Buscar

ATIVIDADE PARA ESTUDOS_OFICIAL_2020

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - ICJ
DIREITO
ATIVIDADE PARA ESTUDOS
1. Assinale a única alternativa INCORRETA em relação à forma dos atos processuais: 
a) Recai sobre a forma dos atos processuais o Princípio da Legalidade.
b) O Princípio da Instrumentalidade das Formas significa que o processo deve ser visto como meio para a solução do conflito de interesses, não como um fim, a ponto de se estabelecer um rigor formal extremado, que ocultaria o próprio direito material conduzido pelo processo.
c) O atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
d) Forma do ato processual diz respeito a sua visualização externa, como se apresenta dentro do processo.
e) Não se pode afirmar, atualmente, no direito brasileiro, que os atos processuais podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrônico.
2. São ambos considerados atos do magistrado, EXCETO: 
a) sentenças e despachos.
b) decisões interlocutórias e sentenças.
c) despachos e decisões interlocutórias.
d) sentenças e acórdãos.
e) decisões interlocutórias e interposição da petição inicial.
3. Assinale a única alternativa CORRETA em relação aos atos processuais denominados pronunciamentos ou provimentos do juiz: 
a) Decisão interlocutória é o ato do juiz que resolve ou não o mérito pondo termo a uma fase procedimental em 1ª instância, podendo ser atacada em sede de recurso.
b) Sentença é o ato do juiz que desata questão pendente durante o processo, sem encerrar uma fase procedimental, através da qual acaba por causar um prejuízo a uma das partes em benefício do seu opositor.
c) Despacho é ato do juiz que nem põe termo à fase procedimental e nem impõe qualquer prejuízo à parte, apenas garante a marcha processual sem qualquer apreciação – total ou parcial – do mérito.
d) São exemplos de decisões interlocutórias o pronunciamento que determina a remessa dos autos ao contador ou o deferimento de pedido de vista dos autos feito por uma das partes ou, ainda, a determinação que seja designada audiência de tentativa de conciliação.
4. Em relação aos pronunciamentos dos magistrados, assinale a única alternativa que pode ser considerada CORRETA: 
a) Sentenças são atos do juiz sem potencial ofensivo.
b) Despachos são atos do juiz com potencial ofensivo médio.
c) Decisões interlocutórias são atos do juiz com potencial ofensivo máximo.
d) Os atos materiais do magistrado, como a condução dos trabalhos em audiência, são diferentes dos seus pronunciamentos.
5. Assinale a única alternativa ERRADA em relação aos atos das partes: 
a) As manifestações das partes são atos fundamentais na dinâmica processual, atendendo ao Princípio Dispositivo, através do qual os atos das partes é que estimulam os atos do juiz e os atos dos auxiliares da justiça.
b) O principal ato processual do autor é a consecução e distribuição da petição inicial que traz os elementos objetivos e subjetivos à formação do processo.
c) O principal ato processual do réu é a contestação que deve atacar especificamente todos os elementos da petição inicial, sob pena das afirmações contidas na Inicial e não contestadas se tornarem verdadeiras e incontroversas.
d) Podem ser considerados atos processuais das partes a interposição de recursos, a atuação das partes em audiência, a formulação de requerimentos periféricos e a manifestação acerca de laudos periciais.
e) Os atos processuais das partes podem ser classificados em unilaterais como a apresentação de petição assinado pelos advogados de ambos litigantes, solicitando o adiamento de audiência, na hipótese de estarem trabalhando com a possibilidade de um acordo, ou, ainda bilaterais como a consecução e distribuição da petição inicial e o oferecimento da contestação.
6. São ambos considerados atos dos auxiliares do Poder Judiciário, EXCETO:
a) escrivão e perito.
b) avaliador e oficial de Justiça.
c) tradutor/intérprete e depositário 
d) administrador e chefe de secretaria.
e) escrivão e magistrado. 
