Buscar

DIREITOS HUMANOS ESTÁCICO AV1

Prévia do material em texto

Com relação ao perfil de evolução dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	O conceito de direitos fundamentais se cristaliza com a positivação dos direitos naturais na Declaração Universal dos Direitos do Homem, enquanto que o conceito de direitos humanos se perfaz com a positivação dos direitos naturais em uma Constituição de um determinado Estado nacional
	
	
	Na visão de Locke, as leis do Estado por mais injustas que fossem deveriam ser cumpridas e respeitadas porque melhores que o caos do estado de natureza.
	
	
	O estado absoluto apresenta-se como um verdadeiro estado antileviatã vinculado à ideia de separação de poderes e de proteção de direitos fundamentais acima das próprias razões de Estado
	
	
	O liberalismo político (Estado liberal) visa a legitimação do poder absoluto do Estado
	
	
	O paradigma contratual de John Locke, centrado no elemento humano, serviu de base para convalidar o modelo liberal de Estado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Qual das assertivas abaixo melhor define a imprescritibilidade como característica dos Direitos Humanos?
	
	
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se intransferíveis, inegociáveis, porque não são de conteúdo econômico-patrimonial. Se a ordem constitucional os confere a todos, deles não se pode desfazer, porque são indisponíveis.
	
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se universais, inegociáveis porque a ordem constitucional os confere a todos os indivíduos.
	
	
	Em razão da imprescritibilidade alguns dos Direitos Humanos podem até não ser exercidos, pode-se deixar de exercê-los, mas não se admite sejam renunciados.
	
	
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos são sempre exercíveis e exercidos, não há intercorrência temporal de não exercício que fundamente a perda da exigibilidade por decurso temporal.
	
	
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos nascem, modificam-se e desaparecem. Eles apareceram com a revolução burguesa e evoluem, ampliam-se, com o correr dos tempos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Com o desenvolvimento das regras de proteção internacional dos direitos humanos aumenta-se a necessidade de criação de tribunais internacionais, como, por exemplo, o Tribunal Penal Internacional. Tal assertiva caracteriza a seguinte tendência do DIP:
	
	
	
	OBJETIVAÇÃO.
	
	
	CODIFICAÇÃO.
	
	
	JURISDICIONALIZAÇÃO.
	
	
	FUNCIONALIZAÇÃO.
	
	
	HUMANIZAÇÃO.
	
Explicação:
O desenvolvimento das regras de proteção internacional dos direitos humanos aumenta-se a necessidade de criação de tribunais internacionais, como por exemplo o Tribunal Penal Internacional. caracteriza-se a JURISDICIONALIZAÇÃO do DIP.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
	
	
	
	Direitos políticos: permitem ao indivíduo exercer restritamente sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado.
	
	
	Direitos individuais e coletivos: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	
	Direito à nacionalidade: vincula juridicamente o indivíduo ao Município.
	
	
	Direitos individuais e coletivos: São os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O Tribunal Penal Internacional/TPI, conhecido como Internacional Criminal Court/ICC, é uma organização internacional  que foi criada pelo Estatuto  de Roma em 1998. Sua finalidade é  processar e julgar, subsidiariamente ao Poder Judicial dos Estados acusados de crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de agressão. Assim sendo, o TPI é uma organização:
	
	
	
	dependente, porque vinculada à Corte Internacional de Justiça.
 
	
	
	dependente, porque pertencente à ONU.
	
	
	independente, pertencendo à ONU.
 
	
	
	independente, não pertencendo à ONU.
 
	
	
	independente, porém vinculada ao Conselho de Segurança da ONU.
 
	
Explicação:
O Tribunal Penal Internacional/TPI é uma organização independente, não pertencendo à ONU. 
	
	
	
	
		
	
		6.
		Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
	
	
	
	Estado pós-moderno
	
	
	Estado liberal
	
	
	Welfare State
	
	
	Estado absoluto
	
	
	Estado social
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
	
	
	
	A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição
	
	
	A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos
	
	
	A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo
	
	
	Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados
	
	
	A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A qual pensador devemos a ideia de que ¿os direitos do homem são a base de legitimação do exercício do poder político e da formação do Estado¿?
	
	
	
	Maquiavel.
	
	
	John Locke.
	
	
	Montesquieu.
	
	
	Thomas Hobbes.
	
	
	Rousseau.
		1.
		Quanto aos direitos políticos e econômicos, é correto afirmar que:
	
	
	
	São abordados em tratado único
	
	
	São abordados, exclusivamente, pela Declaração de Direitos Humanos
	
	
	Ambos abordam direitos de primeira dimensão
	
	
	A ONU optou por realizar dois pactos diferentes, em virtude da distinção na natureza dos direitos envolvidos
	
	
	Ambos abordam direitos de segunda geração
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Assinale a afirmativa incorreta.
	
	
	
	O TEDH agrega 47 países (os 28 membros da União Europeia,entre outros)
	
	
	A Corte Europeia de Direitos Humanos não é a mesma coisa que a Corte de Justiça da União Europeia e nem a mesma coisa da Corte Internacional de Justiça.
	
	
	A função da Corte Europeia de Direitos do Homem é basicamente proteger a Convenção Europeia de Direitos Humanos, assinada inicialmente em 1950.
	
