Buscar

Psicologia Escolar e Projeto Político Pedagógico

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102388588)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a atuação do psicólogo escolar afirma-se: I. A partir de problemas que já ocorreram ou que podem vir a ocorrer, traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência de tais problemas ou atenuem sua intensidade. PORQUE II. O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva.
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 2a Questão (Ref.: 201102388475)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um dos objetivos finais da escola é socializar o conhecimento científico elaborado historicamente. Para que isso ocorra espera-se dos alunos padrões de comportamento e de atitudes que conduzam ao sucesso escolar.
I. Os problemas apresentados pelos alunos decorrem, na maioria das vezes, de sua inabilidade. Cabe ao psicólogo escolar contemporâneo diagnosticar o problema do aluno e encaminhá-lo para tratamento clínico e/ou para classes especiais.
II. É preciso compreender o aluno como sujeito relacional. Cabe ao psicologo escolar contemporâneo analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino, de modo a contribuir para a elaboração de procedimentos educacionais que atendam tanto necessidades coletivas como individuais.
III. É preciso que o psicólogo escolar desenvolva estratégias de ação centradas na identificação dos problemas psicológicos dos alunos, enquadrando-os em categorias diagnósticas, de modo a contribuir para a constatação de que a maioria dos problemas que acometem a escola começa no próprio aluno.
Considerando a perspectiva atual de trabalho do psicólogo escolar, está INCORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas I e III
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102388593)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o surgimento da Psicologia Escolar afirma-se: I. Surgiu no ano de 1876, nos Estados Unidos, com a publicação de um artigo de Lightner R. Witmer sobre crianças com dificuldades de aprendizagem. II. Surgiu no ano de 1867, na França, com a publicação de uma pesquisa realizada por Alfred Binet sobre memorização. III. Surgiu no final do século XIX, a partir de pesquisas e práticas de profissionais norte-americanos e europeus. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas III
	
	 4a Questão (Ref.: 201102388541)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que:
		
	 
	Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.
	
	 5a Questão (Ref.: 201102388429)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre as características do universo escolar é correto afirmar que:
	 
	O universo escolar está perpassado por relações entre diferentes sujeitos.
	
	 6a Questão (Ref.: 201102388607)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Psicologia Escolar é uma área de atuação profissional que teve seu surgimento impulsionado, sobretudo, pela necessidade de:
		
	 
	Ampliar a compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem.
	
	 7a Questão (Ref.: 201102388619)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar brasileiro foi:
		
	 
	Atender e diagnosticar crianças com problemas de aprendizagem escolar.
	
	 8a Questão (Ref.: 201102388420)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que concerne aos conhecimentos necessários a atuação do psicólogo na escola, podemos afirmar que:
I- O psicólogo deve conhecer as diferentes patologias para poder identificá-las nos alunos.
II- O psicologo deve conhecer os processos cognitivos de atenção, memória e pensamento para poder identificar dificuldades de aprendizagem relacionadas com esses processos.
III- O psicólogo deve ocupar-se somente das questões relacionais, e o conhecimento sobre relações interpessoais é necessário a sua prática.
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	 
	I e II
	1a Questão (Ref.: 201102388763)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se:
I. O PPP deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais.
II. Os profissionais da escola normalmente não apresentam competência para debater temas que devem fazer parte de um PPP.
		