7. Somente NÃO pode ser considerado ato processual do escrivão ou chefe de secretaria: 
a) Juntada e desentranhamento de petições e/ou documentos.
b) Expedição de mandados judiciais.
c) Intimação das partes perante a imprensa oficial (através de seus procuradores).
d) Autuação da petição inicial.
e) Sentenciar o processo na ausência do magistrado.
8. Em relação aos auxiliares da Justiça, assinale a única alternativa ERRADA: 
a) São numerus clausus, pois não inclui na relação qualquer pessoa, somente as indicadas pela lei.
b) Escrivão ou chefe de secretaria é o mais importante auxiliar da justiça, pois é responsável pela guarda dos autos e pelo cumprimento das principais ordens do magistrado que conduz o feito.
c) O escrivão ou chefe de secretaria deve obedecer a prazos processuais, todavia se não o fizer não se submete às regras da preclusão, tão somente da punição administrativa e/ou aforamento de ação de indenização por ação ou omissão.
d) O perito auxilia o juiz na colheita da aprova pericial, por reunir conhecimentos técnicos não acumulados pelo juiz.
e) O perito traz aos autos o laudo, com as conclusões do exame, da vistoria ou da inspeção realizada.
9. Assinale a única alternativa ERRADA em relação aos auxiliares da justiça: 
a) O perito é auxiliar importante, pois o resultado de seu trabalho pode influir diretamente para decidir a sorte da demanda.
b) As conclusões dos peritos nos laudos vinculam a convicção do magistrado.
c) O perito deve realizar o seu trabalho no prazo fixado pelo magistrado, sob pena de sua substituição, aplicação de multa pelo retardo e expedição de ofício ao órgão de classe para apuração de seu comportamento e instauração de procedimento disciplinar.
d) O oficial de Justiça auxilia o juiz no cumprimento de mandados, como o de citação, intimação, busca e apreensão, arresto e sequestro.
e) As diligências do oficial de Justiça devem ser cumpridas fora dos limites do juízo, geralmente no domicílio das partes ou de terceiros.
10. Em relação aos pressupostos processuais, analise a afirmação que segue: O interesse processual consiste na necessidade de o autor pleitear em juízo e na utilidade que o provimento jurisdicional poderá proporcionar ao autor do pedido. Assim, assinale a alternativa adequada: 
a) A afirmação está CERTA.
b) A afirmação está ERRADA.
11. Observe as afirmações abaixo:
I - "Toda pessoa que se acha no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo".
II – “Todo ser humano nascido com vida e, portanto, que tenha adquirido personalidade, tem capacidade de ser parte em uma relação jurídica processual” 
III – Toda pessoa que esteja devidamente representada por advogado, tem capacidade para se manifestar em juízo”
Assinale a única alternativa que contenha a adequada correspondência de capacidades:
a) I – capacidade de direito; II – capacidade processual; III – capacidade postulatória.
b) I – capacidade de direito; II – capacidade postulatória; III – capacidade processual.
c) I – capacidade processual; II – capacidade de direito; III – capacidade postulatória.
d) I – capacidade postulatória; II – capacidade processual; III – capacidade de direito.
12. Em relação aos pressupostos processuais, assinale a única alternativa ERRADA: 
a) São requisitos necessários para que a relação jurídica processual se constitua e tenha validade, ensejando, por isso, na sua falta, a possibilidade de nulidade procedimental, obstaculizando a decisão sobre o mérito do pedido.
b) Os pressupostos processuais subjetivos são os relacionados com os sujeitos do processo.
c) O juiz competente, a capacidade civil das partes e a representação por advogado, com a existência nos autos do instrumento do mandato, são considerados pressupostos processuais objetivos.
d) Os pressupostos processuais objetivos são os relacionados com a forma procedimental bem como com as ausências de fatos que criem óbices à constituição regular do processo
13. A respeito dos pressupostosprocessuais, assinale a única alternativa INCORRETA:
a) A capacidade das partes significa ter capacidade para ser parte e capacidade para estar em juízo, sendo que a primeira é adquirida com o nascimento com vida (capacidade de direito) e a segunda (capacidade de fato), somente os absolutamente capazes a possuem nos termos da lei civil.