	
	NRA
	
	
	Todos os países da União Europeia-UE estão sujeitos ao Tribunal Europeu de Direito Humanos.
	
Explicação: Apenas os países signatários da Convenção Europeia de Direitos Humanos é que se sujeitam do Tribunal/Corte Europeia de Direitos Humanos.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Segundo a Constituição da República de 1988, em matéria de Tratados e Convenções sobre direitos humanos é correto afirmar que
	
	
	
	basta a Carta de Ratificação do Presidente da República, ainda que não passe pela aprovação do Congresso Nacional, desde que sejam promulgados por intermédio do Decreto Legislativo.
	
	
	os Tratados e Convenções de Direitos Humanos só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional material e formal, se votados em ambas as Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, com aprovação por três quintos dos votos de seus membros.
	
	
	os Tratados e Convenções só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional formal, independente de outros atos, pelos Decretos Legislativos aprovados com as mesmas exigências estabelecidas para as Emendas Constitucionais pelo Congresso Nacional.
	
	
	os Tratados e Convenções só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional material, independente de outros atos, pelos Decretos Legislativos aprovados com as mesmas exigências estabelecidas para as Emendas Constitucionais pelo Congresso Nacional.
	
	
	basta a assinatura do representante brasileiro na negociação que aprova o Tratado ou Convenção para incorporar formalmente no Direito Interno.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A questão referente ao nível hierárquico em que os tratados e convenções internacionais sobre Direitos Humanos são recepcionados pelo ordenamento jurídico interno, tem muita importância, pois é o que vai determinar qual norma deve prevalecer na hipótese de conflito entre tratado e lei ordinária ou entre tratado e a Constituição Federal. Com relação ao tema, assinale a opção correta.
	
	
	
	No Brasil todo e qualquer tratado de direitos humanos terá status de norma infraconstitucional, posição consolidada na nossa prática judiciária.
	
	
	Todo e qualquer tratado e convenção internacional que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	
	
	O propósito da Constituição Federal não é outro que o de somente assegurar a aplicabilidade direta pelo Poder Judiciário nacional da norma internacional independente do seu conteúdo.
	
	
	No Brasil os direitos e garantias expressos na Constituição Federal de 1988 não excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que o Brasil é Parte. Por meio desta ótica constitucional, os direitos consagrados em tratados de direitos humanos em que o Brasil seja Parte incorporam-se ipso jure ao elenco dos direitos constitucionalmente consagrados.
	
	
	os princípios sobre Direitos Humanos elencados em diversos Tratados internacionais sobre direitos humanos nos quais o Brasil é parte, como o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (ONU ¿ 1966), não estão em vigor entre nós, pelo fato de serem anteriores à Constituição de 1988, não se ajustando à interpretação dada ao §2º do seu art. 5º, da CF/88.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, de 1966 positivou efetivamente um catálogo de diretos civis e políticos muito mais extenso que o rol jusfundamental da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Fazem parte deste rol:
	
	
	
	Proibição da escravidão, não se aplicando ao tráfico de escravos.
	
	
	Possibilidade de aplicar a pena de morte para qualquer caso, segundo o direito interno de cada Estado.
	
	
	Proibição de penas ou tratamentos cruéis, à exceção da tortura que pode ser aplicada caso necessária para desvendar um crime.
	
	
	A proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais.
	
	
	O direito à vida; pena de morte apenas nos casos mais graves e a previsão de que o condenado a esta pena possa requerer indulto ou comutação da pena.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Com relação à proteção internacional dos direitos humanos podemos afirmar que:
	
	
	
	no campo internacional, os instrumentos internacionais até permitem invocar a tutela internacional, mediante a responsabilização do Estado, porém será necessária a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.
	
	
	no campo nacional, os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos não complementam o Direito interno, mas estão alicerçados na primazia da pessoa humana.
	
	
	os instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos, ao consagrarem parâmetros mínimos a serem respeitados pelos Estados, somente são acionáveis perante as instâncias nacionais dos Estados.
	
	
	no campo internacional, os instrumentos internacionais não permitem invocar a tutela internacional, mediante a responsabilização do Estado, quando direitos humanos internacionalmente assegurados são violados.
	
	
	para o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Estado tem a responsabilidade primária no tocante à proteção de direitos, tendo a comunidade internacional a responsabilidade subsidiária, quando as instituições nacionais se mostrarem falhas ou omissas na proteção de direitos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		(DPESP 2007) Muito se discute no Brasil a respeito da redução da maioridade penal, supostamente capaz de inibir o cometimento de práticas criminosas por jovens. A respeito do tema, a Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU), estabelece o conceito de criança, o qual aplica-se
	
	
	
	apenas às pessoas com idade inferior a quatorze anos, sendo vedado ao Estado-parte da Convenção fixá-la abaixo deste limite.
	
	
	a todas as pessoas com idade inferior a dezoito anos, a não ser quando por lei do Estado parte a maioridade seja determinada com idade mais baixa.
	
