.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto ao atendimento à infância no Brasil, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
I. ( ) O atendimento à infância no Brasil, historicamente, foi marcado predominantemente por suas características pedagógicas.
II. ( ) A ideia de assistência social marcou o início do atendimento à infância no Brasil.
III.( ) A educação infantil brasileira tem um alto índice de atendimento às crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos.
IV.( ) Atualmente a expressão “educação infantil” designa o atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade em instituições coletivas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – F – V

Continue navegando