b) A capacidade de postular em juízo (jus postulandi) é atribuída aos advogados regularmente habilitados na Ordem dos Advogados do Brasil e às pessoas que dispensarem a presença de advogados por instrumento público.
c) Não podem estar presentes alguns fatos extintivos da relação jurídica processual, pois se estivessem, provocariam a extinção prematura da relação jurídica processual.
d) O respeito às formalidades do processo diz que os atos processuais devem ser praticados em consonância com os requisitos previstos em lei, sob consequência de nulidade.
14. Somente NÃO pode ser considerado pressuposto processual objetivo: 
a) petição apta, ou seja, não inepta.
b) validade da citação.
c) ausência de perempção, litispendência e coisa julgada.
d) capacidade postulatória.
15. A respeito dos pressupostos processuais, assinale a única alternativa CORRETA: 
a) A investidura do juiz é um pressuposto processual de validade do processo, sendo que se um juiz impedido ou suspeito atuar no processo, ele será invalidado.
b) A demanda regularmente formulada significa conter a identificação e qualificação das partes, a causa de pedir e o pedido, quando da sua apresentação em juízo, atendendo aos requisitos legais.
c) A competência material dispõe que o juiz competente para julgar o processo é aquele em que houver competência em razão da local dos fatos.
d) A imparcialidade do juiz diz que o juiz que irá julgar o processo tem de estar previamente investido na jurisdição, vale dizer, a pessoa que preenche os requisitos previstos na lei constitucional e infraconstitucional para o exercício da magistratura.
16. Quanto à capacidade processual e postulatória, assinale a alternativa CORRETA: 
a) todas as pessoas, sem exceção, físicas ou jurídicas, têm a capacidade de ser parte, porque são titulares de direitos e obrigações na ordem civil.
b) os atos praticados por advogado em situação irregular serão tidos por anuláveis, a requerimento da parte adversa, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos.
c) a capacidade de ser parte é exclusiva dos entes personalizados, isto é, das pessoas físicas ou jurídicas que tenham personalidade civil.
d) se forem demandadas, as sociedades sem personalidade jurídica poderão opor como defesa a irregularidade de sua constituição.
e) sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a postular em juízo, em nenhuma hipótese.
17. Em relação à Legitimidade para a Causa ou “ad causam”, observe as afirmações abaixo: 
I – Dá-se a legitimação ordinária quando estão legitimados ativa e passivamente para agir os titulares dos interesses em conflito.
II – A regra é que de que poderá pleitear em nome próprio direito prórpio.
III – Pode ocorrer a legitimação extraordinária, em que se poderá pleitear em nome próprio direito alheio.
IV – São legitimados para causas extraordinariamente o Ministério Público, os Sindicatos e os Partidos Políticos.
Assim, assinale a alternativa ADEQUADA:
a) Somente estão corretas as afirmações I e II.
b) Somente estão corretas as afirmações II e III.
c) Somente estão corretas as afirmações III e IV.
d) Todas as afirmações estão corretas.
18. Em relação à invalidade dos atos processuais, observe as afirmações abaixo: 
I – A invalidade pode ser de um ato processual ou de todo procedimento, respectivamente, se praticado com defeito e se ausentes pressupostos processuais.
II – A prática do ato processual viciado deve gerar um prejuízo ou ter a capacidade de impedir que a finalidade do ato seja alcançada.
III – O prejuízo gerado pelo ato defeituoso significa subtrair das partes oportunidades de alegar e\ou de provar os seus direitos.
Assinale a alternativa adequada:
a) Somente estão corretas as afirmações I e II.
b) Somente estão corretas as afirmações I e III.
c) Somente estão corretas as afirmações II e III.
d) Todas as afirmações estão corretas.