	
	às pessoas jovens conforme definido pela legislação do Estado-parte
	
	
	apenas às pessoas com idade inferior a quatorze anos, a não ser quando por lei do Estado parte a maioridade seja determinada com idade mais baixa.
	
	
	a todas as pessoas com idade inferior a dezoito anos, sendo vedado ao Estado-parte da Convenção fixá-la abaixo deste limite.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A Declaração Universal de Direitos Humanos
	
	
	
	foi uma iniciativa apenas dos Estados europeus após a 2ª. Guerra Mundial.
	
	
	foi declarada no curso da 1.ª Guerra Mundial pela Inglaterra, França e Estados Unidos da América
	
	
	foi adotada após a 2.ª Guerra Mundial pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
	
	
	foi adotada após a 1.ª Guerra Mundial pela Sociedade das Nações Unidas.
	
	
	foi adotada após a 2.ª Guerra Mundial pela Sociedade das Nações.
	1a Questão
	
	
	
	Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I ¿ A pretensão de um sistema universal de direitos humanos busca proteger o cidadão contra seu próprio Estado nacional. II ¿ O Direito Internacionaldos Direitos Humanos surge com maior intensidade no Segundo Pós-Guerra, como resposta às atrocidades cometidas durante o nazismo.
		
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	 
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	a assertiva I é falsa, porém justifica a assertiva II
	
	as duas assertivas são falsas
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do ¿Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira¿ e pelo consequente processo de desapropriação do local de moradia das populações tradicionais. Os quilombolas procuram o Governo Federal, que se recusa em conferir os títulos de propriedade definitiva para a comunidade. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, é correto afirmar:
		
	 
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, é necessário que os Quilombos tenham representação legalmente reconhecida na Organização dos Estados Americanos, podendo, assim, apresentar a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos contra a União.
	
	Como a questão versa sobre propriedade privada, questão não abordada pelo Pacto de São José da Costa Rica, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos;
	
	Como o caso em tela versa sobre o direito do Estado sobre o seu território, a Soberania do Estado prevalece, e a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos;
	
	Como o caso versa sobre discriminação racial, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira deverá estar representada por uma entidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, e que inclua em suas finalidades institucionais o combate ao racismo, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte;
	 
	Como a questão versa, também, sobre a proteção da família, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira poderá protocolar, diretamente por seus indivíduos ou representada por uma entidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte à Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Organização das Nações Unidas (ONU) vem criando uma estrutura global para proteger os direitos humanos com base, especialmente, em sua carta, declarações não-compulsórias, tratados legais compulsórios e outras várias ações voltadas para o desenvolvimento da democracia e dos direitos humanos pelo mundo afora. Qual dos tratados abaixo tem por objeto a tutela de direitos humanos, sob os auspícios da ONU:
		
	
	Convenção Americana de Direitos Humanos.
	
	Convenção Europeia de salvaguarda dos direitos do homem.
	 
	Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.
	
	Tratado de Versalhes
	
	Tratado de Amsterdam.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Organização dos Estados Americanos é o mais antigo organismo regional do mundo. A sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington - D.C., nos EUA, de outubro de 1889 a abril de 1890, dando início dessarte ao ¿Sistema Interamericano¿, Diante de tal fragmento, aponte a única altermnativa que não se coaduna com tal Organização: 
		
	
	congrega Estados independentes do continente americano (Américas do Norte, Central , do Sul e Caribe).
	 
	é o fórum hemisférico de caráter político integrado por todos os países das Américas que, em condições de igualdade e de maneira interdependente, dentre outros, fortalece a democracia e promove e protege os direitos humanos.
	
	é o principal fórum governamental político, jurídico e social do hemisfério, não admitindo por isso mesmo o status de observador permanente a outros Estados situados fora do continente americano.
	
	trata-se de uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência.
	 
	estabelece como propósitos essenciais, dentre outros, a garantia da paz, a segurança continental, a consolidação da democracia representativa e o respeito ao princípio da não intervenção.
	
Explicação:
A OEA concedeu o status de observador permanente a 69 Estados e à União Europeia (EU).
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO ¿ Juiz) A Declaração Universal dos Direitos Humanos
		
	 
	não faz referência a direitos políticos.
	
	não trata de direitos econômicos.
	
	trata o meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos.
	 
	trata dos direitos de liberdade e igualdade.
	
	não faz referência a direitos culturais e à bioética.
	
Explicação:
 A Declaração Universal dos Direitos Humanos protege os direitos fundamentais de primeira dimensão, dentre eles os direitos de liberdade e  igualdade.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito da internacionalização dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A criação de normas de proteção internacional no âmbito dos direitos humanos possibilita a responsabilização do Estado quando as normas nacionais forem omissas.
	
	A limitação do poder, quando previsto na Constituição, garante por si só o respeito aos direitos humanos.
	
	A internacionalização dos direitos humanos impõe que o Estado, e não o indivíduo, seja sujeito de direitos internacional.
	
	(Já antes do fim da II Guerra Mundial ocorreu a internacionalização dos direitos humanos, com a limitação dos poderes do Estado a fim de garantir o respeito integral aos direitos fundamentais da pessoa humana.
	
	Nenhuma das respostas apresentadas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Tendo em conta a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, em relação à incorporação ao direito interno e à respectiva posição hierárquica dos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, é correto afirmar: (DPE-SP/2010/FCC)
		
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que vierem a ser aprovados por três quintos dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional terão força de emendas constitucionais.
	
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que haviam sido aprovados pelo Congresso Nacional previamente à edição da Emenda Constitucional no 45 foram equiparados às emendas constitucionais.
	
	O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência entendendo que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil nos termos da Emenda Constitucional no 45 possuem natureza supralegal e infraconstitucional.
	
