Buscar

AVALIANDO DERMATO 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503556473)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Úlcera por pressão é qualquer lesão causada por uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção, que pode resultar em morte tecidual, sendo frequentemente localizada na região das proeminências ósseas. Esse tipo de lesão tem a capacidade de atingir tanto tecidos cutâneos superficiais quanto tecidos localizados subjacentes às camadas da pele, como tecido adiposo, fáscia muscular, músculo esquelético e, em algumas situações, tendão e osso. Na maioria das vezes é dolorosa, de difícil cicatrização e com complicações como septicemia e osteomielite, aumentando a duração da internação hospitalar e o tempo necessário para a reabilitação. O tratamento local inclui como componentes o desbridamento, a higienização, os curativos, as mudanças de decúbito, a abordagem da infecção, a eletroterapia e o tratamento cirúrgico. A cicatrização vem sendo o foco de atenção dos estudiosos, principalmente, no que se refere aos fatores que a retardam. As falhas de reparo mais importantes são as que ocorrem nos estágios iniciais, levando a acentuação do edema, reduzindo a proliferação vascular e a diminuição dos elementos celulares, tais como, leucócitos, macrófagos e fibroblastos. Analise o contexto apresentado e identifique a afirmativa correta:
		
	
	A causa etiológica da ferida não interfere diretamente na resposta cicatricial a eletroterapia e neste paciente, por tratar-se de uma úlcera de decúbito (UD), a mesma encontra-se potencializada, pois não são verificados comprometimentos vasculares arteriais ou venosos importantes.
	
	Nos paciente que evoluem com este tipo de úlcera a coloração do leito da ferida, o grau de umidade e contaminação e o aspecto de seus bordos interferem, diretamente, na seleção dos recursos terapêuticos a serem utilizados. Em caso de infecção a laserterapia, mesmo de baixa potência, deverá ser evitada para limitar a disseminação da mesma.
	 
	O laser de baixa potência não produz efeito térmico e seu estímulo à microcirculação é proporcionado pela ação da radiação sobre os "esfíncteres pré-capilares", que trabalham alternadamente, abrindo ou fechando a passagem de sangue para rede capilar, distribuindo-o de forma intermitente. Esse efeito é atribuído, provavelmente, a ação da histamina liberada que determina uma "paralisação" deste esfíncter pré-capilar e, como conseqüência, o fluxo sanguíneo aumenta, favorecendo o reparo tecidual.
	
	Um recursos eletroterápico indicado para este paciente é o ultrassom terapêutico de 3MHz, que a partir de seu efeito térmico favorece o reparo tecidual, principalmente, pelo seu efeito circulatório, aumentando a síntese de proteína pelo fibroblasto e a neoangiogênese.
	
	Na fase inicial da cicatrização, fase proliferativa, deve ser estimulado a utilização de recursos com elevado poder germicida, como o alta frequência, para minimizar o risco de cronificação da ferida.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503557596)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente vítima de queimadura poderá evoluir com considerável morbidade pelo desenvolvimento de sequelas, estando entre as mais graves a incapacidade funcional, determinando importante impacto em sua saúde física e psicológica. ARTZ et al. (1980), afirmam que "a dor da queimadura está geralmente relacionada com atividades específicas tais como: limpeza da ferida, desbridamento, mudança de curativos e fisioterapia". Por isso, poderão manifestar-se com maior intensidade principalmente na primeira e na segunda fase da queimadura, momentos em que esses procedimentos são realizados com maior intensidade. Com relação ao manejo do quadro de dor deste paciente, assinale a alternativa correta:
A - Resfriar a área queimada com água corrente pode auxiliar no combate à dor, bem como a utilização de potentes analgésicos.
B - O grau e a duração da dor que um paciente suporta na trajetória de seu tratamento dependem de fatores como extensão e localização da queimadura, estado emocional, nível de ansiedade e tolerância à dor, experiências anteriores, cultura e faixa etária.
C - Os procedimentos da fisioterapia deverão ser mantidos mesmo em caso de dor extrema, pois previne complicações ainda mais graves, cabendo ao profissional que trabalha com este tipo de paciente estar preparado para lidar com a dor do outro e com o fato de que os procedimentos fisioterapêuticos ao serem executados podem potencializar a dor.
D - Em alguns serviços a dor é considerada pelos profissionais como inerente ao paciente portador de queimaduras e pelo receio de provocar a dependência à droga pode não ser adequadamente tratada.
		