19. Em relação à invalidade dos atos processuais, observe as afirmações abaixo: 
I – A invalidade do ato processual ocorre quando é realizado com inobservância de forma, tempo e lugar e, não continua a produzir efeitos, mesmo antes da decretação de sua invalidade.
II – Pelo princípio da instrumentalidade das formas, haverá nulidade processual mesmo sem prejuízo às partes.
III – A decretação da nulidade de um ato processual não incidirá sobre os demais atos processuais subsequentes mesmo que dele dependerem.
Assinale a alternativa adequada:
a) Somente estão erradas as afirmações I e II.
b) Somente estão erradas as afirmações I e III.
c) Somente estão erradas as afirmações II e III.
d) Todas as afirmações estão erradas.
20. Em relação à classificação das invalidades dos atos processuais, assinale a única alternativa ERRADA: 
a) As irregularidades nos atos processuais nem chegam a ser consideradas invalidades, pois são defeitos incapazes de gerar prejuízos.
b) As nulidades absolutas dos atos processuais são geradas por ofensas às normas que tutelam interesses indisponíveis da parte ou do Estado-jurisdição e somente podem ser decretadas pelo juiz por arguição da parte prejudicada.
c) As nulidades relativas dos atos processuais são geradas por ofensas às normas que tutelam interesses disponíveis das partes.
d) A inexistência jurídica do ato processual ocorre quando lhe faltam os elementos constitutivos nucleares.
21. Em relação à classificação das invalidades dos atos processuais, assinale a única alternativa CORRETA: 
a) As irregularidades nos atos processuais nem chegam a ser consideradas invalidades, pois são defeitos QUE geram prejuízos de pequena gravidade.
b) As nulidades absolutas dos atos processuais são geradas por ofensas às normas que tutelam interesses indisponíveis da parte ou do Estado-jurisdição e somente podem ser decretadas pelo juiz por arguição da parte prejudicada.
c) As nulidades relativas dos atos processuais são geradas por ofensas às normas que tutelam interesses disponíveis das partes.
d) A inexistência jurídica do ato processual ocorre quando lhe faltam os elementos constitutivos nucleares, como a sentença que é proferida por juiz impedido ou suspeito.
22. Observe a afirmação que segue: “A principal diferença entre o ato processual inexistente e o ato processual absolutamente nulo está na impossibilidade do primeiro ser convalidado, mesmo com o trânsito em julgado de sentença.” Assinale a alternativa adequada: 
a) A afirmação está correta.
b) A afirmação está errada.
23. Observe a afirmação que segue: Pelo princípio da instrumentalidade das forma, a decretação da nulidade de um ato processual incide sobre todos os demais atos processuais subsequentes que dele dependerem. Assinale a alternativa adequada: 
a) A afirmação está correta.
b) A afirmação está errada.
24. Observe a afirmação que segue: Pelo princípio da concatenação, a decretação da nulidade de um ato processual incide sobre todos os demais atos processuais subsequentes que dele dependerem. Assinale a alternativa adequada: 
a) A afirmação está correta.
b) A afirmação está errada.
24. Em relação à classificação dos processos, assinale a alternativa CORRETA: 
a) Os processos são de conhecimento, de execução e as tutelas provisórias.
b) O processo de conhecimento visa à satisfação de uma obrigação expressa em título produzido no próprio processo ou em negócio jurídico documentado.
c) O processo de execução é para remover a incerteza reinante sobre a existência de uma relação jurídica, a a falsidade documental e a interpretação de cláusula contratual.
d) As tutelas provisórias servem para criar, modificar ou extinguir relações jurídicas em caráter definitivo.
25. Em relação à classificação dos procedimentos, assinale a única alternativa INCORRETA: 
a) O procedimento comum ou rito ordinário é aplicávela todos os casos em que a lei não dispuser de maneira diversa.
b) Os procedimentos especiais são aqueles referentes aos processos que seguem ritos especiais e estão previstos somente no Código de Processo Civil.
c) O procedimento de execução é aquele que se divide em cumprimento ou execução de sentença e execução de título extrajudiciais.
d) O procedimento de execução tem previsão tanto no Código de Processo Civil como em leis esparsas, como a Lei de Execuções Fiscais.
