Buscar

ADM Financeira e orçamentaria AP III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O trabalho de projeção da conta contábil ‘Receita Bruta de Vendas’ durante o processo de feitura do Orçamento exige alguns cuidados e procedimentos. Nesse sentido, devemos nos ater aos seguintes fatos:
a. Lembrar que toda Matéria Prima utilizada no processo produtivo é geradora de caixa ao negócio, sendo, portanto, desnecessária para a análise do nível de endividamento.
b. Lembrar que os estoques utilizados no processo produtivo, Mão-de-Obra diretamente ligada à produção e Materiais Auxiliares ligados à produção são os únicos componentes da ‘Receita Bruta de Vendas’.
c. Lembrar que as Matérias-Primas utilizadas no processo produtivo, Mão-de-Obra diretamente ligada à produção, Materiais Auxiliares ligados à produção e demais Gastos Gerais de Fabricação são parte da rubrica ‘Receita Bruta de Vendas’.
d. Lembrar que, juntamente com a rubrica ‘Receita Bruta de Vendas’, na DRE, temos uma conta contábil redutora do faturamento bruto que é representada pelos ‘Impostos sobre Serviços’.
e. Lembrar que, juntamente com a rubrica ‘Receita Bruta de Vendas’, temos algumas contas contábeis redutoras do faturamento bruto e essenciais para a análise e projeção orçamentária como as ‘Devoluções e Abatimentos’, ‘Impostos sobre Vendas’ e ‘Impostos sobre Serviços’
Com relação às análises vertical e horizontal é VERDADEIRO afirmar que:
a. Podem ser efetuadas pela simples divisão de dois números reportados nos demonstrativos. Em seguida, certamente, o analista precisará interpretar este índice, explicá-lo e manter a sua memória de cálculo guardada.
b. Podem ser efetuadas pela complexa divisão de todos os números reportados nos demonstrativos. Em seguida, certamente, o analista precisará interpretar cada índice, explicá-lo e manter a sua memória de cálculo guardada.
c. A despeito do trabalho exigido dos profissionais de finanças, as análises podem ser efetuadas pela simples divisão cada número reportado nos demonstrativos, não exigindo interpretações por parte do profissional.
d. A análise vertical é valiosa para o entendimento da evolução de cada conta do demonstrativo de resultados ao longo de um período de tempo. Enquanto que a análise horizontal permite apontar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados através dos períodos, caracterizando tendências.
e. A análise vertical e a análise horizontal permitem apenas apontar o crescimento de itens dos Balanços através dos períodos analisados, caracterizando tendências de crescimento ou queda das vendas da empresa analisada.
As projeções referentes a algumas contas são, normalmente, decisões estratégicas tomadas pelo responsável pelo Orçamento, ou mesmo pela Alta Administração da empresa que decorrem de decisões ligadas ao nível de liquidez (caixa), ou de endividamento da Organização. Assim sendo, por exemplo, teríamos as seguintes contas:
a. As contas relacionadas aos ‘Descontos sobre Vendas’ e ‘Antecipação de Recebíveis’ apenas por serem essenciais ao negócio e ao Orçamento de Caixa.
b. O Orçamento de Caixa nunca deve incluir contas contábeis relacionadas à liquidez do negócio. Mas sim as contas comerciais e operacionais que refletem a fabricação e vendas das mercadorias.
c. As contas ‘Resgate de Títulos’, ‘Aplicação em Títulos’ em bancos, ‘Recursos Captados de Longo Prazo e Empréstimos’, ‘Amortização de Empréstimos’ e ‘Pagamentos de Dividendos’, todas essenciais no planejamento Orçamentário e de Caixa.
d. Apenas e exclusivamente as contas ‘Resgate de Títulos’ e ‘Aplicação em Títulos’ em bancos, todas essenciais no planejamento Orçamentário e de Caixa.
e. Como as projeções referentes a algumas contas são, normalmente, decisões estratégicas tomadas em conformidade com a estratégia da Alta Administração da empresa podem contemplar as mais variadas contas contábeis, sem seguir regras ou critérios contábeis e gerenciais.
Segundo alguns estudiosos, os índices têm como finalidade principal permitir ao analista extrair tendências e comparar os quocientes com padrões preestabelecidos, oferecendo algumas bases para inferir o que poderá acontecer no futuro. Entretanto existem limitações, como por exemplo:
a. A falta de precisão da maioria dos números publicados pelas empresas e o consequente erro no cálculo de índices derivados dos valores reportados. Essas limitações são corriqueiras no caso das empresas abertas no Brasil.
b. A inexistência de padrões na feitura e cálculo de índices que permite as mais variadas análises e interpretações dependendo da empresa e do analista no momento do desenvolvimento do Budget.
c. As limitações de tais análises através de índices em razão de cada empresa utilizar um método diferente para contabilizar suas operações e movimentos, o que pode causar grandes discrepâncias quando comparamos uma empresa de um mesmo setor e atividade com outra.
d. A não obrigatoriedade de cálculo de índices financeiros que acabam por não criar uma ‘cultura’ de publicação dos mesmos por parte das empresas de capital aberto no Brasil, limitando em muito tais análises de comparações.
e. O trabalho de Planejamento Orçamentário faz com que o cálculo de índices seja secundário e não obrigatório. Esta prática acaba por distorcer valores quando comparamos diferentes indústrias.

Outros materiais