Buscar

Resumo Bases Constitucionais da Administração Pública

Prévia do material em texto

Resumo Bases Constitucionais da Administração Pública
Órgão Públicos
É aquela unidade do Estado em que a atribuição do agente público é exercido. Órgão públicos são centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais através de seus agentes, cuja atuação é imputada a pessoa jurídica.
Pessoas Jurídicas= Ente Político, União, Estado, Distrito Federal e Município.
Ente Administrativo= Órgão, INSS.
É movido através de Pessoa Física os órgão públicos, todas as vezes que o agente público se manifesta, exerce esse meio pelo vínculo que há com a pessoa jurídica. EX: Emite opinião através do órgão (pequena parte da autarquia).
3 Teorias da Atuação dos Agentes Públicos
1 Teoria do Mandato
Quando assina mandato é mandatário, nisso o agente público é mandatário em nome do órgão público, Pela Teoria, quando o agente assina procuração, lhe outorga autonomia, por isso não é adotada no Brasil, pois o agente tem limite e deve ter estrito cumprimento do dever legal.
2 Teoria da Representação
O agente público não é só representante do Estado, mas é equiparado a tutor e curador. Não é adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro devido o Estado ser incapaz de ser tutor, curador, porque já é PJ e processual.
3 Teoria do Órgão= Adotada pelo Brasil
A pessoa jurídica manifesta a sua vontade por meio da atuação de seus agentes públicos como se o próprio Estado o fizesse. As manifestações de vontade são consideradas a própria vontade da Entidade. É decorrente da Teoria da Imputação, quando o Estado fala, fala através dos seus agentes. Órgãos não tem PJ e capacidade processual.
Há exceção quando existem órgãos públicos que a competência está prevista na CF, a esses órgãos foi conferida a capacidade processual, mas apenas para dizer que um órgão está em relação de exorbitação da função de outro órgão, então para haver discussão através do mandado de segurança.
É possível permitir que determinados órgãos de natureza constitucional possam impetrar mandado de segurança, na defesa de suas competências quando violadas por outro órgão. A capacidade processual excepcional alcança somente os órgãos mais elevados do pode público, cujas competências foram concedidas pela CF, são chamados órgãos independentes do presidente da república, Câmara dos Deputados, Senado Federal, STF, STJ, MPU e TCU.
ADM Publica Indireta
É resultado da descentralização, quando retira do centro, cria outra Pessoa Jurídica para exercer atribuição. EX: Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundação Pública.
Características Gerais
Personalidade jurídica, Capacidade Processual e Titular de patrimônio próprio, possuem autonomia financeira e administrativa.
Autarquia é criada por lei de criação, presidente transfere patrimônio para a PJ que terá autonomia para exercer e manter patrimônio.
Não possuem autonomia política, o INSS não pode criar outra autarquia, apenas órgãos.
Principio da Especialidade incide sobre toda a ADM Indireta.
Não há hierarquia entre ADM Direta e Indireta.
Tem vinculação a ADM Direta fica vinculada aos fins para os quais foi criada podendo haver a chamada supervisão ministerial ou controle finalístico (controle dos atos do ente com o objetivo de):
Assegurar o cumprimento dos objetivos fixado do seu ato de criação.
Harmonizar sua atuação com a política ou programa de governo
Assegurar a obtenção da eficiência administrativa
Assegurar a autonomia administrativa operacional ou financeira
Discricionariedade é o espaço que o administrador público pode escolher por mérito.
Judiciário pode conferir legalidade a ADM Pública.
Autarquia
Serviço autônomo criado por lei com personalidade jurídica de Direito Público com patrimônio e receita própria para executar atividades típicas da ADM Pública.
Não há hierarquia entre autarquias.
Na criação da lei da autarquia diz como vai ser, finalidade, está tudo especificado na lei, assim que for editado e entrar em vigência é criada a autarquia.
Responsabilidade Civil é Objetiva porque é tido como cópia do Estado.
Servidor Público é admitido por concurso.
O Servidor tem estabilidade cumprindo o que está fundamentado na lei de Servidores Públicos Lei 8112.
É de patrimônio público e pagamento é de forma precatória, não se penhora bem para quitar débitos.
Tem privilégio processual de até 30 dias para responder ação processual.
Tem a finalidade de desempenhar atividades típicas de Estado, excluindo atividades típicas de cunho econômico e mercantil.
Autarquias especiais como Anaque, Anatel, Anael, AGNS são de serviços que é para regulamentar atividades econômicas. Elas não prestam serviços típicos de Estado. A OAB não é autarquia, é PJ de Direito Público SUI GENERIS.
Fundações Públicas
Lei autoriza criação de pessoa jurídica de direito público cuja personalidade jurídica é adquirida após o registro em norma competente.
Finalidade é a atividade de natureza assistencial, cultural, social e educacional.
Responsabilidade Civil Objetiva.
É sem fim lucrativo, de regime do pessoal estatutário e goza de privilégio processual.
EX: TV Cultura, IBGE, FUNASA.
Empresa Estatal
Divide se em empresa pública e sociedade de economia mista.
Estatal e Sui Generis.
Pessoa Jurídica de Direito privado, a lei autoriza a criação, mas precisa/ carece de registro em cartório ou na Junta, a extinção é mediante lei,
As finalidades são duas:
-Prestação de serviços públicos
- Exploração de atividade econômica.
Possuem imunidade tributária, os bens considerados públicos, não gozam de privilégios processuais.
Resp. Civil de Empresa Estatal Pública é objetiva devido o caráter público.
Empresa de Exploração de atividade econômica é subjetiva devido o mercado de livre concorrência. EX: Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco.
Sociedade de Economia Mista
Petrobras, através de concurso público, regulamentada através da CLT e há dirigentes que são estatutários.
50% do seu capital é do Estado e os outros 50% é de Forma privada.
Sua forma societária é autorizada por lei e é somente aceita como Sociedade Anônima.
Sempre será julgada pela Justiça Estadual.

Continue navegando

Outros materiais