Buscar

Lista de Questões (Aula 8) TGP - 11 Questões

Prévia do material em texto

1- Considerando a possibilidade do surgimentos de novas leis processuais pode-se afirmar que : I. O sistema de isolamento de atos tem efeito retroativo. II. O sistema de unidade processual repercute não apenas nos processos em andamento como nos processos futuros. III. O sistema de fases processuais assegura que somente os atos não praticados sejam atingidos pela nova lei. IV.O sistema de isolamento de atos assegura que a nova lei passe a atingir somente os atos processuais ainda não praticados .
	
	
	F,V,F,V
		2- A repressão à má-fé processual é disciplinada em diversas fontes normativas que orientam a aplicação do direito. A multa por litigância de má-fé pode ser aplicada ao autor, réu e interveniente e mesmo ao causídico, o que deve ser apurado em ação própria, baseada no Estatuto da OAB. Partindo do tema em questão, analise as situações do cotidiano forense apresentadas a seguir e assinale a única em que restou caracterizada a ocorrência de má-fé processual
	
	
	A propositura de várias ações idênticas quanto às partes, à causa de pedir e ao pedido, distribuídas a juízos distintos com nomen iuris diversos, objetivando concessão de medida liminar e revisão de cláusulas de um mesmo contrato, configura má-fé processual de temerária.
		3- Quanto ao lugar da realização dos atos processuais, informe a alternativa incorreta:
	
	
	Os atos processuais realizados por meio eletrônico deverão ser praticados no mesmo horário de funcionamento das atividades administrativas do tribunal.
		4- (TRF 5ª 2012 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO) - E correto afirmar que:
	
	
	os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, tendo-se por válidos aqueles que, realizados de modo diverso, lhe preencham a finalidade essencial.
		5- Maria Antônia ajuizou ação de despejo para uso próprio em face de Lorena perante o Juizado Especial Cível competente. A ação possui o valor da causa de R$ 28.000,00. Nesse caso, segundo a Lei no 9.099/1995, o Juizado Especial Cível é:
	
	
	competente para apreciar tal demanda, mas Maria Antônia deverá obrigatoriamente estar assistida por advogado.
		6- Pâmela pretende promover ação judicial em face de Flavio para obter ressarcimento de danos sofridos em acidente de veículos, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), resultantes de manobra imprudente do réu acarretando a grave colisão, em 23 de janeiro de 2015, na Av. das Américas. Diante do exposto assinale a afirmativa correta:
	
	
	c) Não poderá a autora escolher livremente o procedimento, tendo em vista a existência previsão legal;
		7- O processo é o meio pelo qual o cidadão busca resolver um determinado conflito de interesse. Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça alguns deles. Indique a opção cujo processo não tramita em segredo de justiça:
	
	
	Que verse sobre ação de despejo.
		8- Quanto aos atos processuais, é correto afirmar:
	
	
	c) Acolheu-se entre nós o princípio da liberdade das formas, considerando-se como válidos os atos processuais que, realizados de modo diverso, lhe preencham a finalidade essencial, salvo se dependerem de forma determinada expressamente exigida por lei.
		9- Marque a alternativa correta de acordo com a teoria abstrata.
	
	
	O direito de ação não está condicionado à existência do direito material e com ele não se confunde;
	
10- Em regra os atos processuais são públicos, todavia, deve tramitar em segredo de justiça:
	
	
	Processo em que o exija o interesse público ou social
		11- O processo eletrônico disciplinado pela Lei nº 11.419/2006 vem sendo implementado em larga escala no território nacional, com o propósito de conferir maior celeridade e proporcionar economia processual. Os Tribunais vêm normatizando internamente algumas questões peculiares no que tange a essa sistemática virtual da prestação jurisdicional, conforme vão surgindo controvérsias procedimentais. Entretanto, alguns pontos são claros e precisos no texto legal. A esse respeito, é correto afirmar que
	
	
	os atos judiciais publicados eletronicamente substituem qualquer outro meio de publicação oficial para efeito legal, salvo os casos em que, por imposição legal, tenham que ser realizadas a intimação ou a vista pessoal, ou em casos excepcionais e urgentes que justifiquem a realização do ato processual por outro meio determinado pelo juiz, considerando-se como data da publicação eletrônica o primeiro dia útil seguinte ao da sua disponibilização, dando-se início ao prazo processual no primeiro dia útil seguinte à data da publicação.

Continue navegando