Buscar

ECONOMIA PROVA 3 OBJETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:	Economia (ECO20)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:402406) ( peso.:3,00)
Prova: 6247508
1.	A inflação e o desemprego também podem ser combatidos por meio do controle da moeda. O incremento da quantidade de moeda em circulação, por elevar a renda, pode estimular o consumo e, portanto, os níveis de emprego. Contudo, se a quantidade de moeda posta em circulação for excessiva, haverá inflação, o que corresponde à perda de valor da moeda. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil eleva a taxa de juros.
II- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil diminui a taxa de juros.
III- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil proporciona uma situação de baixa inflação.
IV- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil proporciona uma situação de alta inflação.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças I e III estão corretas.
b)	As sentenças I e IV estão corretas.
c)	As sentenças II e III estão corretas.
d)	As sentenças II e IV estão corretas.
*	Observação: A questão número foi Cancelada.
2.	O desenvolvimento das economias de mercado evoluíram para diferentes formas ao longo de seu processo de maturação. Houve momentos mais prósperos e outros de depressão econômica - como aquele durante a grande crise de 1929. Com relação ao contexto em que se organiza o capitalismo no mundo, analise as sentenças a seguir:
I- O período anterior ao neoliberalismo da década de 1990 é caracterizado como "capitalismo organizado", uma vez que buscou conciliar crescimento econômico com democracia.
II- No Brasil, a necessidade de uma nova forma de organizar o desenvolvimento do capitalismo após a década de 1970 ocorreu, principalmente, devido à desaceleração econômica e aos altos índices de inflação.
III- Uma das propostas concretas do neoliberalismo é o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores com vistas à diminuição do desemprego e ao aumento da regulamentação no mercado de trabalho.
IV- O projeto neoliberal promoveu um crescimento sustentado da economia mundial, gerando redução da desigualdade tanto nos países centrais quanto nos periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças III e IV estão corretas.
 b)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
c)	As sentenças I, II e III estão corretas.
d)	As sentenças I e II estão corretas.
3.	O oligopólio é uma estrutura de mercado dita intermediária entre concorrência perfeita e os monopólios. Na visão de Rossetti (2002, p. 529), "Os oligopólios são, de longe, a estrutura de mercado dominante nas modernas economias industriais. São raras as atividades não sujeitas a algum tipo de oligopólio e são ainda mais raros os setores não oligopolizados". Com relação à quantidade e ao tamanho das empresas dessa estrutura de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. Atlas: São Paulo, 2002.
 a)	Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número significativo de micro e pequenas organizações.
b)	Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número reduzido de grandes corporações.
c)	Visto a diversidade de mercados que compõem as modernas economias industriais, não é possível determinar com exatidão a quantidade e nem o tamanho das empresas que atuam na estrutura do tipo oligopólio.
d)	Os mercados dos oligopólios têm a característica básica de ser dominado por um número elevado de grandes corporações.
4.	A inflação é um fenômeno de aumento generalizado e contínuo do nível geral de preços de uma economia. Podem-se distinguir alguns tipos de inflação, levando em consideração as suas características. Assinale a alternativa CORRETA quanto às características de uma inflação de custos:
a)	A elevação dos preços causada por um aumento do preço dos fatores produtivos, isto é, dos custos dos insumos básicos para a produção das mercadorias.
b)	A elevação dos preços causada por um excesso de demanda agregada na economia.
c)	A elevação dos preços causada pelo comportamento do consumidores, isto é, quando passa a moldar as suas perspectivas quanto à própria taxa de inflação.
d)	A elevação dos preços causada por uma diminuição dos preços dos fatores produtivos, isto é, dos custos dos insumos básicos para a produção das mercadorias.
5.	Para comprar qualquer mercadoria de outro país, precisamos de moeda estrangeira. E para dispormos de moeda estrangeira, a taxa de câmbio é fundamental. Aliás, a taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao principal determinante da taxa de câmbio:
a)	A oferta e a demanda de moeda estrangeira em um país.
b)	A capacidade de pagamento da dívida externa de uma economia.
c)	O valor do dólar norte-americano.
d)	O grau de intervenção do Estado na economia de um país.
6.	Ao considerar o Fluxo Circular da Renda, os agentes econômicos, famílias e empresas interagem de maneira contínua, resultando num fluxo constante da renda. Quando acontece um "vazamento" desse fluxo da renda entre os agentes, há o risco de ocorrer uma queda da atividade econômica. Considerando isso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mercado financeiro.
II- Governo.
III- Resto do mundo.
( ) Por meio deste, os vazamentos gerados pelas importações pagas às empresas de outros países é compensado através das exportações pagas pelas famílias dos outros países.
( ) Por meio deste, o fluxo monetário do vazamento poupança das famílias é encaminhado aos investimentos necessários à atividade econômica.
( ) Por meio deste, os impostos tirados da renda das famílias são encaminhados às diversas atividades, gastos e serviços sociais que a sociedade precisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	III - I - II.
b)	II - III - I.
c)	I - II - III.
d)	II - I - III.
7.	A teoria marginalista diz que o valor dos bens e serviços produzidos depende da sua utilidade e marginalidade, ou seja, quanto maior o valor agregado tiver um produto em relação a sua concorrência, maior poderá ser seu preço. Desta maneira, os empresários, para maximizar seus lucros, devem:
a)	Maximizar a diferença entre a Receita Total e o Custo Total.
b)	Ampliar a distinção entre a Receita Marginal e o Custo Marginal.
c)	Aumentar ao máximo a Receita Marginal.
d)	Vender o máximo possível.
8.	A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
b)	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
c)	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
d)	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
9.	Dentre os instrumentos de medição da atividade econômica mais utilizados pelos países, temos o PIB (Produto Interno Bruto) e o PNB (Produto Nacional Bruto). Imagine que durante dez anos todos os componentes do PIB permanecessem os mesmos, mas o valor líquido da balança de pagamentos (exportaçõesmenos importações) aumentasse. Assinale a alternativa CORRETA:
a)	Neste caso, depois de dez anos, o PIB aumentaria.
b)	Neste caso, depois de dez anos, o PNB reduziria.
c)	Neste caso, depois de dez anos, o PIB se reduziria.
d)	Neste caso, depois de dez anos, o PNB aumentaria.
10.	A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado. Neste contexto, dois mercados se formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as famílias são as compradoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças I e II estão corretas.
b)	As sentenças I e IV estão corretas.
c)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
d)	As sentenças I, II e III estão corretas.
11.	(ENADE, 2012) A tabela anexa [Taxa de rotatividade por setores de atividade econômica, 2007-2009] apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.
Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes:
I- A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II- O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III- As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV- A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
É correto apenas o que se afirma em:
a)	I e III.
b)	III e IV.
c)	II, III e IV.
d)	I, II e IV.
12.	(ENADE, 2015) A política fiscal consiste no equilíbrio entre a arrecadação tributária e os gastos do governo. Na esfera federal, a execução da política fiscal está sob a responsabilidade do Ministério da Fazenda.
Com base na informação apresentada, é correto dizer que uma redução dos gastos públicos:
a)	Estimula a economia com o aumento do consumo, uma vez que haverá mais transferências do governo para a população.
b)	Acelera os investimentos privados e cria um ciclo virtuoso na economia por meio da geração de empregos e renda.
c)	Desestimula a economia por meio de subsídios aos empresários e dos investimentos em infraestrutura.
d)	Desacelera a economia, reduz a demanda agregada e contribui para o controle da inflação.

Continue navegando