	 
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	 2a Questão (Ref.: 201102388677)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) É fundamental ressaltar o quanto as condições objetivas de trabalho limitam a constituição da consciência docente integral: classes lotadas, extensa jornada de trabalho, baixos salários, muitas faltas docentes, dia-a-dia escolar atribulado, solidão em sala de aula, excesso de barulho, burocracias são os elementos principais que constituem o conjunto de tais condições. Diante desse panorama, os professores sucumbem, adoecem, por vezes desistem de ensinar. Nesse cenário, como resistir à ruptura entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica? Por outro lado, contraditoriamente, vimos professores buscarem formas mais humanas e humanizadoras de conduzir sua atividade pedagógica e organizar suas ações na escola. Observamos docentes desdobrarem-se para planejar as aulas mesmo diante da grande carga horária de trabalho. Assistimos a professores refutando os discursos ideológicos que culpabilizam o aluno e a família pobre pelo fracasso escolar. Vimos tentativas de produzir um trabalho verdadeiramente coletivo. Em síntese, observamos a luta diária e incessante de grande parte dos docentes por uma escola pública de qualidade e por um trabalho pedagógico menos alienado. (...)¿ A partir do trecho acima e com base no que estudamos sobre PPP, afirma-se: I. O PPP, como realidade escolar, dificilmente estará presente numa escola, visto que tem cunho eminentemente utópico. PORQUE II. A educação, de forma geral, não tem propósitos.
		
	 
	As afirmativas (I) e (II) são falsas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201102388729)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a educação, afirma-se: I. A educação é o processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. PORQUE II. A educação formal ocorre predominantemente na escola.
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	 4a Questão (Ref.: 201102388709)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos. (I) Por estrutura entende-se apenas o espaço físico. (II) Por dinâmica de funcionamento entende-se sobretudo as regras. (III) Por objetivos entende-se a intenção de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em:
	 
	Apenas III
	
	 6a Questão (Ref.: 201102388713)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A educação, enquanto fenômeno social, pode ser definida como: I. Processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. II. Processo organizado da mesma forma, independente da cultura a que se refere. III. Processo que se caracteriza basicamente por ocorrer em instituições escolares. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas I
	
	 7a Questão (Ref.: 201102388674)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿(...) No decorrer da observação do cotidiano escolar,durante um ano letivo, percebemos que embora existissem eixos de organização do trabalho pedagógico na escola, não havia um projeto político pedagógico entendido como atividade, pois nem todos os professores tinham consciência desses eixos de organização e dos fins das ações componentes da atividade pedagógica. O projeto aparecia mais como uma possibilidade do que como realidade. Embora o trabalho coletivo fosse uma meta, planejar as ações pedagógicas raramente era uma atividade dos professores em conjunto. A atividade pedagógica escolar encontrava-se fragmentada e, por vezes, dissonante dos motivos individuais da atividade profissional dos professores. (...)¿ A partir do trecho acima, constata-se que:
		
	 
	O PPP está associado a práticas democráticas de expressão de posicionamentos individuais e construção de projetos coletivos.
		 1a Questão (Ref.: 201102388827)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Leia as afirmações a seguir:
I- O psicólogo escolar deverá destinar especial atenção às crianças que ingressam numa escola pela primeira vez. Isso porque a criança está muito acostumada ao seu universo familiar e pode estranhar o novo universo escolar.
II- O psicólogo escolar não deverá destinar especial atenção às turmas de alunos que acabaram de ingressar num novo segmento do ensino (como ingresso no primeiro segmento do Ensino Fundamental, ingresso no segundo segmento do Ensino Fundamental ou ingresso no Ensino Médio), já que tais alunos são antigos na escola e estão acostumados às suas regras.
III- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos.
Sobre o papel do psicólogo escolar nos processos de adaptação escolar, está INCORRETO o que se afirma na:
	 
	Afirmativa II
	 2a Questão (Ref.: 201102389237)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Vygotsky contribui para área de educação com os conceitos de zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal. Considerando esses dois conceitos avalie as afirmativas abaixo assinalando se são verdadeiras ou falsas.
( )A zona de desenvolvimento real define os processos que estão amadurecendo.
( ) Na zona de desenvolvimento proximal o aluno soluciona problemas com auxílio de mediação.
( ) O professor para provocar avanços no desenvolvimento cria, através da mediação, a zona de desenvolvimento proximal.
( ) Na zona de desenvolvimento proximal determina a capacidade que já foi adquirida pela criança. 
( ) A zona de desenvolvimento real define as funções mentais que já amadureceram.
		