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	 
	Apenas A, B e D estão corretas
	
	Apenas a B está errada.
	
	Apenas a questão D está errada.
	
	Apenas as questões A e B estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504162368)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema tegumentar é constituído pela pele e tela subcutânea com os anexos cutâneos. Sabendo- se que o tegumento recobre toda a superfície do corpo, responda de acordo com as características de cada camada.
		
	 
	( ) O extrato córneo forma a camada mais externa da epiderme composta com células queratinizadas que sofrem descamação continua.
	 
	( ) A epiderme esta separada da derme pela membrana dorsal,apoiado nas papilas dérmicas.
	 
	( ) A epiderme é a camada vascular e a mais interna da pele
	 
	( ) A derme é formada por tecido conjuntivo frouxo, com lacunas e suas fibras não apresentam um arranjo organizado.
	 
	( ) A epiderme e impermeável devido a capa córnea, formada por células mortas e queratinizadas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503556462)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente 38 anos, sexo feminino, procurou tratamento fisioterapêutico para Psoríase que comprometeu a integridade do tecido cutâneo da face, couro cabeludo, tórax, abdome, MMSS e MMII, principalmente, nas regiões próximas as articulações. No momento encontra-se em tratamento com dermatologista utilizando corticoides tópicos e ansiolíticos; o mesmo tem diagnóstico estabelecido há 15 anos e já realizou diversos tratamentos médicos e fisioterapêuticos, entretanto, não refere boa resposta clínica. Pratica atividade física regularmente e faz acompanhamento nutricional, realizando intervenção alimentar, com o objetivo de manter o peso ideal, atenuar a produção de radicais livres e a inflamação tecidual, favorecendo estabilidade da membrana celular e a reparação das lesões cutâneas. Analise o contexto apresentado e identifique a afirmativa correta:
		
	
	Nesta paciente a fotoproteção é uma etapa dos cuidados que só deve ser realizada quando a mesma for se expor ao sol, como na praia por exemplo, pelo risco de irritação e agravamento da condição da pele.
	
	A PUVA terapia está indicada no tratamento da Psoríase e Vitiligo, entretanto, uma abordagem terapêutica padronizada para todos os casos ainda não foi estabelecida e os melhores resultados são observados nas lesões acrofaciais do vitiligo.
	
	A psoríase tem elevada predileção pelo couro cabeludo e pelas superfícies de extensão de joelhos e cotovelos e conforme descrito no quadro clínico acima, em que observa-se o comprometimento destas regiões, a indicação da radiação ultra violeta (com marcada propriedade anti-inflamatória e antiproliferativa) deve ser vista como recurso de primeira eleição, superando a utilização da terapia com alta frequência.
	 
	A laserterapia pode ser indicada para o tratamento desta paciente apesar de seus efeitos fisiológicos não estarem plenamente estabelecidos. Neste caso, a radiação laser deverá priorizar o menor comprimento de onda, baixa intensidade, realizada numa incidência de 90° com a parte do corpo a ser tratada e livre de barreiras como, suor, cremes e pêlos em excesso, para aumentar a quantidade de energia absorvida.
	
	O ultra som terapêutico está indicado no tratamento da psoríase desta paciente porque,em sua patogênese, observa-se depósito excessivo de colágeno no tecido cutâneo, com consequente diminuição da sua mobilidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503525460)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No P.O de cirurgia plástica, a Drenagem linfática manual (DLM) é aplicada com uma pressão leve em todo o sistema linfático, respeitando sua direção, ritmo e velocidade. Desta forma alguns efeitos podem ser observados após o tratamento COMO: I. ( ) Reabsorção dos hematomas e equimoses. II. ( ) Redução da sensibilidade fina III.( ) Reidratação e desnutrição celular IV.( ) Diminuição do edema V. ( ) Alivio da dor.
		
	 
	C).As alternativas I, IV e V estão corretas
	
	A).As alternativas I e II estão
	
	D).As alternativas II, III e IV estão corretas
	
	B).As alternativas II e III estão corretas
	
	E).As alternativas II, IV e V estão corretas.

Continue navegando