Buscar

DISCURSIVA DIREITO ECONÔMICO

Prévia do material em texto

DIREITO ECONÔMICO
Tendo em vista que as relações internacionais dependem de normas internacionais, o papel da CRFB/88 se limita a apresentar os fundamentos brasileiros nas relações internacionais, manifestando vontade do Estado, que deverá estar de acordo com os tratados celebrados. Logo, é preciso recordar que a ordem internacional é distinta da ordem interna, de maneira que as normas jurídicas tratam apenas das relações sociais no interior do Estado brasileiro.
Como é feita a administração do relacionamento entre os agentes econômicos internacionais?
Quando se fala em Direito Econômico Internacional, devemos nos lembrar que é um ramo importante do Direito Econômico, pois traz normas que estruturam seu comércio, além de fazê-lo de forma descontraída e ter um jeito próprio de ser administrada por seus agentes que garantem a econômia internacional, fazendo assim, cada um o seu papel. 
Podemos citar alguns setores importantes como, a Organização das Nações Unidas – ONU, uma entidade fundada no ano de 1945, que trabalha em função de promover a paz muldial e seu desenvolvimento. A ONU, é considerada como uma Instituição Política Internacional, por compreender cerca de 193 países em todo o mundo. 
Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD, é uma forma de desenvolvimento sustentável, que integram também a econômia e é o meio de comunicação da ONU com seus países-membros. Pode-se dizer também que é um ente com Personalidade Jurídica e vinculado a Assembleia Geral da ONU. 
Não podemos nos esquecer daa Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, tem como objetivo o crescimento mundal, aumento o emprego, e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Temos também o Fundo Monetário Internacional – FMI, criado em 1944, visando sempre promover o equilíbrio fincanciro internacional, não desarmonizando a econõmia internacional, pois assim não haveria a desorganização financeira mundial. Tal instituto ficou bastante conhecido no ano de 1990, pois concedia crédito para os países que se comprometiam com suas regras. 
E, por fim, podemos citar o Banco Mundial – BIRD, que financiava projetos de longo prazo para os países membros do FMI, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), buscava um desenvolvimento social e econômico na américa, sendo assistido por capital. 
Fonte: Livro Único Direito Econômico.

Continue navegando