	 
	F, V, V, F, V
	
	 3a Questão (Ref.: 201102389569)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Para Vygotsky existem dois níveis de desenvolvimento: o desenvolvimento real e o desenvolvimento proximal.
(I) O desenvolvimento real consiste no ciclo completo de desenvolvimento, em que determinada capacidade já foi adquirida pela criança.
(II) O desenvolvimento proximal refere-se às funções mentais que estão em processo de maturação.
(III) É em função da Zona de Desenvolvimento Real que uma criança consegue solucionar, com o auxílio de uma pessoa mais experiente, problemas que não conseguiria solucionar sozinha.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas I e II
	
	 4a Questão (Ref.: 201102389236)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Para educação o conceito de zona de desenvolvimento proximal criado por Vygotsky tornou-se importante. Acerca dessa questão é incorreto afirmar:
		
	 
	O aluno deve ter autonomia e para isso o professor deve ralizar mediação somente para os alunos portadores de necessidades especiais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201102389235)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Vygotsky constrói os conceitos de Zona de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal. Este último possui grande importância para área de educação porque:
		
	 
	A intervenção do professor ocorrerá na zona de desenvolvimento proximal provocando avanços no desenvolvimento.
	
	 6a Questão (Ref.: 201102389227)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o início da vida. Sobre essa relação podemos afirmar que:
	 
	O aprendizado possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores.
	
	 7a Questão (Ref.: 201102389222)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Avalie as afirmações sobre as concepções clássicas do desenvolvimento:
(I) Piaget considera que o desenvolvimento das operações lógicas, concretas e abstratas ocorre separadamente do aprendizado escolar. Tal desenvolvimento possibilita o aprendizado de determinados conteúdos.
(II) Para Vygotsky a interação de uma criança com crianças mais velhas, com adultos ou outros indivíduos mais experientes que ela em determinado assunto possibilita o desenvolvimento de novas capacidades mentais.
(III) Para Binet a maturação das funções mentais não interfere no aprendizado de conteúdos.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas I e II
	
	 8a Questão (Ref.: 201102389586)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Piaget foi um teórico que produziu conhecimentos na área de desenvolvimento, sobre sua teoria podemos afirmar que:
		
	 
	O desenvolvimento do pensamento ocorrerá independente do aprendizado.
		 1a Questão (Ref.: 201102389586)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos últimos dez anos. Sobre este comportamento é incorreto afirmar que:
I. Caracteriza-se por atitudes positivas repetidas de apoio a um aluno que não possui boa base educacional e que acabou de ingressar na escola.
II. Dentre as conseqüências do bullying está o aumento da auto-estima do aluno alvo.
III. Dentre as conseqüências do bullying está a melhoria das interações pessoais do aluno alvo, bem como dos aspectos cognitivos e emocionais.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) incorreta(s):
		
	 
	I, II e III
	
	 2a Questão (Ref.: 201102389923)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) A motivação para o aprendizado de determinado conteúdo pode ser influenciada pela relação entre o professor e o aluno.
(II) Os resultados obtidos pelo aluno e as experiências deste aluno quanto a tais resultados ajudam a construir o aluno enquanto sujeito.
(III) O autoconceito do aluno é construído apenas pelas experiências dele em termos de resultados.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I e II
	
	 3a Questão (Ref.: 201102389987)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando o trabalho do professor em relação ao aluno, podemos afirmar:
I- O professor trabalha para a formação integral do aluno e influencia na construção de sua cidadania.
II- Os valores e crenças que o professor transmite nas aulas podem influenciar os alunos, porque o ensino é perpassado por uma ideologia.
III- O professor influencia o aluno somente na motivação deste para aprender e não na construção do seu autoconceito.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
		
	 
	Apenas I e II
	 4a Questão (Ref.: 201102389892)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) Através da interação professor-aluno ocorre a construção do conhecimento. Já a construção da subjetividade do aluno ocorre apenas nas relações familiares.
(II) No processo educacional apenas os conteúdos são transmitidos,já que o professor não tem o direito de transmitir suas próprias idéias e valores.
(III) A aprendizagem ocorrida através das relações interpessoais também possui um aspecto emocional.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas III
	
