Buscar

prova tópicos especiais em contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			valiação: GST0548_AV_201001511948 » TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE 22139022
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201001511948 - ANDREA FONSECA PEREIRA GOMES
	Professor:
	JULIO CEZAR DE MELLO CIDADE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 2,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 14/03/2015 16:03:51 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 257007)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Apresente 2 (dois) critérios para que um Ativo Não Circulante possa ser classificado como mantido para venda.
		
	
Resposta: os ativos mantidos para venda são aqueles em que a empresa investiu mas não para uso e sim para vende-los. -ativos que estão depressiados e que a empresa não vai mais utiliza-lo. -ativos que estava em baixo custo e a empresa investiu com a intenção de investimento.
	
Gabarito: (a) Se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo. (b) Deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável. (c) O nível hierárquico de gestão apropriado deve estar comprometido com o plano de venda do ativo, e deve ter sido iniciado um programa firme para localizar um comprador e concluir o plano. (d) Além disso, o ativo mantido para venda deve ser efetivamente colocado à venda por preço que seja razoável em relação ao seu valor justo corrente. (e) Ainda, deve-se esperar que a venda se qualifique como concluída em até um ano a partir da data da classificação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 136724)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Como é a Governança dos shareholders?
		
	
Resposta: é o ato de liderança corporativa onde os líderes trabalham para beneficiar a organização.
	
Gabarito: Como características fundamentais, a governança dos shareholders tem origem anglosaxônica. Está voltada para os interesses dos acionistas e dos gestores com relação ao valor, à riqueza e ao retorno financeiro. Os seus indicadores de desempenho são voltados para as demonstrações patrimoniais e financeiras. Com relação a crescimento, riscos e retornos corporativos, todas as avaliações e medições são tidos como focos da governança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 125562)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	
	 4a Questão (Ref.: 137154)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como deverão ser mensurados os ativos biológiocos?
		
	
	Valor de mercado
	
	Pelo valor líquido
	 
	Valor contábil
	
	Pelo custo corrigido
	 
	Valor justo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 178653)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos critérios de mensuração de ativos é o seu valor em uso. Neste contexto, os seguintes elementos devem ser refletidos no cálculo deste valor:
		
	
	As expectativas de venda do ativo menos as despesas correntes de repasse e baixa, considerando as possíveis variações no montante e no período de ocorrência desses fluxos de caixa futuros
	
	O valor que os participantes do mercado iriam considerar ao precificar os fluxos de caixa futuros esperados da entidade, mesmo com base incerta e duvidosa
	 
	As estimativas dos fluxos de caixa futuros, inclusive as variações de montante e períodos que a entidade espera obter com esse ativo descontado com base em taxa livre de risco
	
	O valor que o repasse do ativo poderá conferir a entidade em transação comutativa e firme entre partes conhecedoras e interessadas, entre outros fatores
	 
	O preço de venda, consideradas as despesas de venda e pela assunção prêmio inerente ao ativo
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 178657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ativo biológico deve ser mensurado pelo valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, EXCETO:
		
	
	Quando o valor contábil for inferior ao valor justo
	
	Nos casos em que o valor justo for superior ao valor em uso
	 
	Quando o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável
	
	Nos casos em que os fluxos financeiros sejam maiores que o valor justo
	
	Quando o valor recuperável for maior que o valor contábil
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 178667)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A entidade deve mensurar o ativo não circulante que deixa de ser classificado como mantido para venda considerando os seguintes critérios:
		
	
	Pelo valor mais alto entre o seu valor justo antes do ativo ser classificado como mantido para venda, ajustado por reavaliação (quando legal), quando houver, que teria sido reconhecida se o ativo não fosse classificado como mantido para venda e o seu custo de reposição posterior à decisão de não vender
	 
	Pelo valor mais alto entre o seu valor em uso antes do ativo ser classificado como mantido para venda, ajustado pelas perdas por reavaliação que teria sido reconhecida se o ativo não estivesse classificado como mantido para venda e o seu montante recuperável em data posterior à decisão de não vender
	 
	Pelo valor mais baixo entre o seu valor contábil antes do ativo ser classificado como mantido para venda, ajustado por qualquer depreciação, amortização ou reavaliação (quando legal) e o seu montante recuperável em data posterior à decisão de não vender
	
	Pelo valor mais baixo entre o seu valor em uso antes do ativo ser classificado como mantido para venda, ajustado pelas perdas por reavaliação que teria sido reconhecida se o ativo não estivesse classificado como mantido para venda e o seu montante recuperável em data posterior à decisão de não vender
	
	Pelo valor mais baixo entre o seu valor recuperável antes do ativo ser classificado como mantido para venda, ajustado por qualquer depreciação, amortização ou despesas de vendas que teria sido reconhecida se o ativo não estivesse classificado como mantido para venda e o seu valor contábil líquido na data posterior à decisão de não vender
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 568757)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	NÃO é necessário que seja divulgado, em notas explicativas ou no corpo da Demonstração do Resultado do Exercício:
		
	
	Os ganhos ou as perdas reconhecidas na mensuração pelo valor justo menos os custos de vender ou na alienação de ativos ou de grupo de ativos colocado à venda que constitua a operação descontinuada.
	 
	As despesas relativas aos tributos sobre a renda (imposto de renda e contribuição social sobre o lucro) relacionadas às operações descontinuadas.
	
	As despesas relativas aos tributos sobre a renda (imposto de renda e contribuição social sobre o lucro) relacionadas aos ganhos (ou perdas) na remensuração dos ativos não circulantes mantidos para a venda, associados às operações descontinuadas.
	
	As receitas, as despesas e o resultado antes do imposto de renda das operações descontinuadas.
	 
	Os critérios utilizados para a determinação do valor justo e das despesas de venda dos ativos relacionados à atividade descontinuada.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 156531)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que trás a demonstração onde as várias contas são classificadas de acordo com os elementos específicos, sendo agrupadas de modo a permitir uma fácil análise da situação financeira da entidade.
		
	
	Demonstração do Resultado do Exercício.
	
	Demonstração do Valor Adicionado.
	 
	Balanço Patrimonial
	
	Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
	
	Demonstração do Fluxo de Caixa.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 157046)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aponte a demonstração contábil que está destinada a evidenciar, num determinado período, as mutações nos resultados acumulados da entidade.
		
	
	DRE.
	
	DVA.
	
	DFC.
	 
	DLPA.
	
	DOAR.Período de não visualização da prova: desde 03/03/2015 até 17/03/2015.
	Todas as definições abaixo estão corretas, exceto:
		
	
	A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
	 
	A incorporação é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, enquanto a fusão é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações.
	
	A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
	 
	A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que as sucederá em todos os direitos e obrigações.
	
	A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que as sucederá em todos os direitos e obrigações.
		
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais