Buscar

Legislação Penal Extravagante

Prévia do material em texto

Legislação Penal Extravagante
Crimes Hediondos 
Aquele que é inadmissível perante a sociedade.
Os crimes hediondos por equiparação são o tráfico, a tortura e o terrorismo, já que estes crimes estão previstos pela CF.
A lei 8.072 taxa os crimes hediondos, que são necessariamente dolosos, independente de serem tentado ou consumado. São eles:
Homicídio, exceto se for privilegiado ou culposo.
Obs. No caso de crime privilegiado qualificado, as circunstâncias pessoais prevalecem sobre o caráter objetivo.
Lesão corporal de natureza gravíssima, ou seguida de morte
Latrocínio;
Extorsão qualificada pela morte;
Extorsão mediante sequestro e na forma qualificada;
Estupro;
Estupro de vulnerável;
Epidemia com resultado morte;
Falsificação... de medicamento;
Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou de vulnerável;
Genocídio;
Os crimes hediondos não são passiveis de anistia, indulto, graça, ou fiança. Sua pena começa no regime fechado, e a progressão de pena é na proporção de 2/5 se o réu for primário, ou de 3/5 se o réu for reincidente. Esses crimes terão preferência de julgamento. 
Se esses crimes forem cometidos por militar, contra um civil, será de justiça penal, já se contra outro militar, será competência militar.
É possível a prisão temporária, por 30 dias que poderá ser prorrogável, ela serve à investigação.
Crime de Tortura
Qualquer um pode cometê-la, mas se for feito por agente público, em razão, de suas funções a pena será aumentada, além de perder o cargo e interdição para não exercer tais funções. E se for cometida contra idosos, criança, adolescente, grávida, gestante, deficiente físico ou mental, também haverá aumento. 
A tortura é um sofrimento extremo seja de ordem física ou mental. Há cinco modalidades:
Tortura prova: a finalidade é buscar uma confissão da pessoa torturada ou de terceiro;
Tortura crime: a finalidade é obrigar outrem a cometer um crime. O torturador responderá também pelo crime que ele obrigou o outro a fazer.
Tortura racial: é a tortura discriminatória. Difere-se de injúria racial, pois essa agride a honra da pessoa, e do crime de racismo, pois este atinge todo o gênero e não uma pessoa determinada.
Tortura castigo: é cometido contra aquele que está em sua guarda, para fins disciplinares.
Tortura por omissão: aquele que se omite em face das torturas. A pena será de 1 a 4 anos.
Se resultar lesão corporal a pena será de 4 a 10 anos. E se resultar morte a pena será de 8 a 16 anos.
Tráfico de drogas
É tutelada a saúde publica, o objeto material será a substancia entorpecente, que será definida pela ANVISA. Pode ser cometida por qualquer um - só será próprio no caso de prescrever de forma intencional medicamento ou droga ilícita, já que será cometido por médico - e será contra a coletividade, além dos incapazes prejudicados. 
Tráfico privilegiado: as penas poderão ser reduzidas de 1/6, a 2/3, desde que o agente tenha bons antecedentes, seja réu primário e não se dedique a atividades criminosas. É o único caso que não se trata de crime hediondo.
O individuo não pode responder em liberdade por estes crimes.
Condutas: oferecer drogas, associação para o tráfico, financiar a prática destes crimes, colaborar com grupos destinados à prática deste crime, induzir alguém a consumir droga, conduzir embarcação ou aeronave sob o efeito de entorpecente.
Posse de drogas para uso pessoal 
		Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trazer consigo para consumo pessoal, drogas sem autorização. Assim como quem semeia, cultiva ou colhe. As penas são:
Advertência sobre os efeitos da droga, o usuário vai até a delegacia e assina um termo circunstanciado; 
Prestação de serviço a comunidade;
Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
	Caso haja o descumprimento das sanções, o juiz pode fixar multa de até 5 meses e no caso de reincidência, de 10 meses. 
	O juiz poderá também colocar a disposição do usuário estabelecimento de saúde ambulatorial.
		A competência será do JECRIM.
		Abuso de autoridade
				A autoridade é a pessoa que tem cargo, emprego, ou função pública. Tanto os concursados quanto os cargos eletivos. Inclusive civis e militares excepcionalmente o particular poderá responder, pela comunicação das elementares do tipo.
		Somente na modalidade dolosa, crime formal e não admite tentativa.
		A pena de 10 dias a 6 meses e perda do cargo.
Lavagem de dinheiro 
				É dar uma lícita a algo que eu obtive de maneira ilícita.