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil previamente à edição da Emenda Constitucional no 45 deixaram de integrar o direito interno.
	 
	O Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência entendendo que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil previamente à edição da Emenda Constitucional no 45 possuem natureza materialmenteconstitucional.
	
Explicação: De fato, os tratados internacionais de direitos humanos que forem aprovado pelo procedimento especial prescrito no art. 5º, §3º, CF terão força de emenda constitucional (ou norma constitucional).
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos é um exemplo típico do:
		
	 
	sistema nacional de proteção dos direitos humanos
	
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance global
	
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance específico
	
	sistema estatal de proteção dos direitos humanos
	 
	sistema regional de proteção dos direitos humanos
	1a Questão
	
	
	
	Podemos dizer que a ideia dos direitos do homem está muito ligada a corrente do pensamento
		
	 
	Juscontratualista.
	
	Neopositivista
	
	Jusnaturalista.
	 
	Fundamentalista
	
	Juspositivista.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A trajetória histórica dos direitos humanos pode ser sistematizada segundo as formulações filosóficas que embasaram sua construção teórica. Inicialmente, teve grande importância no pensamento dos filósofos gregos: Na Grécia antiga do século V a. C., podemos destacar dois pensadores que muito contribuíram com seus escritos para a trajetória dos direitos humanos, são eles:
		
	
	Protágoras e Platão.
	
	Aristóteles e Platão.
	 
	Protágoras e Sófocles.
	
	Aristóteles e Sófocles.
	
	Protágoras e Aristóteles.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre as fases de evolução dos direitos fundamentais, é correto afirmar que:
		
	
	A fase de constitucionalização dos direitos humanos tem início com a elaboração das doutrinas juscontratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau.
	 
	A fase de constitucionalização surge com a Revolução francesa de 1789 como forma de limitar o poder absoluto do Estado.
	
	No constitucionalismo da Idade Média, já vigorava a ideia de Estado Democrático de Direito.
	
	A pré-história dos direitos humanos corresponde à elaboração das correntes contratualistas.
	
	A fixação de direitos sociais prestacionais ocorre na fase de afirmação filosófica dos direitos naturais a partir da obra de Hobbes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação à teoria filosófica do contratualismo, a ideia de Estado anti-leviatã deve ser associada ao conceito de:
		
	
	Estado corporativista
	 
	Estado de Direito
	
	Estado absoluto
	
	Concepção da Polis Grega
	 
	Concepção medieval de Estado
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao perfil de evolução dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O paradigma contratual de John Locke, centrado no elemento humano, serviu de base para convalidar o modelo liberal de Estado.
	
	Na visão de Locke, as leis do Estado por mais injustas que fossem deveriam ser cumpridas e respeitadas porque melhores que o caos do estado de natureza.
	
	O estado absoluto apresenta-se como um verdadeiro estado antileviatã vinculado à ideia de separação de poderes e de proteção de direitos fundamentais acima das próprias razões de Estado
	 
	O conceito de direitos fundamentais se cristaliza com a positivação dos direitos naturais na Declaração Universal dos Direitos do Homem, enquanto que o conceito de direitos humanos se perfaz com a positivação dos direitos naturais em uma Constituição de um determinado Estado nacional
	
	O liberalismo político (Estado liberal) visa a legitimação do poder absoluto do Estado
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com o desenvolvimento das regras de proteção internacional dos direitos humanos aumenta-se a necessidade de criação de tribunais internacionais, como, por exemplo, o Tribunal Penal Internacional. Tal assertiva caracteriza a seguinte tendência do DIP:
		
	
	CODIFICAÇÃO.
	 
	JURISDICIONALIZAÇÃO.
	
	OBJETIVAÇÃO.
	
	FUNCIONALIZAÇÃO.
	
	HUMANIZAÇÃO.
	
Explicação:
O desenvolvimento das regras de proteção internacional dos direitos humanos aumenta-se a necessidade de criação de tribunais internacionais, como por exemplo o Tribunal Penal Internacional. caracteriza-se a JURISDICIONALIZAÇÃO do DIP.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Porque podemos afirma que os direitos humanos são inalienáveis?
		
	 
	por  apresentarem natureza histórica, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais;
	
	por não serem absolutos, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise (Estado de Sítio) e também frente a interesses ou direitos que, acaso confrontados, sejam mais importantes (Princípio da Ponderação).
	 
	por não existe possibilidade de transferência, a qualquer título, desses direitos;
	
	porque a Administração Pública deve criar mecanismos coercitivos aptos a efetivação dos direitos fundamentais;
	
	por alcançarem a todos os seres humanos indistintamente; nesse sentido fala-se em ¿Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos¿;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
		
	
	direitos fundamentais em direitos das gentes
	 
	direitos do homem em direitos fundamentais
	
	direitos humanos em direitos do homem
	
	direitos fundamentais em direitos do homem
	 
	direitos naturais em direitos do homem
	1a Questão
	
	
	
	A trajetória histórica dos direitos humanos pode ser sistematizada segundo as formulações filosóficas que embasaram sua construção teórica. Inicialmente, teve grande importância no pensamento dos filósofos gregos: Na Grécia antiga do século V a. C., podemos destacar dois pensadores que muito contribuíram com seus escritos para a trajetória dos direitos humanos, são eles:
		
	
	Protágoras e Aristóteles.
	