	 5a Questão (Ref.: 201102389911)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O professor é funciona, no espaço escolar, como um mediador. No que concerne à relação professor e aluno, leia as afirmativas a seguir.
I- A relação entre professor e aluno influencia na aprendizagem, mas não na construção da subjetividade do aluno.
II- A relação entre professor e aluno pode influenciar a motivação para aprendizagem e a construção do autoconceito.
III- A relação entre professor e aluno influencia na construção da visão de mundo do aluno porque o ensino é perpassado por uma ideologia.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
		
	 
	II e III
	
	 6a Questão (Ref.: 201102389837)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que concerne à relação entre professor e aluno, podemos afirmar que:
	 
	A relação entre professor e aluno pode influenciar na construção da subjetividade e na aprendizagem do aluno.
	
	 7a Questão (Ref.: 201102389926)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia as afirmações a seguir:
I. No processo educacional que ocorre na escola, os colegas são um elemento de extrema importância porque um aluno aprende não só com o professor, mas também com os colegas.
II. Na escola, as relações entre alunos influenciam a construção do sujeito, mas em nada influenciam os aspectos relacionados à aprendizagem.
III. A aprendizagem com os colegas envolve aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
Sobre as relações interpessoais entre os alunos da mesma escola, é CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	 8a Questão (Ref.: 201102389810)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre as relações interpessoais entre os alunos afirma-se:
(I) Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno (vítima), sem que tenha havido motivação aparente.
(II) Dentre as características do bullying podemos destacar: humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences.
(III) As brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo escolar. O bullying é um tipo de brincadeira e nem sempre tem a intenção de intimidar.
Está CORRETO o que se afirma em:
	 
	Apenas I e II
	 1a Questão
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A vivência do estágio supervisionado é importante ao futuro psicólogo escolar porque:
(I) é a base para a obtenção do título de especialista em Psicologia Escolar.
(II) é através dele que o estudante vai articular teoria com a prática profissional.
(III) sem isso o profissional não pode trabalhar em escolas.
Está INCORRETO o que se afirma em:
	 
	Apenas I e III
	
	 2a Questão (Ref.: 201102390088)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Fazem parte das habilidades necessárias ao psicólogo escolar:
(I) Habilidades para trabalhar somente com adolescentes.
(II) Disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos.
(III) Disponibilidade para interagir com diversas instâncias institucionais.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	II e III
	
	 3a Questão (Ref.: 201102390082)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Fazem parte das habilidades necessárias ao psicólogo escolar:
(I) Habilidades para trabalhar com grupos de diversas faixas etárias.
(II) Disponibilidade para troca de saberes e elaboração/realização de projetos coletivos.
(III) Saber ouvir, respeitar diferentes pontos de vista e estimular a participação dos sujeitos.
Está CORRETO o que se afirma em:
	 
	I, II e III
	
	 4a Questão (Ref.: 201102473697)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O trabalho do psicólogo no campo escolar exige um investimento, permanente, em capacitação. O conhecimento necessário para prática profissional é amplo e sua formação envolve aspectos teóricos e técnicos. Considerando o que vimos na aula 8, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
		
	 
	O Psicólogo Escolar deve ter conhecimento de técnicas de observação e análise dos processos psicológicos para atuar em situações individuais e grupais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201102390010)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Para a formação do psicólogo escolar é fundamental que haja:
(I) atuação prática sem a necessidade de base teórica.
(II) estágio supervisionado por um psicólogo formado.
(III) Pós-graduação em Psicopedagogia.
Está CORRETO o que se afirma em:
	 
