direitos humanos todas as 4
31 pág.

direitos humanos todas as 4


DisciplinaDireitos Humanos14.215 materiais49.033 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Prova Online
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Entre os direitos humanos a serem assegurados às crianças e adolescentes se pode citar o direito ao convívio familiar (art. 19 do ECA). Todavia, quando o convívio com a família natural está impossibilitado, seja em razão da morte dos pais, seja em razão da perda da guarda, suspensão ou destituição do poder familiar, estes serão colocados para conviver com a família extensa ou ampliada (art. 25, parágrafo único do ECA), ou, ainda, caso não haja outra alternativa, nas chamadas famílias substitutas, mediante guarda, tutela ou adoção (art. 28 do ECA).
Sobre o conceito de família extensa ou ampliada, assinale a alternativa correta:
a )
a formada pelos pais, conjunta ou separadamente, e por parentes próximos com vínculos constituídos por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
b )
aquela constituída pelos pais e seus descendentes, seja o vínculo constituído mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
c )
aquela formada pelos pais e seus descendentes, seja o vínculo constituído mediante escritura ou outro documento particular, desde que o vínculo seja biológico.
 
d )
aquela que se estende para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
e )
a formada para além da unidade dos pais e filhos ou da unidade do casal, ou seja, constituída por parentes próximos, até o quarto grau, com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos biológicos.
QUESTÃO 2
O uso de fontes escritas produzidas por missionários e colonizadores nos primeiros séculos de contato deve ser abordado criticamente porque
a )
 as fontes estão cheias de lacunas e erros históricos.
b )
 são incompletas e não dão conta da diversidade de povos existentes na época.
c )
 os acontecimentos estão alterados em benefício dos que escreveram a história.
 
d )
 expressam imagens fantasiosas e preconceituosas dos índios, vigentes naqueles contextos.
QUESTÃO 3
FGV/Fiocruz- 2010) A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos define princípios que devem ser seguidos e respeitados. Sobre tais princípios, é correto afirmar que:
I. O impacto das ciências da vida nas gerações futuras, incluindo sua constituição genética, deve ser devidamente considerado, pois o escopo da Declaração trata de questões éticas relacionadas à medicina, às ciências da vida e às tecnologias associadas quando aplicadas aos seres humanos.
II. A diversidade cultural e o pluralismo devem receber a devida consideração, todavia, tais considerações não devem ser invocadas para violar a dignidade humana, os direitos humanos e as liberdades fundamentais dispostos nesta Declaração.
III. O Meio Ambiente, a Biosfera e a Biodiversidade devem ser protegidos.
a )
 Somente a opção I está correta.
b )
 Somente as opções II e III estão corretas.
c )
 Somente as opções I e II estão corretas.
d )
 Somente a opção II está correta.
 
e )
 Todas as opções estão corretas.
QUESTÃO 4
(ENADE-2008) As relações de gênero assumem formas diferentes em diferentes sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações. Não obstante, têm em comum a diferenciação entre homens e mulheres, apesar da imensa variabilidade social da natureza da diferença. Um aspecto muito comum é que a diferença de gêneros se associa à desigualdade de gênero, com homens exercendo poder sobre as mulheres - alguns afirmam que universalmente, outros que quase universalmente.
(WALBY, Sylvia. Gênero. In: OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (Ed.). Dicionário do pensamento social do século XX. Trad. Eduardo Francisco Alves e Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. p. 332.)
O termo sociológico utilizado para conceituar a desigualdade estrutural de gênero em nossa sociedade é
a )
 paternalismo
b )
 homofobia
 
c )
 feminismo
d )
 liberalismo
e )
 patriarcado
QUESTÃO 5
ENADE-2012) Assunto de enorme importância neste novo milênio é o que diz respeito ao rápido desenvolvimento das ciências biomédicas, com destaque para as questões referentes à genética e, particularmente, à sua relação com o Direito Penal. O avanço do conhecimento científico e de suas aplicações técnicas, ao mesmo tempo em que suscita novas esperanças à coletividade, preocupa os indivíduos, dados os possíveis riscos e abusos decorrentes de uma "livre" investigação científica das ciências que tratam da vida. Nesse sentido, a Lei 11.105/2005 define como crime as manipulações realizadas com o fim de reproduzir um ser humano biologicamente idêntico a outro. Destacam-se, ainda, os seguintes documentos legais: a Constituição Federal do Brasil, que, em seu artigo 5.º, inciso IX, garante a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística e científica, bem como a liberdade de comunicação, independentemente de censura ou licença, e a Lei 11.105/2005, que, em seu artigo 26, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de pagamento de multa, para os responsáveis por clonagem humana.
Com base no contexto descrito acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A tipificação penal da clonagem humana revela a preocupação do legislador quanto à tutela de bens jurídico-penais supraindividuais, tal como a intangibilidade do patrimônio genético humano.
PORQUE
II. Sob a ótica de uma concepção científica, a pesquisa com clonagem de seres humanos tem respaldo jurídico, pois é positiva para o progresso científico da humanidade e constitui direito fundamental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
 As asserções I e II são proposições falsas.
 
b )
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c )
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d )
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e )
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
QUESTÃO 6
A política do Marquês de Pombal foi assimilacionista. Isso quer dizer que procurou quebrar o isolamento em que os jesuítas tinham mantido os índios nas missões e integrá-los a um povo brasileiro que estava em formação. Entre as principais medidas implementadas, quais foram as mais destacadas para o fim assimilacionista?
a )
 A imposição de formas de trabalho ocidental e o estímulo ao consumo de mercadorias e uso do dinheiro.
 
b )
 A transformação das missões em vilas, a emancipação dos índios dos religiosos e o estabelecimento de colonos entre os índios.
c )
 A imposição da língua portuguesa em substituição do nheengatu e a implantação de escolas.
d )
 O batismo das crianças indígenas e os casamentos interétnicos.
QUESTÃO 7
(ENADE-2008)
CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE?
As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Europeia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à equidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados.
São dois os temas mais específicos para essa legislação:
 
a )
 aborto e violência doméstica.
b )
 educação moral e trabalho.
c )
 liberdade de expressão e divórcio.
d )
 estupro e imigração clandestina.
e )
 cotas raciais e assédio moral.
QUESTÃO 8
A colonização do arquipélago dos
Marcia
Marcia fez um comentário
Muito bom.
0 aprovações
Carregar mais