	Aristóteles e Sófocles.
	
	Protágoras e Platão.
	
	Aristóteles e Platão.
	 
	Protágoras e Sófocles.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao perfil de evolução dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O liberalismo político (Estado liberal) visa a legitimação do poder absoluto do Estado
	
	O estado absoluto apresenta-se como um verdadeiro estado antileviatã vinculado à ideia de separação de poderes e de proteção de direitos fundamentais acima das próprias razões de Estado
	 
	O paradigma contratual de John Locke, centrado no elemento humano, serviu de base para convalidar o modelo liberal de Estado.
	 
	Na visão de Locke, as leis do Estado por mais injustas que fossem deveriam ser cumpridas e respeitadas porque melhores que o caos do estado de natureza.
	
	O conceito de direitos fundamentais se cristaliza com a positivação dos direitos naturais na Declaração Universal dos Direitos do Homem, enquanto que o conceito de direitos humanos se perfaz com a positivação dos direitos naturais em uma Constituição de um determinadoEstado nacional
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com o desenvolvimento das regras de proteção internacional dos direitos humanos aumenta-se a necessidade de criação de tribunais internacionais, como, por exemplo, o Tribunal Penal Internacional. Tal assertiva caracteriza a seguinte tendência do DIP:
		
	 
	JURISDICIONALIZAÇÃO.
	
	FUNCIONALIZAÇÃO.
	
	CODIFICAÇÃO.
	
	OBJETIVAÇÃO.
	
	HUMANIZAÇÃO.
	
Explicação:
O desenvolvimento das regras de proteção internacional dos direitos humanos aumenta-se a necessidade de criação de tribunais internacionais, como por exemplo o Tribunal Penal Internacional. caracteriza-se a JURISDICIONALIZAÇÃO do DIP.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação à teoria filosófica do contratualismo, a ideia de Estado anti-leviatã deve ser associada ao conceito de:
		
	 
	Estado absoluto
	
	Concepção medieval de Estado
	
	Estado corporativista
	 
	Estado de Direito
	
	Concepção da Polis Grega
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre as fases de evolução dos direitos fundamentais, é correto afirmar que:
		
	
	A fase de constitucionalização dos direitos humanos tem início com a elaboração das doutrinas juscontratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	No constitucionalismo da Idade Média, já vigorava a ideia de Estado Democrático de Direito.
	 
	A fase de constitucionalização surge com a Revolução francesa de 1789 como forma de limitar o poder absoluto do Estado.
	
	A pré-história dos direitos humanos corresponde à elaboração das correntes contratualistas.
	 
	A fixação de direitos sociais prestacionais ocorre na fase de afirmação filosófica dos direitos naturais a partir da obra de Hobbes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
		
	
	direitos fundamentais em direitos do homem
	
	direitos naturais em direitos do homem
	 
	direitos do homem em direitos fundamentais
	
	direitos fundamentais em direitos das gentes
	 
	direitos humanos em direitos do homem
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
		
	 
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
	
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	 
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
		
	 
	Estado liberal
	
	Estado pós-moderno
	 
	Estado absoluto
	
	Estado social
	
	Welfare Stat
	1a Questão
	
	
	
	Sobre o sistema global de proteção dos Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta:
		
	
	O sistema global restringe-se à Carta Internacional dos Direitos Humanos. Outros tratados multilaterais sobre Direitos Humanos, que se referem a violações específicas de direitos, tais como Convenção Internacional contra a Tortura, são facultativos e, consequentemente, não são considerados como parte do sistema global.
	 
	O Direito Humanitário, a Organização Internacional do Trabalho e a Liga das Nações são considerados os principais precedentes do processo de internacionalização dos direitos humanos, uma vez que rompem com o conceito de soberania, já que admitem intervenções nos países em prol da proteção dos direitos humanos.
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos juntamente com a adoção do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos formam a Carta Internacional dos Direitos Humanos, podendo um Estado adotar ou não os seus postulados.
	
	Nenhuma das respostas apresentadas.
	
	O sistema global é composto por mecanismos não-convencionais de proteção dos direitos humanos. Tais mecanismos são aqueles criados por convenções específicas de Direitos Humanos, de adoção facultativa para os Estados.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A principal fonte normativa do Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos é o (a):
		
	
	Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos de 1966.
	
	Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966.
	 
	Carta Internacional de Direitos Humanos.
	 
	Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
	
	Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial.
	
Explicação:
O Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos tem como principal fonte normativa a chamada Carta Internacional de DH que é o conjunto de vários documentos voltados para a promoção e proteção dos DH.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os elementos nucleares para demarcar a existência de um sistema universal ou global de proteção dos direitos humanos de alcance geral encontram alicerce:
		
	 
	na Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial, de 1965.
	
	No Estatuto de Roma, de 1998, no Pacto de San José da Costa Rica de 1969, na Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969, e na Carta das Nações Unidas.
	 
	na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e nos pactos internacionais de 1966.
	
	Na Convenção para a Prevenção e Repressão ao Crime de Genocídio, de 1948, nos pactos internacionais de 1966, no Pacto de San José da Costa Rica de 1969, e na Convenção da Haia sobre o sequestro internacional de crianças, de 1980.
	
	Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no Estatuto de Roma, de 1998, na Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969 e no Pacto de San José da Costa Rica de 1969.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao sistema de proteção universal dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Antes da Segunda Guerra Mundial a África já possuía um sistema de proteção de direitos humanos.
	 
	Visa proteger o indivíduo contra seu próprio Estado e ganhou visibilidade a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação da ONU.
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial já existia o Pacto dos direitos sociais, econômicos e trabalhistas.
	
	A antiga Liga das Nações, que antecedeu a ONU, aceitou os 14 pontos de Woodrow Wilson e sua concepçãoidealista de cooperação internacional.
	
	O Direito Internacional dos Direitos Humanos busca tornar os direitos humanos um tema apenas regional.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Protocolo Adicional de San Salvador foi assinado em 17 de novembro de 1988, mas, só entrou oficialmente em vigor em 1999, após obter o numero mínimo de ratificações necessárias para tanto. O Brasil o ratificou em 21 de agosto de 1996 e o mesmo foi promulgado pelo Decreto 3321 de 30 de dezembro de 1999. Em essência, foi criado para suprimir determinadas necessidades do Pacto de San José da Costa Rica. Assim sendo, a partir do fragmento acima, pode-se afirmar que o Protocolo Adicional de San Salvador: 
		
	 
	reforçou ainda  mais a dimensão liberal garantista dos direitos fundamentais de segunda dimensão ao sistema interamericano de DH.
	
	mitigou a dimensão social dos direitos fundamentais de segunda dimensão ao sistema interamericano de DH.
	
	introduziu a dimensão liberal garantista dos direitos fundamentais de primeira dimensão ao sistema interamericano de DH.
	 
	introduziu a dimensão social dos direitos fundamentais de segunda dimensão ao sistema interamericano de DH.
	
	mitigou a dimensão protetiva de terceira dimensão atrelada aos direitos coletivos e difusos do sistema interamericano de DH.
	
Explicação:
O Protocolo Adicional de San Salvador de 1988 introduziu a dimensão social dos direitos econômicos, sociais e culturais ao sistema interamericano de DH.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos celebrados pelo Brasil
		
	
	nenhuma das respostas apresentadas.
	 
	serão imediatamente incorporados ao direito nacional, com a natureza de emenda constitucional.
	
	equivalerão às emendas constitucionais quando aprovados pelo Senado Federal, em dois turnos, pela maioria absoluta dos seus membros.
	
	vigerão, no Brasil, após o exequatur do Supremo Tribunal Federal.
	 
	equivalerão às emendas constitucionais quando forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(XIV Exame de Ordem adaptada) Marque a resposta correta. Condenado o Estado brasileiro ao pagamento de quantia certa pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, na hipótese de inadimplência , deverá o interessado
		
	
	reivindicar pelo processo vigente no país, porque as sentenças proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos são desprovidas de executoriedade.
	
	pedir que os autos do processo sejam encaminhados ao Conselho de Segurança da ONU para a imposição de sanções internacionais.
	
	deverá recorrer a ONU para fazer cumprir a decisão
	
	postular perante a Corte a intimação do Estado brasileiro para efetuar o pagamento em vinte e quatro horas ou nomear bens à penhora.
	 
	nenhuma afirmatica está correta
	
Explicação:
nenhuma das opções mencionadas está correta.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O sistema global de Direitos Humanos foi pensado para proteger as vítimas de violações ou ameaças de violações dos direitos humanos. Daí os variados mecanismos que buscam proteção ou reparações em face de diferentes violências. Contudo, dentro do sistema global há um tratado internacional que instituiu um órgão de caráter permanente e independente voltado especificamente para o julgamento e a punição de indivíduos agressores e não diretamente para a proteção das vítimas. Assinale a opção que indica esse órgão.
		
	 
	Corte Europeia dos Direitos dos Homens, instituída pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
	 
	Tribunal Penal Internacional, instituído pelo Estatuto de Roma.
	
	Conselho de Segurança da ONU, instituído pela Carta das Nações Unidas.
	
	Corte Internacional de Justiça, Corte de Haia, instituída pela Carta das Nações Unidas.
	
	Nenhuma das respostas apresentadas
	1a Questão
	
	
	
	este princípio proporciona a todos os Estados o direito subjetivo de proteção, em face da UE e dos demais Estados. Assim, o respeito pelas identidades nacionais investe-se como uma obrigação de considerar também este aspecto no processo de ponderação, quando deva a UE decidir sobre situações várias. O enunciado acima se refere a qual princípio?
		
	
	Princípio dos poderes implícitos
	
	Princípio da Liberdade
	 
	Princípio do Respeito pelas identidades nacionais
	
	Princípio da dignidade da pessoa humana
	
	Princípio do Respeito pela estadualidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A respeito da colisão entre direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Deve-se, primeiramente, identificar qual dos princípios é o mais recente, para fins de resolução do conflito.
	 
	Deve-se, primeiramente, identificar qual dos princípios possui maior hierarquia, para fins de resolução do conflito.
	
	Deve-se, primeiramente, identificar qual princípio irá prevalecer sobre o outro, mediante aplicação da ponderação excludente.
	 
	Deve-se, primeiramente, buscar soluções conciliatórias entre princípios conflitantes, mediante aplicação do princípio da concordância prática.
	