	Apenas II
	
	 6a Questão (Ref.: 201102390019)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Dentre os problemas com os quais se depara o psicólogo brasileiro que atua em escolas públicas, é possível destacar:
(I) Ausência de continuidade, por parte dos governos, num projeto educacional comprometido com o desenvolvimento social e educacional.
(II) Excelência na formação de professores.
(III) Analfabetismo funcional de alunos com escolarização avançada.
Está CORRETO o que se afirmar em:
	 
	Apenas I e III
	
	 7a Questão (Ref.: 201102390056)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia, a seguir, o trecho do artigo científico O Conselho de Classe e a Construção do Fracasso Escolar. A pesquisa que fornece o material sobre o qual este texto se centra foi inteiramente realizada no Brasil. Os resultados deste estudo apontam no sentido de uma vulnerabilidade da escola quanto ao modo de funcionamento dos Conselhos de Classe como um dos principais componentes do processo de avaliação do aluno. Parece-nos que a hipótese de que a função implícita dessas instâncias de fortalecer e confirmar as visões negativas, por vezes infundadas ou apressadas, que as professoras traçam de alunos e alunas com dificuldades de aprendizagemforam amplamente estabelecidas pela análise etnográficas das cenas apresentadas. Tudo indica que, diante da difícil realidade escolar, do seu despreparo técnico e dos obstáculos que parecem ultrapassar suas possibilidades de ação, as professoras se sentem impotentes e paralisadas. Elas tentam assim eximir-se de possíveis culpas quanto a suas responsabilidades para com o processo de aprendizagem e de socialização de seus alunos e alunas, recorrendo a recursos diversos: eles tanto podem projetar a culpa do fracasso da interação pedagógica sobre o aluno e a aluna, sobre seu nível de inteligência ou suas características de personalidade, traçando um perfil desumanizante e preconceituoso que comprove a impossibilidade de seu desenvolvimento cognitivo por maior que seja a competência e os esforços da professora; quanto podem responsabilizar a família por não acatar as sugestões escolares quanto ao futuro de seus filhos, ou ainda remetê-los a instâncias especializadas exteriores à escola. Esta última forma adotada para se eximir da culpa ¿ a atribuição apressada do fraco desempenho escolar a causas psicológicas ¿ assume características de uma profecia auto-realizável, cujo fundamento se encontra, por vezes, até mesmo em fatores de caráter genético. Poucos atores do sistema escolar têm consciência desse fato. No entanto, a entrevista com duas diretoras da escola urbana é bastante eloqüente a esse respeito: estas duas profissionais são unânimes ao afirmar que o recurso à medicalização do fracasso não apenas isenta a professora de culpa, mas também serve como elemento desmobilizador do aluno e da aluna, em seu processo de aprendizagem. A partir da leitura do texto é possível afirmar que:
I. Os obstáculos vividos nos processos educacionais decorrem fundamentalmente da existênciade muitos alunos que apresentam problemas psicológicos.
II. É da família do aluno, frequentemente desestruturada, a maior responsabilidade do fracasso na interação pedagógica.
III. O recurso à medicalização do fracasso escolar isenta a professora de culpa e desmobiliza o aluno em seu processo de aprendizagem.
Está INCORRETO o que se afirma em
	 
	Apenas I e II
	
	 8a Questão (Ref.: 201102390022)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O trabalho do psicólogo na instituição escolar requer a utilização de saberes técnicos. Em relação a isso, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Os instrumentos técnicos podem ser utilizados somente para o trabalho com os professores.
	 1a Questão
	
	
	O trabalho de orientação realizado pelo psicólogo escolar possui três modalidades: orientação psicológica, orientação vocacional e orientação psicopedagógica. Acerca do trabalho de orientação podemos afirmar:
		
	 
	O trabalho de orientação vocacional pode ser realizado ao longo do ensino fundamental e do ensino médio.
	