26. Em relação aos prazos processuais e às preclusões, assinale a alternativa CORRETA: 
a) A preclusão temporal qualifica-se pelo fato da parte ter praticado ato processual incompatível com comportamento anteriormente externado.
b) A preclusão consumativa é a marcada pela fluência do prazo sem a prática do ato processual pela parte.
c) A preclusão lógica é a marcada pela prática de um ato processual pela parte, dentro do prazo estabelecido em lei, mas de forma incompleta, retirando-lhe a possibilidade de inovar no processo em momento seguinte.
d) A preclusão consumativa é a marcada pela prática de um ato processual pela parte, dentro do prazo estabelecido em lei, mas de forma incompleta, retirando-lhe a possibilidade de inovar no processo em momento seguinte.
27. Em relação ao tempo e lugar dos atos processuais, assinale a única alternativa INCORRETA: 
a) A regra geral é a de que os atos processuais sejam praticados em coincidência com os horários de funcionamento dos fóruns e dentro de suas instalações físicas.
b) Regra geral, dias úteis, para os efeitos da prática dos atos processuais, são todos os dias, menos os sábados, domingos, feriados e dias considerados assim pelo Poder Judiciário.
c) Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas, todavia serão concluídos após às 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano.
d) A prática eletrônica do ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo.
e) Não se praticarão atos processuais em hipótese alguma durante as férias forenses.
28. Em relação à classificação dos atos processuais, observe as afirmações abaixo:
I – Pelo critério objetivo, os atos processuais podem ser atos dos órgãos jurisdicionais e atos das partes.
II – Pelo critério subjetivo, os atos processuais podem ser atos de iniciativa, atos de desenvolvimento e atos de conclusão.
III – Os atos dos juiz podem ser divididos em atos de provimento ou pronunciamento e atos materiais.
IV – Os atos das partes podem ser divididos em atos postulatórios, atos instrutórios, atos dispositivos e atos reais.
Assinale a alternativa adequada:
a) Somente estão corretas as afirmações I e II.
b) Somente estão corretas as afirmações I e III.
c) Somente estão corretas as afirmações II e III.
d) Somente estão corretas as afirmações III e IV.
29. Em relação à classificação dos atos processuais pelo critério objetivo, observe as afirmações abaixo:
I – Os atos de iniciativa são aqueles que visam á instauração da relação jurídica processual.
II – Os atos de desenvolvimento são aqueles responsáveis pela movimentação da relação jurídica processual.
III – Os atos de conclusão podem ser divididos em ato de instrução (provas e alegações) e os atos de ordenação (impulso, direção e formação).
IV – Os atos de iniciativa são os decisórios do juiz ou dispositivos das partes.
Assinale a alternativa adequada:
a) Somente estão corretas as afirmações I e II.
b) Somente estão corretas as afirmações I e III.
c) Somente estão corretas as afirmações II e III.
d) Somente estão corretas as afirmações III e IV.
30. Em relação à atuação do Ministério Público nas relações jurídicas processuais civis, observe as afirmações abaixo:
I – A atuação do Ministério Público nas relações jurídicas processuais civil pode se dar como parte ou como custus legis.
II – O vigente Código de Processo Civil passou a tratar as intervenções do Ministério Público nas relações jurídicas processuais civil “fiscal da ordem jurídica” e não mais como “fiscal da lei”.
III – Em sua atuação nas relações jurídicas processuais civis, o Ministério Público tem prazos dobrados para recorrer e prazos quadruplicados para contestar.
IV – São de intervenção obrigatória do Ministério Público as causas que versarem sobre interesses sociais e individuais disponíveis. 
Assinale a alternativa adequada:
a) Somente estão corretas as afirmações I e II.
b) Somente estão corretas as afirmações I e III.
c) Somente estão corretas as afirmações II e III.
d) Somente estão corretas as afirmações III e IV.
