Buscar

Saude e Segurança no Trabalho 9

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Diferentemente da insalubridade que possui três graus (máximo, médio ou mínimo), a periculosidade não comporta gradação de valores, portanto, as atividades são consideradas perigosas ou não-perigosas. Sobre o pagamento do adicional de periculosidade está correto afirmar que:
		
	
	O empregado que realiza atividades e operações insalubres e perigosas deve obrigatoriamente receber ambos os adicionais de forma cumulativa.
	 
	O adicional representa 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
	
	O empregado que realiza atividades e operações insalubres e perigosas deve obrigatoriamente receber somente o adicional de periculosidade.
	
	O adicional representa 50% (cinqüenta por cento) sobre o salário, contando com os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
	
	O empregado tem direito a este adicional, ainda que não mais esteja exposto à atividade perigosa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A permissividade legal do exercício do trabalho periculoso está relacionada a empregados que realizam suas tarefas em ambientes onde existem:
		
	
	Inflamáveis e energia elétrica.
	
	Energia elétrica e radiações ionizantes.
	
	Explosivos, inflamáveis e calor.
	 
	Explosivos, inflamáveis, energia elétrica e radiações ionizantes.
	
	Explosivos, inflamáveis, energia elétrica e ruído de impacto.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Existe atualmente a permissividade legal de caracterização do exercício periculoso em relação aos trabalhadores que desempenham atividades em áreas de risco. Quais elementos caracterizam o exercício periculoso?
		
	
	Explosivos, inflamáveis e energia elétrica.
	
	Explosivos, inflamáveis e agentes químicos
	 
	Explosivos, inflamáveis ou energia elétrica e radiações ionizantes.
	
	Explosivos, inflamáveis ou energia elétrica e agentes químicos.
	
	Inflamáveis ou energia elétrica e radiações ionizantes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Segurança e Medicina do Trabalho preocupa-se com trabalhadores que estão em contato com inflamáveis e explosivos quando no exercício de seu ofício. Para tais trabalhadores, existe um adicional que integra o salário e que se denomina:
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	Adicional de risco
	 
	Adicional de periculosidade
	
	Adicional de hora-extra
	
	Adicional de insalubridade
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(IFRN 2009) De acordo com as normas jurídicas pertinentes, a periculosidade ocorrerá quando o empregado ficar exposto a condições de risco da sua integridade física. Sendo assim, o trabalhador terá direito a um adicional de:
		
	 
	30%
	
	15%
	
	40%
	
	20%
	
	10%
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual a porcentagem de adicional de periculosidade?
		
	
	Adicional de 10, 20 e 40%, incidente sobre o salário mínimo, de acordo com o grau de risco classificado na atividade desenvolvida.
	 
	Adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	Adicional de 30%, incidente sobre o salário, como também sobre as gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	Adicional de 10, 20 e 40%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	Adicional de 20, 30 e 40%, incidente sobre o salário mínimo, de acordo com o grau de risco classificado na atividade desenvolvida.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
De acordo com essa norma, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:
		
	
	Os esquemas unifilares podem ser elaborados por qualquer profissional que trabalhe em instalações elétricas e com serviços de eletricidade.
	
	A NR10 se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, com exceção das etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas
	 
	O aterramento se caracteriza pela instalação de condutores de proteção ("fio terra") interligando todas as partes metálicas de uma instalação que estejam sujeitas a esses contatos acidentais e conectando-os aos barramentos de terra. Esses barramentos de terra, por sua vez, devem estar conectados à malha de aterramento da edificação, constituída, na maioria das vezes, por hastes metálicas cravadas no solo e interligadas por condutores de cobre.
	
	Nos trabalhos em instalações elétricas, quando os equipamentos de proteção individual forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotadas medidas de proteção coletivas específicas e adequados às atividades desenvolvidas.
	
	Nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades, as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. É permitido o uso de adornos pessoais.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O trabalhador, cuja atividade esteja enquadrada nas condições de atividades ou operações perigosas, faz jus ao adicional sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, sendo-lhe ressalvado o direito de opção por adicional de insalubridade eventualmente devido. De quanto é esse percentual?
		
	
	De 25% (vinte e cinco por cento).
	
	De 20% (vinte por cento).
	
	De 40% (quarenta por cento).
	
	De 35% (trinta e cinco por cento).
	 
	De 30% (trinta por cento).

Continue navegando