	 2a Questão (Ref.: 201102390129)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a atuação do psicólogo escolar na orientação psicológica é correto afirmar que:
I. Ele é, antes tudo, um solucionador de problemas, que possui respostas prontas para os casos que surgem.
II. Tal atuação consiste em atendimento através de entrevistas com aluno, pais e professores (conforme o caso), com objetivo de compreender a percepção destes sujeitos acerca da situação-problema, bem como as relações que são estabelecidas.
III. Desempenha papel de interlocutor, auxiliando professores e pais na busca conjunta de solução para uma situação-problema.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	 
	II e III
	
	 3a Questão (Ref.: 201102390132)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a atuação do psicólogo escolar na orientação psicológica é incorreto afirmar que:
I. Tal atuação consiste no atendimento através de entrevistas com o aluno, com objetivo de aplicar testes e realizar sessões psicoterapêuticas.
II. Ele é, antes tudo, um solucionador de problemas, que possui respostas prontas para os casos que surgem.
III. Ele desempenha papel de interlocutor, auxiliando professores e pais na busca conjunta de solução para uma situação-problema.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) INCORRETA(s):
		
	 
	I e II
	
	 4a Questão (Ref.: 201102390139)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A orientação psicopedagógica é uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar. Sobre esta atuação é correto afirmar que:
I. Pode ser realizada em casos em que o aluno apresente dificuldades de aprendizagem.
II. Pode ser realizada pelo próprio psicólogo escolar, desde que ele possua especialização em psicopedagogia.
III. Em alguns casos, o aluno pode necessitar também de um acompanhamento fonoaudiológico, como no caso da dislexia.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	 
	I, II e III
	
	 5a Questão (Ref.: 201102390110)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia as afirmativas a seguir:
I- O trabalho do psicólogo escolar, do pedagogo e do professor deve ser multidisciplinar.
II- O trabalho em equipe é importante para que os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico possam ser alcançados.
III- O psicólogo deve atuar como um interlocutor qualificado para auxiliar os demais profissionais na busca de soluções para os problemas existentes.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	 
	I, II e III
	
	 6a Questão (Ref.: 201102390140)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O psicólogo deve procurar compreender as diferentes variáveis e pensar conjuntamente, com outros membros da equipe, a melhor estratégia de intervenção.
II. No universo escolar não há soluções prontas para os problemas, pois cada situação é única e possui diferentes variáveis que influenciam (personalidade, família, relações com professor e colegas, metodologia de ensino).
III. O psicólogo escolar deve atuar como interlocutor, auxiliando professores e familiares na busca conjunta por soluções.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III
	
	 7a Questão (Ref.: 201102390114)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. Se existe uma dificuldade de relação com um aluno ou uma turma, o professor deve levar a questão para o psicólogo e deixar de buscar a compreensão da situação e de buscar alternativas, passando para o psicólogo a responsabilidade de resolver o problema. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
		
	 
	As duas afirmativas são falsas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201102390104)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. Se a construção de um trabalho em equipe for um dos objetivos do psicólogo, ele deverá procurar criar um ambiente propício às trocas e à cooperação entre os profissionais. PORQUE
II. O trabalho em equipe exige constante reflexão acerca da comunicação, das relações, da delimitação de papéis e da cooperação. A equipe constitui-se num grupo e como tal possui todas as questões referentes à dinâmica de um grupo.
		
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	 1a Questão (Ref.: 201102390042)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia as afirmativas a seguir:
I. O processo de ensino-aprendizagem é influenciado por diversos fatores, predominantemente fatores individuais do aluno.
II. Ao longo da escolarização, o aluno pode apresentar dificuldade de aprendizagem em diferentes momentos e por diferentes motivos que podem estar relacionados com aspectos internos ou externos.
III. Quando o psicólogo escolar se depara com a dificuldade de aprendizagem do aluno, ele atua em três etapas: levantamento, criação de hipóteses e intervenção.
Está CORRETO o que se afirma nas alternativas:
		
