Buscar

Relaxamento de Prisão em Flagrante Aula 07 (Prática III)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE	Comment by Racquel: Observações: a) o uso do doutor não é uma exigência; b) se o problema não informar a Vara ou a Comarca, não invente dados; c) atenção à competência da JF: se houver dúvida, faça a leitura do artigo 109 da CF. 
APF n°:
MATIAS, nacionalidade, estado civil, profissão, data de nascimento, portador da cédula de identidade n°____, inscrito no CPF/MF sob o n° ____, residente e domiciliado no endereço, na comarca de ____, por seu advogado, regularmente constituído nos termos da procuração em anexo, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência requerer o	Comment by Racquel: Como ainda não há um processo é necessário apresentar a qualificação do requerente. 	Comment by Racquel: Demonstra ao examinador da OAB o conhecimento da regra da prescrição penal prevista no artigo 115 do CP. 	Comment by Racquel: É imprescindível demonstrar o conhecimento quanto à necessidade de representar os interesses do cliente em juízo mediante instrumento de mandato (procuração).
RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE
com fulcro no artigo 5°, inciso LXV, da Constituição Federal, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:	Comment by Racquel: Fundamento Constitucional - Artigo 5°, LXV, CRFB/88.	Comment by Racquel: Tese Sustentada: Não ocorrência das hipóteses de flagrância do artigo 302 do CPP.
I. DOS FATOS	Comment by Racquel: Breve resumo do problema.
Na data de ____, por volta das 22h, o requerente conduzia veículo automotor, marca Volkswagen, modelo Gol, placa XYX0611, pela Avenida Brasil, na Comarca da Capital, na altura do no YY, quando foi abordado por Policiais Militares que constataram que o sujeito dirigia veículo produto de crime. Desta maneira, O requerente foi conduzido a sede policial onde foi lavrado APF n° ___, sendo o mesmo incurso nas penas do Artigo180, do CP.
Insta salientar que a vítima e proprietária do veículo roubado, Sra. Miranda, reconheceu o requerente como autor de delito de roubo ocorrido 02 (dois) dias antes desconfigurando-se, assim, a situação de flagrante delito.
II. DO DIREITO	Comment by Racquel: Somente faça a transcrição de artigo quando for interessante à fundamentação da tese. No caso em discussão, o requerente não se encontrava em qualquer das hipóteses acima descritas em relação ao delito que cometeu.
Entretanto, a prisão deve ser imediatamente relaxada, pois ocorreu de forma ilegal. De acordo com o artigo 302 do Código de Processo Penal, considera-se em flagrante delito quem:
a) está cometendo a infração penal;
b) acaba de cometê-la;
c) é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;
d) é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser
ele autor da infração.
Na verdade o requerente, como já dito, foi reconhecido como autor de crime diverso ocorrido 02 (dois) dias antes.
É sabido que a prisão em flagrante é a medida necessária para evitar a continuidade do ato delituoso, ou, caso já consumado, para que o suspeito não fuja, o que poderia causar imenso prejuízo à investigação do delito e posterior ação criminal.
Portanto, a prisão em flagrante do requerente é manifestamente ilegal, sendo imperioso o imediato relaxamento, nos termos do Artigo 5°, LXV, da Constituição Federal.
III. DO PEDIDO	Comment by Racquel: Pede-se, OBRIGATORIAMENTE: Relaxamento da prisão ilegal e Expedição do alvará de soltura.
Diante do exposto, requer seja deferido o pedido de relaxamento da prisão em flagrante, para que se expeça o respectivo alvará de soltura em favor do requerente.
Termos em que,
Pede deferimento.
Comarca, data.
Advogado,
OAB/____ n° ____.

Continue navegando