Buscar

Desafio Profissional Anhanguera Semestre 4

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ANHANGUERA FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
SÉRIE: 4ª
Disciplinas norteadoras: CIÊNCIAS SOCIAIS, DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, GEOGRAFIA POLÍTICA, CARTOGRAFIA, ESTATÍSTICA APLICADA À GEOGRAFIA E MULTIMEIOS APLICADOS À GEOGRAFIA.
	
 VALDIRENE APARECIDA DA SILVA RA: 1299135492
 DESAFIO PROFISSIONAL
	
TUTORA: REJIANE PLATERO 
BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS
21/11/2017
INTRODUÇÃO
Breve Histórico-Cidade de Matozinhos Minas Gerais – MG localizada a 47 Km da capital Belo Horizonte e pertence a RMBH – Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os remanescentes da antiga bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco foram primeiros habitantes civilizados que chegaram à região onde hoje se localiza Matozinhos. Após a morte do bandeirante, seus companheiros dispersos procuraram se instalar, apossando-se das terras ao redor de onde se encontravam. Há vestígios comprovantes de que toda a região fora anteriormente habitada por indígenas, muito embora não se conheça ao certo suas tribos e costumes característicos. As terras de Matozinhos saíram das que compunham três antigas sesmarias doadas ao tenente. José de Souza Viana, a Dona Isabel Maria Barbosa de Ávila.
 O povoado, que foi denominado Matozinhos, (este nome foi atribuído de acordo com informações de moradores mais antigos da cidade devido a vegetação rasteira existente) iniciou se ao redor da capela do Senhor Bom Jesus, que foi edificada no local onde fora descoberta uma imagem do santo, entre ruínas de antigo acampamento. O senhor Bom Jesus, passou então a ser o padroeiro do lugar e até hoje, multidões de fiéis fazem romaria à cidade, no mês de setembro. 
Em 23 de agosto de 1823 o povoado foi elevado à categoria de freguesia, com o nome de Freguesia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, e até 1943, pertenceu sucessivamente a Sabará, Santa Luzia e Pedro Leopoldo. Em 1º de janeiro de 1944 foi elevado a município, com nome de Matozinhos, sendo elevada a Sede de Comarca em unho de 1955. 
Matozinhos está situada em um planalto, por isso o aspecto geral do seu território é montanhoso, sendo o Pico da Roseira seu ponto mais elevado, com 1.011 metros de altitude. Moradores que ajudaram e contribuiram muito pelo crescimento da cidade, possuem homenagens como nome de ruas, escolas, creches. Exemplo: Bento Gonçalves (Escola Estadual), Caio Martins uma das principais avenidas da cidade que inicia no trecho da Rodovia 424, passando pelo bairro Floresta e Centro da cidade, Agripa de Vasconcelos um importante escritor, Hermelita Soares Horta (Escola Estadual) e uma das moradoras que fez muito pela área da Saúde em Matozinhos foi Dona Wanda Andrade Drummond que fundou em 1970 o único Hospital da cidade, denominado como uma Fundação, este hospital atendeu por muitos anos demandas do SUS, convênio e particulares, hoje devido a impasses políticos o Pronto Atendimento está no mesmo local que funcionava o Hospital gerando uma má qualidade no serviço de saúde por parte do SUS, de acordo com moradores da cidade.
A informação pode ser confirmada através do seguinte link
http://www.otempo.com.br/cidades/%C3%BAnico-hospital-de-matozinhos-%C3%A9-reaberto-1.671335
PASSO 1
Bairro Floresta ou Conjunto Habitacional Vitalino Fonseca localizado na cidade de Matozinhos – Minas Gerais 
Numero de ruas: 52 
Residências: 836
Estabelecimentos públicos: 
- 1 Unidade Básica de Saúde inaugurada em 18 de agosto de 2017
- 1 Posto de Saúde desativado
- 1 escola Municipal de Ensino Fundamental 
- 2 quadras de esportes 
- 1 academia ao ar livre 
- 1 creche
- 1 Campo de Futebol conhecido como Campo do Botafogo
- Comércios: possui aproximadamente 40 pontos comerciais entre eles escolar particular, mercearias, barbearias, padarias, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, bares, reformadoras de calçados, papelaria, bazar, sorveteria, pet-shop, posto de combustível, casa lotérica, oficinas mecânicas, depósito de materiais de construção, açougue, loja de peças automotivas e distribuidora de produtos de limpeza , hotel, farmácias.
- 2 Indústrias sendo uma de Processos Metalúrgicos e outra Siderúrgica.
População atual: 2102 habitantes de acordo com último Censo IBGE 2010
Perfil dos moradores:
Homens: 983 Mulheres: 1119
Idade:
0 a 4 anos.......119........7.7%
5 a 14 anos ....442......25.1%
15 a 64 anos....1170.....70,5%
65 anos+.........371........4,4%
Estado civil da população do bairro: 754 casados, 298 divorciados, 770 solteiros, 200 amasiados, 80 viúvo(as) 
Nível de escolaridade:
20% possui ensino médio completo
10% possuem curso superior
24% frequentam a escola 
46% são moradores não alfabetizados ou analfabetos funcionais e que possuem ensino fundamental ou médio incompleto. 
	Faixa Etária
	População
	Porcentagem