	 
	II e III
	
	 2a Questão (Ref.: 201102390064)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No processo ensino-aprendizagem o aluno pode apresentar dificuldades na construção do conhecimento. Essa dificuldade pode ocorrer por diversos motivos. Considerando o processo de ensino aprendizagem analise as afirmativas abaixo:
I- O aluno pode apresentar dificuldade na aprendizagem por fatores pessoais ou por fatos relacionados ao método de ensino.
II- A dificuldade de aprendizagem ocorre por motivos pessoais e não possui influencia dos fatores relacionados ao ensino.
III- A didática é um fator do ensino que pode influenciar a aprendizagem.
Assinale o ítem que estiver correto:
		
	 
	I e III
	
	 3a Questão (Ref.: 201102390055)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Joana é uma adolescente de 14 anos que cursa o primeiro ano do ensino médio. Ela sempre foi uma boa aluna, mas este ano começou a apresentar dificuldades em todas as disciplinas. Preocupada com Joana, sua mãe procurou a psicóloga escolar para conversar. Considerando a situação relatada qual deve ser o procedimento da psicóloga escolar:
I- Criar hipóteses para conversar com Joana e verificar em qual situação ela se encaixa.
II- Aplicar testes de personalidade e verificar se Joana apresenta algum distúrbio.
III- Realizar um levantamento com os professores, pais e aluna para verificar o que pode estar influenciando sua dificuldade.
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente a afirmativa III
	
	 4a Questão (Ref.: 201102390035)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O psicólogo escolar, diante de um aluno que apresente dificuldades de seralfabetizado, deverá:
I- Compreender os fatores individuais e sociais que podem estar dificultando a aprendizagem.
II- Compreender os fatores familiares que podem estar dificultando a aprendizagem.
III- Compreender os fatores pedagógicos e relacionais que podem estar dificultando a aprendizagem.
Marque a opção de resposta que contempla as ações CORRETAS:
		
	 
	I, II e III
	
	 5a Questão (Ref.: 201102390081)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Uma das possibilidades de atuação d psicólogo no espaço escolar é a intervenção nas situações de dificuldade de aprendizagem. Considerando essa vertente de atuação, analise as afirmativas abaixo.
I- A atuação do psicólogo nos problemas de aprendizagem deve procurar fortalecer a implicação do professor junto ao problema do aluno.
II- A atuação do psicólogo nas situações de dificuldade de aprendizagem consiste em culpabilizar o aluno e a família para que estes busquem soluções fora do espaço escolar.
III- A atuação do psicólogo nas situações de dificuldade de aprendizagem deve manter os fatores pedagógicos fora do âmbito de intervenção.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente a alternativa I
	
	 6a Questão (Ref.: 201102390031)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer por múltiplos fatores. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a que estiver INCORRETA acerca dos fatores que podem produzir dificuldade de aprendizagem.
		
	 
	O fracasso escolar nunca ocorre em função de problemas pedagógicos.
	
	 7a Questão (Ref.: 201102390087)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A aprendizagem escolar é influenciada por diversos fatores. Quando o aluno apresenta dificuldade de aprendizagem deve-se verificar as variáveis que podem estar conduzindo à essa situação. Sendo assim, o psicólogo escolar deverá:
I- Considerar se as relações com os professores podem estar influenciando o rendimento do aluno.
II- Considerar se existem dificuldades cognitivas que podem estar influenciando o rendimento do aluno.
III- Considerar se os aspectos pedagógicos estão influenciando a dificuldade de aprendizagem.
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	I, II e III
	 8a Questão (Ref.: 201102390040)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O fracasso escolar pode ser produzido por diferentes fatores. Acerca dessa questão, leia as afirmativas a seguir:
I- A culpabilização do aluno e a isenção dos fatores pedagógicos e sociais nas dificuldades de aprendizagem constitui-se num erro.
II- O sistema educacional, muitas vezes, não é capaz de se adequar à realidade cultural dos alunos e suas necessidades, o que acaba por produzir o fracasso escolar.
III-As características individuais do aluno e a família são sempre responsáveis pela produção do fracasso escolar.
São afirmativas corretas:
		
	 
	I e II

Continue navegando