				Para haver a lavagem é necessário um crime, ou contravenção penal anterior, chamado de crime principal. E a lavagem será o crime acessório. Sendo que o autor deste não precisa ser o autor do crime principal, mas se for responderá em concurso material de crime. E os processos de ambos os crimes não precisam ser julgados em conjunto.
					A única coisa que a lavagem precisa é da prova de materialidade do crime anterior, independente de ter processo ou não.
					O objeto material será dinheiro, bens e direitos, ocorrerá somente na modalidade dolosa, o objeto jurídico é o sistema financeiro, a administração da justiça. Qualquer pessoa pode cometer o crime, podendo haver concurso de agentes. Não se esquecer da associação criminosa (3) e organização criminosa (4). A competência será da Justiça Estadual se for dentro do país, e da Justiça Federal, se envolver 2 ou mais Estados estrangeiros.
		Fases da lavagem:
 Colocação: Ela consiste na introdução dos valores no sistema financeiro. Várias técnicas são indicadas: doutrina costuma citar o “Smurfing” – são diversos pequenos depósitos bancários sendo realizados. De modo que não atinja a quantia suficiente para levantar suspeita.
 Dissimulação: Nesta fase são realizadas várias operações financeiras, de modo a encobrir a origem ilícita dos valores. Alguns doutrinadores a denominam de mascaramento. Depois de atingida certa quantidade de dinheiro em determinada conta, os criminosos começam a movimentar o numerário, distribuindo-o, muitas vezes, em diversas outras contas, objetivando não levantar suspeita a nenhuma delas, que acabam ficando com quantias baixas.
 Integralização: (que não é requisito para se configurar a lavagem no Brasil) Com a aparência lícita, os recursos são utilizados para financiar a prática de novos ilícitos penais. O dinheiro vai se acumulando e uma hora ou outra deverá ser reinvestido, e acaba sendo utilizado no custeio de novas práticas delituosas.
				O COAF é um órgão administrativo que foi criado para fiscalizar e trocar informações, com a PF, MP, RF etc. Não tem caráter punitivo, apenas emite parecer. Foi criado à semelhança do GAF, que é internacional.
			Crimes Tributários 
				Cumula sanção penal e administrativa.
				A responsabilidade é objetiva, independe de culpa ou dolo. Exceto a sonegação fiscal.
				Comete o crime o contribuinte ou o sujeito passivo tributário contra a Fazenda pública. Apesar de a PJ poder ser responsabilizada, a lei não menção, logo não dá. O objeto material será o tributo e as obrigações acessórias. É um crime formal, não necessita de prejuízo ao Erário.
				Para cobrar tributo é necessário o lançamento, ou seja, a notificação formal, sem o lançamento não dá pra configurar o crime.
				Os crimes serão omitir informação, fraude, falsificação. E pode ser cometido também por funcionário público. 
		Crimes contra o sistema financeiro nacional
 		Código de trânsito brasileiro
	São de competência do JECRIM, exceto racha e embriaguez. Atingem a esfera penal, civil, e administrativa.
	O CTB incide na malha viária, inclusive na garagem do shop e condomínio fechado.
	São crimes do CTB, a fraude no procedimento de trânsito, excesso de velocidade próximo às escolas, hospitais, onde há grande movimentação de pessoas, entrega de veículo a pessoa não autorizada, dirigir veículo sem a PPD, ou habilitação por estarem suspensas. 
Além de racha, que é competição não autorizada, o sujeito ativo será o condutor do veículo, e os espectadores podemresponder como partícipe. Necessário o concurso de no mínimo 2 veículos e seu respectivo liame subjetivo. 
Homicídio culposo na direção de veículo automotor, de 2 a 4 anos, há causas de aumento, e qualificadora caso o agente esteja embriagado, ou em decorrência de racha, e continua a mesma pena. Não há concurso entre este artigo e racha ou este artigo e embriaguez ao volante.
Lesão corporal na direção de veículo automotor há as causa de aumento: - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação; II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros. V - estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos
Omissão de socorro é subsidiário, só sendo aplicado se não houver crime mais grave.
Fuga do local para garantir a impunidade do ilícito penal ou civil, excesso estado de necessidade.
		Embriaguez ao volante, crime de perigo abstrato, não é obrigatório o exame do etilometro, mas o CPP admite qualquer prova, testemunha, documental, etc.

Continue navegando

Outros materiais