Buscar

Lista de Questões (Aula 5) TGP - 28 Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- (TJ/RJ 2012 - FCC ) - NÃO é causa de fixação de competência jurisdicional,
	
	
	o domicílio da vítima.
		2- Não é considerado órgão do poder judiciário a seguinte opção, abaixo:
	
	
	Ministério Público.
		3- Acerca da estrutura do Poder Judiciário Brasileiro, assinale o item que apresenta as chamadas "justiças especializadas":
	
	
	militar, eleitoral e trabalhista
		4- (Prova: FCC - 2009 - TJ-PA / Analista Judiciário) -  Jurisdição é:
	
	
	o poder das autoridades judiciárias regularmente investidas no cargo de dizer o direito no caso concreto.
		5- A organização judiciária diz respeito ao entendimento dos órgãos, suas funções e competências. A respeito de sua constituição, podemos afirmar que a Justiça Especial é um tipo de jurisdição, que dada sua especificidade temática é disciplinada por leis processuais próprias e, consequentemente, julgadas por um ramo do judiciário específico para tais questões. Existem, no Brasil, três tipos de Justiça Especial:
	
	
	Justiça do Trabalho, Justiça Militar e Justiça Eleitoral.
		6- De acordo com o art. 92 da CRFB/88, são órgãos do Poder Judiciário, exceto:
	
	
	o Ministério Público.
		7- Em agosto de 2013 Esmeralda moveu ação de indenização por dano moral em face de Anastolfo. Dois meses após a oferta da defesa o julgador proferiu decisão de total improcedência. Indignada com o resultado obtido Esmeralda decide interpor recurso. Após alguns meses o Tribunal de Justiça de Salvador, perante o qual tramitava o recurso de apelação proferiu decisão mantendo a decisão inferior. No que tange aos atos decisórios proferidos no caso em tela tem-se respectivamente:
	
	
	Sentença definitiva e acórdão;
		8- O Conselho Nacional de Justiça:
	
	
	tem uma atuação na administração dos tribunais e fiscalização administrativa dos juízes e tribunais em todo o território nacional.
		9- De acordo com a CRFB, são justiças especiais:
	
	
	Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar
		10- De acordo com a estrutura do Poder Judiciário no Brasil:
	
	
	é correto afirmar que o STF é o guardião da Constituição Federal, sem prejuízo de outras competências previstas.
	
	11- (FGV/PC/DELEGADO/2010) - Com relação ao tema Poder Judiciário analise as afirmativas a seguir: I. Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil. II. A competência dos tribunais estaduais será definida na Constituição Federal, sendo apenas a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça. III. O Tribunal de Justiça não poderá constituir câmaras regionais, devendo funcionar de forma centralizada, a fim de assegurar igualdade de acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo. Assinale:
	
	
	a) se somente a afirmativa I estiver correta.
		12- (Prova: FCC - 2013 - TJ-PE) - Em relação à jurisdição e à competência, é correto afirmar que:
	
	
	a jurisdição é una e não fracionável; o que se reparte é a competência, que com a jurisdição não se confunde, por tratar, a competência, da capacidade de exercer poder outorgada pela Constituição e pela legislação infraconstitucional.
		13- Sobre a estrutura do Conselho Nacional de Justiça é correto afirmar:
	
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros (incluindo membros do Ministério Público, advogados e cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada), nomeados pelo Presidente da República.
		14- Sobre os Órgãos do Poder Judiciário, analise as assertivas: I. No Brasil, os órgãos que compõem o Poder Judiciário ocupamse, principalmente, da função jurisdicional, à exceção do Conselho Nacional de Justiça, que possui função administrativa e regulamentar. II. O Conselho Nacional de Justiça não é considerado órgão do Poder Judiciário. III. Os Tribunais e Juízes Militares não são órgãos do Poder Judiciário.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
		15- A respeito da Estrutura do Poder Judiciário no Brasil, aponte a alternativa CORRETA.
	
	
	A justiça comum compreende a justiça dos estados e a justiça federal.
		16- Acerca do Poder Judiciário nacional é CORRETO afirmar:
	
	
	O Tribunal Superior Eleitoral é o tribunal superior da justiça especializada eleitoral.
		17- A quem compete legislar sobre material processual?
	