	Deve-se, primeiramente, identificar qual dos princípios tem maior hierarquia in abstrato, para fins de resolução do conflito.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A tríade subprincipial da proporcionalidade é composta pelos seguintes subprincípios:
		
	
	adequação, reserva fática e razoabilidade
	 
	adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito
	 
	adequação, impositividade e proporcionalidade em sentido estrito
	
	adequação meio, necessidade fática e proporcionalidade em sentido amplo
	
	adequação jurídica, necessidade meio e proporcionalidade em sentido amplo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao Princípio da Concordância Prática podemos dizer que:
		
	
	Impõe-se o estabelecimento de limites e condicionamentos de um lado, com o fim de conseguir uma melhor decisão para os bens.
	 
	O valor dos bens constitucionais não possui uma diferença de hierarquia. Não cabe uma solução com o sacrifício de uns em relação aos outros. Impõe-se o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos.
	
	O intérprete avalia o grau da lesão imposta ao direito constitucional perdedor, verificando se não há outro meio igualmente eficaz para satisfazer o princípio vencedor que sacrificasse menos o princípio perdedor.
	
	É o resultado da impossibilidade de se obter concessões recíprocas, ou seja, simplesmente não foi possível alcançar qualquer tipo de harmonização, tornando-se necessário, então, optar pela aplicação de apenas um enunciado normativo.
	
	O juiz deve apreciar a relação entre o fim constitucional e as medidas impostas pelos direitos em tensão, havendo, pois, a exigibilidade de um em relação às outras.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O valor dos bens constitucionais não possui uma diferença de hierarquia. Não cabe uma solução com o sacrifício de uns em relação aos outros. Impõe-se o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos de forma a conseguir uma harmonização entre esses bens. Trata-se do princípio:
		
	 
	Princípio da Concordância Prática.
	
	Tal possibilidade inexiste no Direito Pátrio.
	
	Princípio da Necessidade.
	
	Princípio da Ponderação Excludente.
	
	Princípioda Proporcionalidade em sentido estrito.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	¿A interpretação é um processo aberto, no qual estão envolvidos os Poderes Estatais, os órgãos públicos, mas também os cidadãos e os grupos sociais¿ (Häberle) O princípio hermenêutico da concordância prática ou harmonização deve ser entendido como
		
	
	aquele que o interprete parte do caso concreto para a norma, e não da Constituição para o problema.
	 
	aquele que o intérprete máximo da Constituição, no caso brasileiro o STF, ao concretizar a norma constitucional, será responsável por estabelecer a força normativa da Constituição, não podendo alterar a repartição de funções constitucionalmente estabelecidas pelo constituinte originário, como é o caso da separação de poderes, no sentido de preservação do Estado de Direito.
	
	aquele que o interprete da Constituição deve assegurar a mais ampla efetividade social as normas constitucionais. ¿É um princípio operativo em relação a todas e quaisquer normas constitucionais, e embora a sua origem esteja ligada à tese da atualidade das normas programáticas, é hoje sobretudo invocado no âmbito dos direitos fundamentais (no caso de dúvidas deve preferir -se a interpretação que reconheça maior eficácia aos direitos fundamentais).
	 
	aquele que o interprete parte da ideia de unidade da Constituição, os bens jurídicos constitucionalizados deverão coexistir de forma harmônica na hipótese de eventual conflito ou concorrência entre eles, buscando, assim, evitar o sacrifício (total) de um princípio em relação a outro em choque. O fundamento da ideia de concordância decorre da inexistência de hierarquia entre os princípios.
	
	aquele que consubstancia uma pauta de natureza axiológica que emana diretamente das ideias de justiça, equidade, bom senso, prudência, moderação, justa medida, proibição de excesso, direito justo e valores afins; precede e condiciona a positivação jurídica, inclusive de âmbito constitucional; e, ainda, enquanto princípio geral do direito, serve de regra de interpretação para todo o ordenamento jurídico¿ Trata -se de princípio extremamente importante, especialmente na situação de colisão entre valores constitucionalizados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿Utilizado, de ordinário, para aferir a legitimidade das restrições de direitos ¿ muito embora possa aplicar -se, também, para dizer do equilíbrio na concessão de poderes, privilégios ou benefícios (...) em essência, consubstancia uma pauta de natureza valorativa que emana diretamente das ideias de justiça, equidade, bom senso, prudência, moderação, justa medida, proibição de excesso, direito justo e valores afins; precede e condiciona a positivação jurídica, inclusive a de nível constitucional; e, ainda, enquanto princípio geral do direito, serve de regra de interpretação para todo o ordenamento jurídico¿. Este texto refere-se a quais princípios da interpretação constitucional?
		
	 
	correção funcional/máxima efetividade;
	
	elástico/efeito integrador.
	
