Buscar

Trabalho Química


Continue navegando


Prévia do material em texto

Aquecimento global
O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. 
 As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.
Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul. 
Descarte do lixo
A sociedade está consciente dos malefícios causados pelo lixo e resíduos como poluidores do meio ambiente através da degradação física, química, biológica e mesmo estética que causam nas áreas em que são descartados.
Para resolvermos um problema, primeiramente devemos conhecê-lo e reconhecê-lo, começando por suas definições: 
RESÍDUO: é o material descartável resultante de um processo qualquer, portanto elementos ainda limpos e identificáveis;
LIXO: é o resíduo descartável de um processo e identificado como tal ou uma mistura de resíduos. Portanto, se não misturamos os resíduos, estes não se tornarão lixo; serão identificados e poderão ser reciclados. Este é oprincipio importante da sustentabilidade ambiental. Destas premissas se originou a teoria dos 5 Rs, ou seja, as 5 atitudes que devemos tomar para colaborar com o meio ambiente quanto aos resíduos e ao lixo:
REDUZIR,RECICLAR,REUTILIZAR,REEDUCAR e REPLANEJAR
REDUZIR - É a melhor forma de evitarmos danos ambientais. Reduzindo o consumo estaremos consumindo menos água, energia e matéria-prima e diminuindo a produção de lixo.
RECICLAR – Cada item reciclado significa menor consumo de água, energia elétrica, matéria-prima e desflorestamentos em geral. Prefira produtos que não agridam ao meio ambiente e colabore implantando a coleta seletiva em sua casa ou condomínio.
REUTILIZAR – Desenvolva a cultura da reutilização. Caixas de papelão, embalagens vazias podem ter outras utilidades, antes de enviá-las à reciclagem ou aterro.
REEDUCAR – É manter-se informado sobre as questões ambientais. A ignorância ambiental é a maior ameaça à sustentabilidade do ser humano na Terra.
REPLANEJAR – É rever nossos gastos e hábitos, nosso estilo de vida e consumismo. 
Se quiser efetivamente colaborar com o meio ambiente, reduza ao estritamente necessário todas as suas necessidades. Todo ser vivo precisa de ar, água e alimento para viver. Tudo o mais que consumimos é supérfluo e se destina ao nosso conforto e comodidade. A busca do conforto é inerente ao ser humano, mas a comodidade é preguiça. 
Podemos auxiliar a demanda ambiental com pequenos gestos. Alguns exemplos:
Prefira recicláveis, principalmente embalagens. Verifique se a embalagem do produto é sustentável, ou seja, não agride o meio ambiente ou pode ser reciclada.
Procure utilizar o mais possível os produtos indispensáveis, conscientizando-se da agressão ambiental que ele provoca.
Procure informações sobre o assunto de Meio Ambiente e divulgue-as entre seus pares, reeducando a sociedade e auxiliando na sustentabilidade ambiental.
Planeje o que fazer com seus RESÍDUOS; não os misture transformando em LIXO. Separando o lixo seco do úmido já estará começando bem. Todo lixo seco poderá ser separado novamente, identificado e ter uma destinação final adequada. O lixo úmido poderá ser decomposto produzindo matéria orgânica, excelente produto à agricultura.
Seja ambientalmente consciente use a teoria dos 5 Rs.
Aos poucos as indústrias mais conscientes percebem que o resíduo, proveniente de seus processos de produção, é perda e consequentemente prejuízo. Se diminuem o consumo adquirindo o estritamente necessário, reduzindo perdas, reciclando resíduos ou reutilizando e descartando de maneira sustentável, geram economia de escala e sustentabilidade ambiental.
Reaproveitamento do lixo
O lixo pode ser reaproveitado de várias maneiras. Uma delas é por meio da coleta seletiva e da reciclagem de materiais como papel, plástico, alumínio e vidro. O vidro descartado, por exemplo, tanto cacos de garrafa como pedaços de vidraças partidas, contém parte das matérias-primas básicas e da energia que foram utilizadas durante sua fabricação. O mesmo acontece com outros materiais, como papel, papelão, tecido, metais, plásticos e madeira. A criatividade também tem sido uma aliada para o reaproveitamento do lixo. Artesãos têm utilizado materiais para confeccionar objetos originais: embalagens de refrigerantes viram calças jeans, retalhos de embalagens de biscoitos transformam-se em enfeites para roupas, palha de milho é utilizada na confecção de bolsas femininas. A matéria orgânica, restos de animais e vegetais, também pode ser reaproveitada e transformada em adubo, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características produtivas. O reaproveitamento do lixo é a forma mais inteligente de tratá-lo, pois preserva os recursos naturais, economiza energia, diminui a poluição ambiental, além de gerar empregos.
Referências
http://brasil.thebeehive.org/content/1842/4988
https://www.descartecerto.com.br/
http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-6093-h,00.html
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://www.infoescola.com/geografia/o-que-e-aquecimento-global/