Buscar

Classes Sociais e Trabalho no Capitalismo

Prévia do material em texto

Segundo Marx, ¿a sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão,
novas formas de luta no lugar das antigas. (...). A sociedade se divide cada vez mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes que se opõem frontalmente (...)¿. Quais são essas
duas classes às quais Marx se refere?
Podemos relacionar a exploração do trabalho no capitalismo com os conceitos de mais-valia, fetiche da mercadoria e alienação utilizados por .............................na crítica que faz ao
capitalismo.
Leia as afirmativas abaixo e verifique as que estão corretas: I - Ao produzirem os meios de vida, os homens produzem sua vida material. O modo de produzir os meios de vida refere-se não só
à reprodução física dos indivíduos, mas a reprodução do modo de vida. II - O trabalhador trabalha sob o controle do capitalista, a quem pertence o seu trabalho. III - Capital e maquinário se
criam mutuamente e no mesmo processo. Por este motivo pode-se dizer que o processo de produção capitalista é um processo de relações sociais entre classes. Marque a alternativa correta:
1.
políticos e artesãos.
burguesia e proletariado.
nobreza e vassalagem.
camponeses e senhores feudais.
guerreiros e religiosos.
 
 
 
2.
Anna Augusta Almeida
Merleau Ponty
Emile Durkheim
Karl Marx
Auguste Comte
 
 
 
3.
Todas estão corretas.
Estão corretas as afirmativas I e III
Está correta a afirmativa I
Estão corretas as afirmativas I e II
(TRANSPETRO - 2006) As grandes mudanças que se verificam atualmente no ¿mundo do trabalho¿ podem ser esclarecidas de modo mais profundo e inclusivo se forem relacionadas à (ao):
Historicamente, a "questão social" vincula-se estreitamente à questão da exploração do trabalho, à organização e à mobilização da classe trabalhadora na luta pela apropriação da riqueza
social. Ela se expressa
A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva
ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
Estão corretas as afirmativas II e III
 
 
 
4.
Pensamento neoliberal
Acumulação flexível
Crise do Welfare State
Revolução científica e técnica
Revolução informacional
 
 
 
5.
pelos mecanismos complementares ao mercado que configuram as políticas sociais.
pela acomodação por parte dos que vivem do seu trabalho.
pela substituição de um perfil histórico de proteção social, que tinha como pilar o pleno emprego, pelo pilar do desemprego.
pelo conjunto de programas de proteção contra a doença, o desemprego, a morte e a velhice, entre outros.
pelo conjunto de desigualdades sociais engendradas pelas relações sociais constitutivas do capitalismo.
 
 
 
6.
Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social.
O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
São características da terceirização dos processos de trabalho:
Para o serviço social contemporâneo existem duas dimensões que embasam as ações profissionais, são elas:
Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social.
O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública.
O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993.
 
 
 
7.
A estabilidade no emprego, a participação nos lucros das empresas, a redução da jornada e o estímulo à transparência nas relações de trabalho.
A alta rotatividade, os baixos salários, a extensão da jornada e a desproteção social.
A precarização dos vínculos empregatícios, a equiparação salarial entre os diversos trabalhadores, a dupla jornada e a ampliação dos direitos trabalhistas.
O desemprego, o aumento dos salários indiretos, a jornada temporária e o fortalecimento da regulamentação das profissões.
A participação política dos trabalhadores, a variação salarial, a intensificação da jornada e o aumento da sindicalização.
 
Gabarito Coment.
 
 
8.
Política, que busca a efetivação da democracia e Ideológica que efetiva os direitos sociais, civis e políticos.
O conceito de Wefare Mix que efetiva a gestão compartilhada, e o de Welfare State que mantém o mínimo necessário para a sociedade como forma de neutralizar os movimentos
sociais
Educação continuada, que visa o empoderamento do usuário e o Trabalho em Rede que garante os recursos básicos.
A Politização que visa a organização de classes e o conceito de Wefare Mix que efetiva a gestão compartilhada.
Política, que busca a efetivação da democracia e a Politização que visa a organização de classes.

Continue navegando