A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Atualidades e Temas Emergentes   Modulo 3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Iniciado em
	quarta, 17 Out 2018, 18:56
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 17 Out 2018, 19:14
	Tempo empregado
	18 minutos 15 segundos
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Uma grande rede de supermercados, publicou, em 2014, a cartilha Valoriza a Diversidade. Nela, a rede varejista expressa seu compromisso em promover um ambiente de trabalho igualitário e aberto a todos os públicos. Após a publicação, ela recebeu uma grande quantidade de currículos de pessoas trans para trabalhar nas lojas do hipermercado. 
A alta demanda do público trans fez com que a direção criasse, em 2015, o programa Conexão Varejo, para fornecer treinamento básico sobre o projeto de empregabilidade para quem mora em São Paulo. Com ele, foram formadas 51 pessoas. Dessas, 17 foram contratadas para as lojas. Até o momento, esta empresa conta com 30 trans em seu corpo de funcionários. “A inclusão de pessoas trans é um tema recente e nem sempre fácil de lidar, porque pode trazer dúvidas e conflitos”, diz o diretor de responsabilidade social e sustentabilidade”. 
Disponível: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20170106/diversidade-sexual-genero-faz-parte-negocio/447827 (adaptado). 
Além das políticas governamentais de não discriminação ao público LGBT, o trecho mencionado se refere a uma ação da iniciativa privada que pode ser compreendida como:
Escolha uma:
a. Um plano de negócios que foi elaborado em função da concorrência.
b. Além de atender as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, abre espaço para novos investimentos.
c. Uma ação que garante os direitos políticos das minorias. 
d. As empresas somente identificaram oportunidades de lucro.
e. Além de uma ação de cidadania e respeito a este público, atenção a um segmento em expansão.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Além de uma ação de cidadania e respeito a este público, atenção a um segmento em expansão. 
A bandeira da diversidade passou a integrar a agenda destas empresas, devido aos impactos positivos nos negócios, tendência principalmente observada na Europa.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Em 2002, São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do estado do Amazonas, tornou-se o primeiro município brasileiro a alçar línguas indígenas ao mesmo status do português. Uma lei municipal tornou o tukano, o baniwa e o nheengatu (derivado do tupi antigo e usado como língua franca na Amazônia durante décadas) línguas co-oficiais da cidade”. 
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2014-12/linguas-indigenas-ganham-reconhecimento-oficial-de-municipios. 
A iniciativa do município de São Gabriel da Cachoeira em adotar línguas indígenas como co-oficiais tem como significado:
Escolha uma:
a. Uma iniciativa que distingue nosso padrão único de cultura, pois o Brasil tem características unitárias.
b. Uma iniciativa que distingue nosso multiculturalismo reconhecendo e valorizando a cultura indígena. 
c. Esta iniciativa não procede, pois a língua oficial do Brasil é a Língua Portuguesa.
d. Línguas indígenas não são reconhecidas pela UNESCO como são línguas que derivam do tupi, essas são consideradas línguas mortas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Uma iniciativa que distingue nosso multiculturalismo reconhecendo e valorizando a cultura indígena. 
Outros municípios brasileiros também seguem o exemplo de São Gabriel da Cachoeira, uma importante iniciativa de reconhecimento e integração destes povos.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Como as principais vítimas no Brasil são das religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Em 2010 foi criada a Lei de nº 12.288 (Estatuto da Igualdade Racial), que busca proteger esses cultos de matriz africana. Mas é importante lembrar que criticar é diferente de intolerância. O direito de criticar dogmas é assegurado como liberdade de expressão. Mas, atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém por causa de sua crença ou de não possuir uma religião, são considerados crimes sem fiança”. 
Disponível em: http://oenem.com.br/noticias/intolerancia-religiosa-atualidade-enem-e-vestibular-166.html (adaptado). 
A intolerância religiosa é punida por Lei no Brasil, além disso, segundo o texto citado:
Escolha uma:
a. Deve haver equilíbrio entre o direito público e os direitos humanos.
b. No Brasil somente as religiões de origem eslava possuem restrições.
c. Deve haver equilíbrio entre o direito de crença religiosa e o direito de livre expressão. 
d. Não é permitido no Brasil cultos de origem Celta.
e. O ateísmo na forma da lei é passível de punição.
Feedback
Sua resposta está correta.
Deve haver equilíbrio entre o direito de crença religiosa e o direito de livre expressão. 
É possível ter uma opinião em relação às religiões, sem expressá-la de forma agressiva ou faltando com o respeito a crença alheia.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O conflito e a discriminação raciais na escola não se restringem às relações interpessoais. Os diversos materiais didático-pedagógicos – livros, revistas, jornais, entre outros – utilizados em sala de aula, que, em geral, apresentam apenas pessoas brancas com e como referência positiva, também são ingredientes caros ao processo discriminatório no cotidiano escolar. Quase sem exceção, os negros aparecem nesses materiais apenas para ilustrar o período escravista do Brasil-Colônia ou, então, para ilustrar situações de subserviência ou de desprestígio social”. 
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16354-educacao-anti-racista-caminhos-abertos-pela-lei-federal-n-106392003&category_slug=setembro-2014-pdf&Itemid=30192. 
Embora a Lei 10.639/2003 assegure o ensino de história e cultura afro-brasileiras, o trecho da publicação “Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03” disponibilizado no Portal do Ministério da Educação, analisa que:
Escolha uma:
a. O período colonial foi retratado parcialmente nos conteúdos.
b. O período escravista foi suprimido intencionalmente das obras.
c. O material didático não reflete a sociodiversidade existente no Brasil. 
d. O material didático não considera a influência europeia.
e. O material didático é ideal, porém falta orientação pedagógica.
Feedback
Sua resposta está correta.
O material didático não reflete a sociodiversidade existente no Brasil. 
Segundo o texto, em diversos materiais os negros são apresentados, de uma maneira que reforça o preconceito no ambiente escolar.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Em 2016, segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais, 340 LGBTs foram mortos no Brasil. A GGB, por sua vez, contabilizou 343. É quase uma vítima por dia, sendo até então, o maior número já registrado na história. Em 2015, foram registradas 318 mortes, segundo informações do grupo. 
Nas redes sociais, a população LGBT pede por mais respeito e por mais segurança. No Twitter, a hashtag "Love is love" (Amor é amor em português) está entre os assuntos mais comentados desde a manhã desta quarta-feira. Internautas se mobilizam contra a homofobia e clamam pela conscientização e pela desconstrução da população”. 
Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2017/05/17/internas_polbraeco,595532/a-cada-25-horas-uma-pessoa-lgbt-e-assassinada-no-brasil.shtml (adaptado). 
Segundo o trecho citado a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais:
Escolha uma:
a. Aumentou nos dois últimos dois anos, e nas redes sociais a população LGBT encontrou uma forma de conscientização contra a homofobia.
b. Diminuiu nos dois últimos dois anos, e nas redes sociais a população LGBT encontrou

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.