Buscar

Av2 Cst Seg Pública Fundamentos de Investigação e Criminalística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)A arma de fogo pode ser conceituada como um instrumento composto por um ou dois canos que são produzidos de modo que em uma das extremidades o cano fica aberto e na outra parcialmente fechado, eis que é por esta última área que ser introduzido o projétil. Analise as assertivas abaixo e escolha a alternativa que contemple a(s) correta(s):
I - Todas as armas de fogo possuem, dentro do cano de disparo, raiamento para garantir a estabilidade do projétil deflagrado;
II - As armas de fogo, vendidas regularmente, são identificadas por um número de série alfanumérico;
III - São elementos que compõem a munição: a cápsula (estojo), espoleta, projétil, pólvora e bucha.
Alternativas:
a)Todas as assertivas estão corretas;
b)Somente as assertivas I e II estão corretas;
c)Somente as assertivas II e III estão corretas;
d)Somente as assertivas I e III estão corretas;
e)Somente a assertiva II está correta.
2)Tício e Técio não se conheciam, mas tinha um inimigo em comum, Caio. Num belo dia, os dois se preparam para matar Caio sem que um soubesse da existência do outro. Quando Caio apareceu na janela de sua casa, os dois atirariam simultaneamente. Contudo, somente um tiro foi disparado e este acabou acertando a vítima no coração que morreu imediatamente. Ocorre que câmeras de segurança flagraram a ação e identificaram os dois atiradores. Tício e Técio foram presos em flagrante poucas horas após o homicídio. Tício alegou que não foi o responsável pelo disparo, já que sua arma apresentou um defeito que impediu a deflagração do projétil. Qual exame poderá confirmar a versão de Tício?
Alternativas:
a)Exame de eficiência da arma de fogo;
b)Exame de eficiência da munição;
c)Exame residuográfico;
d)Exame de comparação balística;
e)Papiloscopia.
3)Os exames realizados após a prática de um crime com emprego de arma de fogo são essenciais para apurar a materialidade do crime e, em algumas circunstâncias, a própria autoria do delito. Com base nisso, analise as proposições abaixo e identifique a alternativa correta:
I - O exame residuográfico, além de apresentar um resultado normalmente seguro e correto, avalia a impressões digitais deixadas pelo atirador em um dos componentes da arma.
II - A munição não pode ser submetida a teste de eficiência, já que, uma vez testada, será impossível realizar a contraprova para refutar as conclusões do perito.
III - Com a tecnologia e o conhecimento atuais, é possível confirmar se um tiro foi deflagrado de forma acidental ou se foi armado e disparado de forma proposital.
Alternativas:
a)A assertiva I está correta apenas;
b)Somente as assertivas I e II estão corretas;
c)Somente as assertivas II e III estão corretas;
d)Somente as assertivas I e III estão corretas;
e)Somente a assertiva III está correta.
4)O Código de Processo Penal classifica o exame de corpo de delito em duas espécies: direto e indireto. Na primeira, os profissionais terão contato direto com o vestígio do crime objeto a ser analisado por perícia. De outro lado, no exame de corpo de delito indireto, o perito cuida de informações obtidas por outros meios, como, por exemplo, o relatório de atendimento médico, para chegar a uma conclusão.
Imagine que uma pessoa tenha falecido em circunstâncias suspeitas e seu corpo seja encaminhado para o IML para a realização do exame de corpo de delito. Assinale a alternativa que indica corretamente a modalidade de procedimento a ser utilizada pelo profissional para descobrir a causa da morte.
Alternativas:
a)Autópsia (necropsia);
b)Exame de laboratório;
c)Exame clínico;
d)Exame de lesão corporal;
e)Não há necessidade de realização de exame de corpo de delito quando só existe suspeita de homicídio.
5)Pedro foi vítima de uma briga ocorrida dentro de um estádio de futebol. Torcedores-criminosos acertaram com uma barra de ferro a costela de Pedro, provocando diversas fraturas. Após 30 dias da briga, Pedro ainda não era capaz de comparecer ao trabalho para executar as suas tarefas.
Analise as assertivas abaixo e escolha, ao final, a alternativa correta.
I - Pedro deverá ser submetido a dois exames: um para avaliar a existência da lesão e outro, complementar, para avaliar a gravidade da lesão corporal;
II - Se Pedro vier a falecer após o primeiro exame, não será necessário realizar a autópsia, já que se presume a relação da morte com evento violento anterior;
III - O crime cometido contra Pedro não exige a realização do exame de lesão.
Alternativas:
a)Apenas o enunciado I está correto;
b)Apenas o enunciado II está correto;
c)Apenas o enunciado III está correto;
d)Apenas os enunciados I e II estão corretos;
e)Apenas os enunciados II e III estão corretos.

Continue navegando