	0 a 4
	119
	5.66%
	5 a 14
	442
	21.03%
	15 a 64
	1170
	55.66%
	+65
	371
	17.65%
PASSO 2
O Conjunto Habitacional Vitalino Fonseca, atualmente chamado de Bairro Floresta, foi construído no ano de 1983 através de uma parceria com COHAB (Companhia de Habitação de Minas Gerais) em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Matozinhos e está concentrado numa região rodeada por fazendas e terrenos antigos o que normalmente no período de seca causa na população doenças respiratórias, de acordo com conversas com moradores do bairro originalmente as ruas tinham nenhum tipo de Pavimentanção e Saneamento Básico. Na planta antiga do bairro, o Conjunto Habitacional Vitalino Fonseca era localizado a partir da Rua Jair Teixeira até a Rua Valdívia Lima.
 Com o crescimento populacional ao longo dos anos foram vendidos e doados outros terrenos e atualmente de acordo com informações dos próprios moradores o bairro não apresenta mais a característica de um Conjunto Habitacional, pois possui ruas quase na sua totalidade pavimentadas ou calçamento, possui Rede de Esgoto mas a mesma atualmente não suporta o tamanho crescimento do bairro, existem reclamações de retorno de mau-cheiro da rede de esgoto e sempre podemos observar o agravamento na época das chuvas
 Este trabalho foi desenvolvido a partir de pequenas entrevistas com moradores do bairro, pesquisas na internet e informações colhidas na UBS Vitalino Fonseca onde atualmente trabalho, apesar de não ser o bairro que eu resido, optei pelo bairro Floresta porquê nele se concentra uma das maiores indústrias poluidoras da cidade a Fergubel- Ferro Gusa Bela Vista, antigamente era chamada de Inbrasil e até mesmo alguns lotes no bairro foram doados como forma de indenização a trabalhadores da Inbrasil que decretou falência devido a sonegação de impostos e poluição ambiental como resido na parte alta da cidade, a poluição gerada da Fergubel não atinge.
 A cidade é banhada pelo Ribeirão da Mata, onde já existiu esgoto a seu aberto. 
 Hoje grande parte do esgoto da cidade de Matozinhos é tratado, o Projeto Manuelzão da UFMG contribuiu muito para esta melhoria em parceria com a COPASA, Prefeituras das cidades banhadas pelo Ribeirão da Mata, iniciativa privada e conscientização dos moradores.
Mapa Aéreo do Bairro Floresta
Mapa Cartográfico do bairro Floresta 
Número de residências x Ruas x Estabelecimentos Comerciais 
Faixa Etária Populacional
PASSO 3
Unidade Básica de Saúde Vitalino Fonseca localizada na Rua Luciano Pereira nº 81 
Inaugurada em 18 de agosto de 2017.
Representou um marco na história do bairro, sendo a Segunda UBS padronizada inaugurada na cidade de Matozinhos.
Completa infraestrutura para Atendimento Médico Geral, Odontológico, Enfermagem, Vacinação, Curativos, Triagem,Coleta de Exames Laboratorais (ainda não ativada ),Sala ampla para Atividades Educativas (tais como Palestras sobre temas referente de Área da Saúde e Bem-estar), Ampla Sala de Espera entre outros atendimentos, proporcionandomelhor atendimento para os pacientes do bairro e também privacidade e até mesmo bem–estar para colaboradores , um vez que a o antigo Posto de Saúde os pacientes reclamavam de falta de privacidade nos atendimentos, e espaço físico precário.
Escola Municipal Álvaro Drumond – Ensino Fundamental
Foto Creche Municipal Wladimir Pezzini localizada na Rua Jair Apolinário, 15
Academia ao ar livre 
Quadra de esportes
Área localizada numa rua não pavimentada onde moradores descartam de forma restos de materiais de construção, o que pode ocasionar pragas como escorpiões, baratas e ratos. Constantemente o Setor de Obras da Prefeitura retira o entulho, mas a conscientização dos moradores é algo complicado.
PASSO 4
Mapeamento principais doenças que atingem os moradores do bairro 
Dados coletados Na Unidade Básica de Sáude Vitalino Fonseca referentes aos meses Setembro e Outubro
PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ATINGEM MORADORES DO BAIRO FLORESTA
1º LUGAR: hipertensão 38% dos casos registrados
2º LUGAR: diabetes 22% dos casos registrados
3º LUGAR: IRA – Infecção respiratória aguda 20% dos casos registrados
4º LUGAR: Virose bacteriana 7% dos casos registrados 
5° LUGAR: verminoses 8 % dos casos registrados 
6º LUGAR : 7% pacientes cardíacos
Estes dados foram coletados através de pesquisa com as ACS (Agentes Comunitárias de Saúde), o bairro é dividido em 5 microáreas , porém a Prefeitura alega ter condições apenas de arcar com 4 ACS no bairro, no caso uma microárea é descoberta e a Equipe de ACS apresenta dificuldades em realizar um bom trabalho , devido a faltar uma ACS e revezamento de uma ACS por dia para serviços de recepção na Unidade a cada dia, acaba que reduz o número de visitas das mesmas.
PASSO 5