	
	Compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
		18- Assinale a alternativa que representa exceção aos atos de cooperação nacional entre juízos:
	
	
	deferimento de medidas de urgência.
		19- No que diz respeito a estrutura do Poder Judiciário e seus órgãos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso): a) ( ) Ao CNJ competente controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, sendo que o CNJ não intervirá nas atividades do Judiciário ditando o direito ao caso concreto. b) ( ) Pode-se classificar a justiça/jurisdição em especial (Justiças Militar, Eleitoral e do Trabalho); e comum (Justiças Estadual e Federal). c) ( ) Por ser o órgão máximo do Poder Judiciário, ao Supremo Tribunal Federal incube julgar qualquer violação à norma, seja constitucional ou infraconstitucional, tendo em vista a sua hierarquia funcional. d) ( ) Os Tribunais Regionais Federais (TRFs) funcionam, em regra, como órgãos de segundo grau da Justiça Federal, e, por isso, estão localizados nas capitais de todos os estados da Federação. Assinale a alternativa correta:
	
	
	V, V, F, F
		20- A Cooperação internacional é uma das inovações registradas no novo CPC, que é a preocupação com a cooperação, mesmo no âmbito internacional. Bem, em um mundo globalizado, essa parece ser mesmo uma das ferramentas mais importantes na busca da celeridade e da efetividade dos provimentos jurisdicionais. O art. 26 dispõe que a cooperação jurídica internacional será regida por tratado de que o Brasil faz parte (podendo ser, excepcionalmente, realizada com base em reciprocidade, manifestada por via diplomática ¿ § 1º), e deverá observar os seguintes princípios abaixo descritos, EXCETO:
	
	
	Princípio recíproco da cooperação, razão por que permite que a homologação de sentença estrangeira seja feita não só no país de sua origem, mas também em nosso país.
		21- Qual é o órgão do Poder Judiciário que cabe o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário:
	
	
	Conselho Nacional de Justiça.
		22- (FUNCAB/CRF/RO/2015/ADVOGADO) - O Supremo Tribunal Federal: ..
	
	
	c) é competente para julgar pedido de extradição que venha a ser feito por Estado estrangeiro
		23- (PM/MG) 2014) - Nos termos da Constituição Federal de 1988, marque a alternativa CORRETA:
	
	
	a) A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça Militar estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo próprio Tribunal de Justiça, ou por Tribunal de Justiça Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes.
		24- A competência se diferencia da jurisdição, devendo ser entendida como a medida ou quantidade de jurisdição atribuída a cada órgão que integra o Judiciário. A divisão de competência terá relevância em função das grandes dimensões territoriais do Brasil e da necessidade de especialização, o que propicia melhorias na prestação jurisdicional. Com base nos institutos da jurisdição e da competência, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	O reconhecimentode incompetência absoluta induz à automática nulidade do ato proferido por juiz incompetente, não se preservando a decisão, cabendo, assim, ao novo juiz anular essa decisão. Logo, segundo o NCPC, não se preserva a decisão proferida por juiz incompetente.
		25- No Brasil, os órgãos que compõem o Poder Judiciário ocupamse, principalmente, da função jurisdicional. Assinale a alternativa que indica o único órgão daquele poder que não exerce função jurisdicional:
	
	
	Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
		26- Em ação de conhecimento proposta por Cristina em face do Município de Friburgo, objetivando a condenação do réu ao pagamento de pensão. O magistrado julgou procedente o pedido, sem, contudo, fundamentar a sua sentença. Diante desta situação podemos afirmar que restou violado o princípio:
	
	
	da motivação das decisões judiciais
		27- São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
	
	
	Congresso Nacional.
		28- Atente para os seguintes enunciados: I- A Constituição Federal considera Justiças Especializadas a Justiça Eleitoral, a Justiça Penal Militar da União e a Justiça Estadual. II- São Justiças da União a Justiça Federal, a do Trabalho, a Penal Militar e a Eleitoral. III- A Justiça Federal tem como órgãos as juntas de conciliação e julgamento formadas por juízes federais e os Tribunais Regionais Federais. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	Somente está correto o enunciado 2.

Continue navegando