	unidade/força normativa;
	
	eficácia integradora/interpretação conforme a Constituição;
	 
	proporcionalidade/razoabilidade;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"(...) Responsabilidade civil de empresa jornalística. Publicação ofensiva. I. Liberdade de informação versus inviolabilidade à vida privada. Princípio da unidade constitucional. Na temática atinente aos direitos e garantias fundamentais, dois princípios constitucionais se confrontam e devem ser conciliados. De um lado, a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, de outro lado, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Sempre que princípios aparentam colidir, deve o intérprete procurar as reciprocas implicações existentes entre eles até chegar a uma inteligência harmoniosa, porquanto, em face do princípio da lealdade constitucional, a Constituição não; pode estar em conflito consigo mesma, não obstante a diversidade de normas e princípios que contém. Assim, se ao direito à livre expressão da atividade intelectual e de comunicação contrapõe-se o direito à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, segue-se como consequência lógica que este último condiciona o exercício do primeiro, atuando como limite estabelecido pela própria Lei Maior para impedir excessos e abusos" (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Apelação Cível n° 760/96 - RJ, 2ª Câmara Cível, rel. Des. SÉRGIO CAVALIERI FILHO). Dessa forma, no caso concreto, ponderou-se que o princípio da inviolabilidade da vida privada teria maior "peso e importância" do que a liberdade de expressão, para fins de aplicação da sanção civil. Aplicou-se, assim, a dimensão de peso e importância, apesar de ficar consignado em diversas partes do acórdão, que se deveria buscar a conciliação dos princípios. Na hipótese, como a conciliação completa não seria possível, tendo em vista que a matéria já havia sido publicada, condenou-se a Editora Abril S.A. a pagar uma indenização à atriz, pela violação de sua vida privada. A partir do texto, é correto afirmar que:
		
	 
	O texto deixa claro que foi adotada a interpretação que garantisse a maior eficácia e supremacia de um dos direitos colidentes;
	
	No caso, para a solução da colisão entre os direitos constitucionais mencionados, foi utilizado pelo interprete os meios tradicionais de interpretação;
	
	O texto invoca como via de solução da controvérsia constitucional, a utilização do princípio da generalidade e abstração, que permitem ao interprete larga discricionariedade hermenêutica.
	
	É nítido no texto o0 reconhecimento pelo interprete da existência de hierarquia entre normas constitucionais, tanto que a Editora foi condenada a pagar indenização à atriz, pela violação da sua vida privada;
	 
	Para equacionar a colisão de direitos fundamentais, bem como para confirmar a validade ou não do ato estatal que tenha por finalidade restringir direitos fundamentais, a hermenêutica constitucional vem utilizando diversos parâmetros, dentre os quais se destacam (a) a utilização da regra da proporcionalidade e a necessária ponderação dos interesses envolvidos;
	1a Questão
	
	
	
	O direito de propriedade está formalmente previsto no Capítulo da Constituição destinado
		
	
	aos direitos políticos
	
	aos direitos sociais.
	 
	à nacionalidade.
	
	aos direitos individuais e sociais.
	 
	aos direitos e deveres individuais e coletivos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
		
	 
	Solidários e Coletivos.
	
	Políticos e Sociais.
	 
	Individuais e Sociais.
	
	Individuais.
	
	Solidários e Individuais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O sistema brasileiro dos direitos fundamentais é dinâmico e aberto, voltado nitidamente para a proteção da dignidade da pessoa humana. Assim sendo, assinale a única alternativa que se coaduna com tal sistema:
		
	 
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionaisem que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º).
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão no rol taxativo dos direitos positivados ao longo da Constituição
	
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não podem ser implícitos, pois, devem ser positivados no texto constitucional
	
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão dispostos no rol taxativo do art. 5º e do título II da Constituição Federal
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais, assinale a resposta correta.
		
	 
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais sobre direitos humanos, depois de aprovados e ratificados pelo Brasil, adquirem status de lei ordinária.
	 
	Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que estão dispostos no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal de 1988.
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que são absolutos, com hierarquia juridicamente garantida pela própria Constituição.
	
	De acordo com a Constituição Federal de 1988, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
		
	 
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz tão somente com os direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição)
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	
	A atribuição de hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil não necessita da participação Congresso Nacional, pois são sempre equivalentes às leis ordinárias.
	
	O sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais é estático, na medida em que formado exclusivamente pelos direitos fundamentais constantes no Título II da Constituição, que se denomina exatamente por isso de Dos Direitos e Garantias Fundamentais.
	
	Os direitos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados nem mesmo diante de conflitos com outras normas constitucionais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os tratados internacionais de direitos humanos incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro:
		
	 
	a) reforçam o caráter aberto da Constituição
	
	b) reforçam o caráter fechado da Constituição Federal
	
	d) não possuem natureza de direitos humanos para o ordenamento brasileiro
	
	c) possuem status de mera lei ordinária, podendo ser revogados por lei posterior.
	
	e) posuem natureza Supraconstitucional, pois os tratados derivam do direito natural, precedente do direito positivado.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Constituição da República de 1988 prevê o direito à vida. Podemos dizer que o mencionado direito
		
	
	sob o ponto de vista formal, está previsto taxativamente no rol do direito à nacionalidade.
	
	compõe somente o rol dos direitos coletivos.
	 
	está taxativamente previsto no rol dos direitos sociais.
	 
	é um direito individual.
	
	está formalmente previsto no rol dos direitos individuais e coletivos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É importante reconhecer que o catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz mediante direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição) e direitos implícitos. Os direitos implícitos decorreriam
		
	
	formalmente do rol dos direitos individuais e Solidários.
	
	formalmente do rol dos direitos individuais.
	 
	do regime, princípios constitucionais e tratados internacionais.
	
	do positivismo adotado pela Constituição.
	
	da cláusula fechada que impossibilita a interpretação dos direitos fundamentais pelo Poder Judiciário.

Continue navegando