 A principal causa de doenças no bairro é a Fergubel , pois crianças e adultos desenvolvem alergias ao pó preto que acumula nas residências do bairro e a Fergubel está localizada ao lado da Escola Municipal Álvaro Drummond. Existem várias reclamações contra a empresa por parte de moradores do bairro Floresta a adjacências, mas a infelizmente a própria Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Matozinhos não consegue resolver a situação.
Link de Grupo de Facebook de Moradores da cidade que tentam de todas maneiras uma solução para este impasse.
"MATOZINHOS CINZENTA"
https://www.facebook.com/groups/504506036426189/
 Na cidade em geral no período das secas, por ter fazendas e terrenos nos arredores, acontecem muitos incêndios criminosos.
 Este ano de 2017 foi implantada na cidade a Coleta Seletiva, uma iniciativa interessante para Conscientização Ambiental da População, pensando nas gerações futuras.
 No bairro Floresta/Conjunto Vitalino Fonseca a coleta é realizada 3 vezes na semana. Porém temos um situação desagradável pois alguns catadores de reciclagem reviram os sacos de lixo e deixam os mesmos rasgados dificultando o trabalho de coleta do lixo.
 Outra situação relatada pelos moradores em pequenas conversas com os mesmos é a Rede Esgoto ineficiente, ouseja no período das chuvas o retorno do mal- cheiro é grande , pois devido ao crescimento do bairro e aumento de casas é muito importante esta readequação, sempre vemos algum desentupimento na rede diariamente ao passar pelas ruas do bairro. Existe o projeto desta readequação mas a indiferença entre o Poder Legislativo e Executivo está causando atraso em diversas melhorias que poderiam ocorrer na cidade no geral.
 O bairro Conjunto Vitalino Fonseca também apresenta ineficiência no Transporte Público, o que na verdade acontece também em todos bairros da cidade, ônibus atrasados, assaltos entre outros problemas, tarifa cara.
 Índice de desemprego alto na cidade devido ao fechamento de várias empresas no Distrito Industrial da cidade.
 Proponho ao poder público repensar o descaso que o atual Prefeito Antonio Divino de Souza, pois o mesmo foi reeleito, porém a cidade é composta na maioria por uma população carente que é maltratada no Pronto Atendimento, por questões politicas.
 Os Vereadores que tanto fizeram planos nas eleições passadas estão apenas preucupados em aumentar o próprio salário, o máximo possível.
 A atual Secretária Municipal de Saúde, cargo comissionado, não está nem um pouco preucupada com situação caótica da saúde na cidade. O foco principal desta senhora é ofender a Equipe de PSFs(Médicos e Enfermeiros) com arrogância, são comentários dos próprios trabalhadores e também os moradores que procuram a mesma e ela nem sequer atende .
Deixo claro meu desabafo como cidadã matozinhense, temos uma Prefeitura preocupada em tirar fotos bonitas e vídeos bonitos para colocar na internet, criando uma ilusão de um governo melhor que a cidade já teve, porém não adianta reclamar nada sobre os problemas do bairro e da cidade. As respostas são sempre evasivas jogando a culpa pra outra Secretaria e assim a insatisfação dos moradores aumenta, porém os mais abastados que não precisam dos Serviços Públicos aplaudem as obras que foram aprovadas desde governos anteriores e os menos favorecidos sofrem com os problemas cotidianos da cidade.
CONCLUSÃO
 Durante o desenvolvimento deste trabalho relatei algumas situações que realmente deveriam ser tratadas com mais cuidado e atenção.
 A Unidade Básica de Saúde Vitalino Fonseca apesar de todas as dificuldades enfrentadas conta com uma Equipe Exemplar.
 Não poderia deixar elogiar neste trabalho o Doutor Márcio Antônio Ferreira dos Santos, Médico do Programa Mais Médicos, muito querido pelos pacientes do bairro por ser um Médico Humanizado e carinhoso com os pacientes.
Também o Coordenador da UBS Enfemeiro Luiz Henrique Prado Coelho, de um ética ímpar tanto no tratamento dispensado aos pacientes como na coordenação da equipe da unidade.
 Também agradecer a todas as Agentes Comunitárias de Saúde que apesar de tanta correria no dia-a-dia auxiliaram na pesquisa para elaboração deste trabalho com muita boa vontade.
Percebi o quanto a Conscientização Ambiental é de suma importância em toda e qualquer sociedade, pois as consequências da degradação causada pelo homem atingem a todos e não apenas a uma parte dela, dentro deste trabalho pude expor um pouco do que aprendi nas seis disciplinas que estão sendo estudadas durante o decorrer deste semestre porem a disciplina de estatística foi a que mais pude utilizar os conhecimentos adquiridos nela dentro deste trabalho. 
 A confecção dos gráficos, a análise do bairro, tomar conhecimento das áreas que sofrem com os problemas ambientais tudo isso e importante para que o estudante e futuro professor de Geografia possa aprender para no futuro ensinar aos seus futuros alunos a interpretar dados a partir da analise de problemas ambientais.
 Neste trabalho de certa forma fiz um Espero que este trabalho contribua para que as pessoas mudem de atitude e protejam mais o nosso mundo. 
 