31. Podem ser considerados membros da procuratura da sociedade:
I – procuradores de justiça.
II – promotores de justiça.
III – procuradores do Estado.
IV – Defensores públicos.
V – Procuradores regionais.
VI – Subprocuradores-gerais da República
VII – Procuradores gerais de justiça.
Assim, assinale a alternativa que contenha o número de membros do parquet:
a) 3. 
b) 4. 
c) 5.
d) 6.
e) 7.
32. São considerados investidos do poder de dizer o direito as seguintes autoridades judiciárias: 
I - desembargadores.
II - juízes substitutos.
III – ministros.
IV -juízes de turmas recursais.
V - juízes de paz.
VI – mediadores e conciliadores.
A quantidade de itens certos é igual a
a) 2.
b) 3.
c) 4.
d) 5.
e) 6.
33. A respeito das regras estabelecidas pelo Código de Processo Civil de 2015 sobre a intervenção de terceiros, analise as afirmativas a seguir:
I. Pendendo causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado no resultado da sentença poderá intervir no processo, através do instituto nominado pela doutrina de amicus curiae.
II. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica deve ser instaurado até a apresentação da contestação, sob pena de preclusão temporal.
III. É admissível denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que for vencido no processo.
Está correto o que se afirma em:
a) I e III, somente.
b) I e II, somente.
c) II e III, somente.
d) III, somente.
e) I, somente.
34. Sobre as intervenções de terceiros no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) O incidente de desconsideração da personalidade jurídica aplica-se ao processo de competência dos juizados especiais.
b) O ingresso da Ordem dos Advogados do Brasil, na qualidade de amicus curiae, em processo em trâmite perante a Justiça Estadual, desloca a competência para a Justiça Federal.
c) Formulada denunciação da lide pelo réu e procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva. 
d) É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes, autor ou réu.
35. A respeito da Assistência, assinale a única alternativa INCORRETA: 
a) É cabível em todos os procedimentos, inclusive no da Execução e no da Ação Mandamental.
b) O assistente defende direito seu, e também defende o direito da parte principal, com a qual mantém relação jurídica específica, de modo que o julgamento do feito acaba por influir nesta relação, a ponto de lhe prejudicar.
c) É exemplo o do sublocatário que ingressa na ação em que está sendo movida contra o locatário.
d) Deve o assistente demonstrar ter interesse jurídico, decorrente do prejuízo que lhe adviria no caso de derrota de quem ele assiste.
e) Após o ingresso do assistente, o juiz determinará que as partes se manifestem e em não havendo impugnação, determinará que ingresse na demanda como auxiliar da parte principal.
36. Enumere em ordem crescente a dinâmica processual da Assistência:
(A) Simples petição acostada aos autos sem a necessidade de formação de outro processo ou de incidente processual.
(B) Produzir-se-ão as provas necessárias.
(C) Magistrado decide através de decisão interlocutória que pode ser atacada por agravo.
(D) As partes serão intimadas para manifestação.
(E) Nãohavendo impugnação, deferir-se-á a intervenção. Havendo a impugnação de uma das partes, determina o juiz o deslocamento da pretensão do terceiro para autos em apartado, sob a forma de incidente processual, sem que se opere a suspensão do processo principal.
Pode-se afirmar, portanto, que para deixar em ordem de aparecimento os passos da Assistência:
a) A-B-C-D-E.
b) B-E-C-D-A.
c) A-D-E-B-C.
d) C-A-D-B-E.
e) B-E-C-A-D.
