Buscar

Relatório Gerador de Vandergraf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
	CURSO
	ENGENHARIA 
	TURMA
	3008
	DATA
	07/03/2018
	GRUPO
	Romualdo da Silva Silveira 201602092915
	TÍTULO
	Gerador de Van de Graaff
	OBJETIVOS
	Verificar Eletrização 
	
	
	INTRODUÇÃO
	
O que é?
O Gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Electrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal.
Robert Van de Graaff (1901-1967), físico Americano, foi o criador do instrumento. Ele construiu o primeiro destes geradores, por volta de 1930, para acelerar Partículas Atómicas. A seguir, vemos a estrutura básica do gerador, na figura 1.
Figura1: Estrutura Básica do Gerador de Van de Graaff
Como funciona? Como gerar Cargas Elétricas?
No interior do Gerador de Van de Graaff, a Correia Móvel está acoplada a uma Roldana de Plástico. Quando o Motor acciona a Roldana, a Correia fricciona a Roldana de Plástico, transferindo Cargas Negativas para ela. Enquanto o Motor continua a accionar a Roldana, as Cargas Negativas na Roldana acumulam-se e induzem Cargas Positivas na Escova de Metal de forma afiada. 
O Campo Elétrico, entre a Roldana e a Escova, aumenta e o ar à volta da Escova Ioniza-se. As Cargas Positivas das moléculas de ar são repelidas da Escova e transferidas para a superfície da Correia. Estas Cargas Positivas são a seguir transportadas para dentro da cavidade da Esfera de Metal, que se chama Abóbada, e transferidas, a partir da Escova de Metal de forma afiada, para a Abóbada Esférica, através da Ionização do ar. Este processo permite acumular uma grande quantidade de Cargas Positivas na superfície da Abóbada Esférica e o seu potencial aumenta.
Quando o Bastão de Metal é colocado perto da Esfera de Metal se a diferença de Tensão entre o Bastão de Metal e a Esfera de Metal chegar a atingir 30,000 Volts por centímetro de ar seco. Uma Corrente flui da Esfera de Metal para o Bastão de Metal, através do ar seco, podendo ver-se as correspondentes faíscas,
Quando se toca a Esfera Metálica com as mãos, o cabelo da pessoa fica em pé. Cada fio do cabelo é carregado com a mesma carga, repelindo-se mutuamente.
	MATERIAIS 
	
Gerador de Van de Graaff
Bastão com esfera
	PROCEDIMENTOS
	
Quando uma esfera está eletrizada, as cargas em excesso repelem-se mutuamente e por isso migram para a superfície externa da esfera, atingindo o equilíbrio eletrostático. Assim, o campo elétrico dentro da esfera (em equilíbrio eletrostático) é nulo, já que não há uma força que atraia uma carga para dentro do corpo. No interior da esfera, portanto, fica sem campo elétrico.
Colocando dois condutores (positivo e negativo) no recipiente com óleo e fubá, com duas pequenas hastes de metal, conectadas respectivamente em seus condutores, observou o deslocamento do fubá, formando as linhas de campo.
Numa esfera condutora, com carga Q e raio a, a força repulsiva entre as cargas do mesmo sinal, faz com que as cargas se distribuam em forma uniforme, na superfície da esfera. Existe assim simetria esférica, e as linhas de campo deverão apontar na direção radial. 
Figura 2: Gerador de Van de Graaff utilizado no experimento em laboratório
	RESULTADOS
	
Quando você se encosta no gerador ele por contato eletriza-se com a mesma carga do gerador, fazendo com que o fubá localizado na placa comece a sua movimentação pelas linhas de forças.
 Respostas das Perguntas da Lista
1) A região “C” as linhas de campo se direcionam para o centro da placa que está localizado o pólo negativo, já na região “B” as linhas de campo não possuem mas um destino pois ficam com interferência causada pela quantidade de objetos (hastes do pólos tanto positivos quanto negativos e as próprias linhas de campo em volta) sendo assim ficam “perdidos” e a região “A” os que estão em excesso vão para o centro onde está localizado o parafuso.
2) As linhas de campo no interior do anel são confusas, pois possuem interferência causadas por várias formas de linhas de campo entre o anel e o parafuso, pois as geometrias das linhas de campo se sobrepõe e se misturam causando esse fenômeno.
	CONCLUSÃO
	No meio entre os dois pólos existem em excesso eletrizações deixando as linhas de campo sem direção pois existe em todas as direções um condução magnética causado por um pólo.
	BIBLIOGRAFIA
•	Gerador de Van de Graaff. Encontrado em:
http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/moreinfo/2_3_7_VanGraafGenerator.html?_sm_au_=iMVjRQ6tfvRQN3NM. Acesso em: 15 de Agosto de 2014.
•	FÍSICA-Gerador de Van de Graaff. Encontrado em:
http://auladecampoccbjan20093g4.blogspot.com/2009/01/gerador-de-van-de-graaff.html. Acesso em: 15 de Agosto de 2014.

Continue navegando