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Sistema Único de Saúde. Projeto Saúde e Meio Ambiente: meu bairro, minha casa. Disponível em: <www.ideiasus.fiocruz.br/portal/index.php/promocaoda-saude/1047-projeto-saude-e-meio-ambiente-meu-bairro-minha-casa-equipe-desaude-da-familia-jardim-sofia>. Acesso em: 23 mar. 2017.
 
CONCLUSÃO
É a parte final do trabalho, o último elemento textual, onde o pesquisador pode expor seu ponto de vista com base nos resultados que avaliou e interpretou. A conclusão faz um fechamento do trabalho. 
Obs.: Na conclusão não deve haver desenvolvimento de tema.
APÓS FINALIZAR, APAGUE ESSA PARTE COM AS INSTRUÇÕES
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS
ABNT, pois as referencias são conjunto de publicações (livros, revistas, teses, dissertações e outras fontes) utilizado na elaboração do seu trabalho. 
 (<www.scielo.br/pdf/csp/v18n6/13268.pdf>)
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Sistema Único de Saúde. Projeto Saúde e Meio Ambiente: meu bairro, minha casa. Disponível em: <www.ideiasus.fiocruz.br/portal/index.php/promocaoda-saude/1047-projeto-saude-e-meio-ambiente-meu-bairro-minha-casa-equipe-desaude-da-familia-jardim-sofia>. Acesso em: 23 mar. 2017.
SOARES, S. R. A.; BERNARDES, R. S. & CORDEIRO NETTO, O. M. Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente: elementos para formulação de um modelo de planejamento em saneamento. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(6):1713-1724, nov-dez, 2002. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/csp/v18n6/13268.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2017.
UNESCO. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: 2010. Disponível em: <http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001- 000047000/000046258.pdf>. Acesso em 23 mar. 2017.
APÓS FINALIZAR AS REFERÊNCIAS, APAGUE ESSA PARTE COM AS INSTRUÇÕES

Continue navegando