37. A respeito da Denunciação da Lide, assinale a única alternativa INCORRETA: 
a) É exemplo o do empregador demandado em ação que reclama o pagamento de indenização por danos causados por seu empregado.
b) Ocorre muito frequentemente nas ações indenizatórias propostas contra o Estado – União, Estados, Municípios ou demais pessoas jurídicas, inclusive privadas, que prestem serviço público ao Estado - que se utilizam da denunciação da lide para exercerem seu direito de regresso em face dos seus agentes que deram causa ao prejuízo.
c) Não se trata de substituição da parte, mas impõe a ampliação subjetiva da lide, com a inclusão do terceiro (denunciado), formando litisconsórcio entre denunciante (réu) e denunciado (terceiro).
d) O terceiro (denunciado) é quem responderá por eventual condenação.
e) O que se busca, portanto, com a denunciação é um atalho para o exercício do direito de regresso que pode ser manifestado nos próprios autos desta demanda.
38. Observe as afirmações abaixo:
I - Chamamento ao processo é a espécie de intervenção de terceiro forçada em que o réu chama o terceiro para integrar o polo passivo da relação jurídica processual com a finalidade de garantir a sua sub-rogação nos direitos do autor em eventual sentença de procedência do pedido. 
II – No chamamento ao processo, há uma substituição no polo passivo e não um alargamento da relação processual, pois o réu primitivo deixa a relação processual, permanecendo somente o terceiro chamado ao processo. 
III – São exemplos de chamamento ao processo os que ocorrem nas obrigações solidárias, como na fiança, em que o fiador abriu mão do benefício de ordem e, portanto, pode ser demandado em primeiro plano, “chamando ao processo” o devedor principal. 
IV - Com a inclusão do terceiro no feito através do chamamento ao processo, pode o autor executar a sentença tanto em face do réu originário, como em face do terceiro.
Assim, assinale a alternativa ADEQUADA:
a) As afirmações I e II estão corretas. 
b) As afirmações I e III estão corretas.
c) As afirmações I e IV estão corretas.
d) As afirmações II e III estão corretas.
e) As afirmações III e IV estão corretas.
39. Em consonância com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os litisconsortes serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos, exceto no litisconsórcio unitário, caso em que os atos e as omissões de um não prejudicarão os outros, mas os poderão beneficiar.
b) No litisconsórcio unitário pode haver decisões distintas para os litisconsortes.
c) O litisconsórcio será sempre inicial, contemporâneo à formação do processo, não se admitindo o litisconsórcio ulterior.
d) Todo litisconsórcio unitário é necessário, tendo em vista não permitir decisões distintas para os litisconsortes.
e) O litisconsórcio será necessário por disposição de lei ou quando, pela natureza da relação jurídica controvertida, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes.
40. Sobre as nulidades processuais, assinale a alternativa correta.
a) É anulável o processo quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar feito em que deveria intervir.
b) As citações e as intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais.
c) A nulidade absoluta do ato deve ser alegada em qualquer caso na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.
d) O erro de forma do processo acarreta a nulidade dos atos que já foram praticados, sem qualquer aproveitamento.
e) A nulidade de uma parte do ato prejudicará as outras, mesmo que delas seja independente.
41. Suspende-se o processo, entre outras possibilidades, pela:
I. Arguição de impedimento ou de suspeição.
II. Morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador.
III. Admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.
IV. Convenção das partes.
A sequência correta é:
a) Apenas as assertivas I, II, III estão corretas.
b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
d) Apenas a assertiva II está correta.
42. Em matéria de litisconsórcio, é correto afirmar:
a) O litisconsórcio é simples quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes.
b) No litisconsórcio unitário os atos e omissões de um dos litisconsortes, benéficos ou prejudiciais, estendem-se aos demais litisconsortes.
c) Nos casos de litisconsórcio passivo necessário, o juiz, se o caso, determinará ao autor que requeira a citação de todos que devam ser litisconsortes, dentro do prazo que assinar, sob pena de extinção do processo.
d) Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em quádruplo para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.
43. No tocante as nulidades processuais, dispostas no ordenamento jurídico brasileiro é correto afirmar:
a) A nulidade absoluta dos atos pode ser alegada a qualquer tempo, sempre que couber à parte falar nos autos. 
b) É anulável o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.
c) Quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta pode ser requerida também pela parte que lhe deu causa.
d) Anulado o ato, consideram-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele dependam, todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras que dela sejam independentes.
44. Com base nas hipóteses legais que autorizam a suspensão do processo, conforme previsto no Código de Processo Civil, analise as afirmativas a seguir. 
I. O processo poderá ser suspenso por convenção das partes por prazo não superior a seis meses.
II. A arguição de impedimento ou de suspeição não autoriza a suspensão do processo.
III. Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I e II, apenas
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
45. Armando é motorista contratado da transportadora de cargas ABC Transportes Ltda. Ao transitar numa rodovia estadual em direção ao porto de Santos/SP, o citado motorista surpreendeu-se com a repentina aparição de Francisco José, que transitava em sua bicicleta pela rodovia e veio a colidir com o caminhão dirigido por Armando, o que lhe causou sérios danos físicos que geraram consideráveis despesas médicas no tratamento hospitalar e ambulatorial do transeunte. Sem condições de arcar com os custos do tratamento, Francisco José acionou judicialmente a transportadora ABC Transportes Ltda., requerendo-lhe indenização por danos materiais e morais em razão do acidente ocorrido. Independentemente da discussão acerca da culpa no acidente, o advogado da transportadora pretende, em contestação, acionar a seguradora Salve Seguros Ltda., que contratualmente torna-se responsável pela cobertura de eventuais danos provocados a terceiros pela transportadora em questão. Nesse caso, como a seguradora não figura originalmente como ré, o advogado deve utilizar-se do seguinte instituto: 
a) Chamamento ao processo, uma vez que a seguradora Salve Seguros Ltda., por força do contrato assinado anteriormente com a transportadora ABC Transportes Ltda., em vigor à época do acidente, responsabiliza-se solidariamente pelos prejuízos ocorridos em decorrência do transporte de cargas.b) Chamamento ao processo, pois apesar de a propriedade do veículo pertencer à transportadora ABC Transportes Ltda., a legislação processual civil dispõe ser obrigatória a nomeação à autoria em todos os casos em que os prejuízos da ação devam ser suportados por terceiros não envolvidos no evento que acarretou o dano, a partir da prévia configuração do nexo causal entre a ação de Armando e o dano sofrido por Francisco José. 
c) Denunciação da lide, já que a seguradora Salve Seguros Ltda. está obrigada, por contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo que a transportadora ABC Transportes Ltda. vier a suportar em uma eventual procedência da ação de indenização proposta.
d) Denunciação da lide, considerado que a ABC Transportes Ltda. é parte ilegítima para figurar no polo passivo da demanda em razão do contrato de seguro firmado entre ela e a Salve Seguros Ltda.
46. Analise as seguintes assertivas sobre a intervenção de terceiros à luz do Código de Processo Civil: 
I. Na assistência simples sendo revel ou, de qualquer outro modo, omisso o assistido, o assistente será considerado seu gestor de negócios.
II. Tratando-se de denunciação da lide admite-se uma única denunciação sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação.
III. A instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica é dispensada se o requerimento for apresentado na petição inicial.
IV. A intervenção do amicus curiae determinada pelo juiz de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, poderá acarretar modificação de competência e autoriza a interposição de recursos.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.
 
47. Quanto à denunciação da lide requerida pelo réu, assinale a afirmação INCORRETA: 
a) Se o denunciado contestar o pedido formulado pelo autor, o processo prosseguirá tendo, na ação principal, em litisconsórcio, denunciante e denunciado.
b) Se o denunciado for revel, o denunciante fica dispensado de prosseguir com sua defesa, eventualmente oferecida, encerrando sua intervenção no curso do processo.
c) Se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor na ação principal, o denunciante poderá prosseguir com sua defesa ou, aderindo a tal reconhecimento, pedir apenas a procedência do pedido que formulou na ação de regresso.
d) Procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva
	A nota NÃO será lançada para prova SEM RA ou NOME!
	Página 1 de 9

Continue navegando