Buscar

AV GENRENCIAMENTO DE RISCO HISTÓRICO SOBRE RISCOS

Prévia do material em texto

QUANTO A GERENCIAMENTO DE RISCOS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
TEM A FINALIDADE DE PREVENIR, CONTROLAR OU REDUZIR OS RISCOS EXISTENTES, DE MODO A TORNÁ-LOS TOLERÁVEIS.
A SEGURANÇA ESTÁ RELACIONADA À PROTEÇÃO CONTRA RISCOS QUE PODEM OCORRER AO LONGO DE UM GERENCIAMENTO. PARA GARANTIR A SEGURANÇA, O  ACOMPANHAMENTO DE RISCO E SEU DESENVOLVIMENTO É UMA ETAPA MUITO IMPORTANTE. ESTA ETAPA É CHAMADA TAMBÉM DE:
MONITORAÇÃO DOS RISCOS 
A SEGURANÇA ESTÁ RELACIONADA À PROTEÇÃO CONTRA RISCOS QUE PODEM OCORRER AO LONGO DE UM GERENCIAMENTO. PARA GARANTIR A SEGURANÇA, EXISTEM ETAPAS IMPORTANTES. DENTRE ELAS, ESTÁ A  MITIGAÇÃO DE RISCOS. ESTA ETAPA É CHAMADA TAMBÉM DE:
TRATAMENTO DOS RISCOS 
NO BRASIL UM GRANDE ACIDENTE COM REPERCUSSÃO MUNDIAL OCORREU EM 1984 COM VAZAMENTO DE GASOLINA, QUE CRIOU UM NOVO MODELO DE ANÁLISE DE RISCOS. EM QUE LOCALIDADE OCORREU ESTE ACIDENTE:
CUBATÃO
		QUAL DOS ACIDENTES ABAIXO, NÃO FAZ PARTE DE UM HISTÓRICO DE ACIDENTES AMBIENTAIS QUE PROVOCARAM O SURGIMENTO DO GERENCIAMENTO:
ACIDENTE DE ESTOCOLMO
O MONITORAMENTO  _________________________É AQUELE QUE ACOMPANHA O PROCESSO COMO UM INDICADOR DE PERFORMANCE.
 DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
O MONITORAMENTO DE_____________________É AQUELE QUE POSSIBILITA REVISÕES PERIÓDICAS E AUDITORIAS INTERNAS.
DE RISCOS OU VULNERABILIDADES
SÃO EXEMPLOS DE MEDIDAS DE REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA 
TREINAR EMPREGADOS; MUDAR AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO; COLOCAR PROTEÇÃO NAS MÁQUINAS, ETC.
NO INÍCIO DOS ANOS 60, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E COM UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS INDÚSTRIAS FORAM FORÇADAS A SE ADEQUAR ÀS NOVAS NECESSIDADES DE CONSUMO. AMPLIARAM ASSIM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E BUSCARAM MELHORIAS NO PROCESSO E QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS. COM ISSO AS INDÚSTRIAS PASSARAM A CONSUMIR MAIS ENERGIA, ARMAZENAR E MOVIMENTAR MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE SUAS OPERAÇÕES E INVENTÁRIOS. OS ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS OCORRERAM DE FORMA ACELERADA COM GRANDES PERDAS, INCLUSIVE HUMANAS. NESTE SENTIDO MARQUE A OPÇÃO EM QUE O ACIDENTE RADIOATIVO LEVOU A ÓBITO CERCA DE 7.000 PESSOAS.
USINA NUCLEAR EM CHERNOBIL NA UCRÂNIA
ALGUMAS ETAPAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA UM PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RISCOS (PGR). ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO CORRESPONDE A UMA DAS ETAPAS:
DELIMITAÇÃO DO CONTEXTO APENAS SOCIAL 
		REALIZAR O ACOMPANHAMENTO DO RISCO E DE SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DO TEMPO, É TAMBÉM CHAMADO DE:
MONITORAÇÃO DOS RISCOS
ASSINALE A OPÇÃO CORRETA QUANTO AOS TIPOS DE ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS:
PODEM SER DE TRÊS TIPOS: RISCO NA SEGURANÇA, RISCO NA SAÚDE E RISCO ECOLÓGICO
CONSIDERANDO A AMPLITUDE NA ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS, DIVIDIMOS O ESTUDO EM TRÊS GRANDES GRUPOS DE INTERESSE. IDENTIFIQUE-OS ABAIXO.
SAÚDE HUMANA, SEGURANÇA E ECOLOGIA.
A ANÁLISE DE RISCOS É UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL A QUALQUER RAMO DE ATIVIDADE E SUBDIVIDE-SE EM TRÊS TIPOS DIFERENTES. AS ANÁLISES RELACIONADAS A CASOS DE EXPOSIÇÕES CRÔNICAS A DETERMINADOS AGENTES E FOCADAS NOS EFEITOS SOBRE SERES HUMANOS FORA DOS AMBIENTES DE TRABALHO SÃO AS ANÁLISES DE:
SAÚDE.
QUAL ETAPA ABAIXO, NÃO É RELACIONADA AS FUNDAMENTAIS PARA UM PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RISCOS?
REMEDIAÇÃO IMEDIATA DO RISCO NÃO CONTROLADO
		A REALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE RISCOS É FUNDAMENTAL NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS, COM A PRINCIPAL FINALIDADE DE MITIGAR AS CONSEQUÊNCIAS DANOSAS DECORRENTES DE EVENTOS INDESEJÁVEIS. É CONSIDERADO EXEMPLO DE CENÁRIO DE ACIDENTE ESTUDADO NA ANÁLISE DE RISCO ECOLÓGICO:
EXPLOSÃO DE REATOR SEGUIDO DE INCÊNDIO EM INDÚSTRIA QUÍMICA DE GRANDE PORTE.
		A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS RISCOS TROUXE-NOS, ATRAVÉS DOS ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS, UMA NOVA MENTALIDADE NA FORMA DE SEU GERENCIAMENTO. O ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE QUE VIVE EM TORNO DE INDÚSTRIAS QUÍMICAS, É UM EXEMPLO CLÁSSICO DE UM NOVO MODELO DE GESTÃO. COM ISSO ESTAS INDÚSTRIAS DEVEM:
APRESENTAR PLANOS DE EMERGÊNCIA COM ENVOLVIMENTO DE SUA POPULAÇÃO OCUPACIONAL (INTERNA) E DA SOCIEDADE DE SEU ENTORNO.
		QUAL A METODOLOGIA QUE PROCURA FOCALIZAR SITUAÇÕES EM QUE HAJA POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FALHAS NA INSTALAÇÃO ESTUDADA, POR CAUSA DE PERIGOS A QUE SEJA EXPOSTA.?
PPP;
		O ESTUDO DOS RISCOS NAS ATIVIDADES FOI IMPULSIONADO PELA OCORRÊNCIA DE ALGUNS ACIDENTES AMBIENTAIS MARCANTES, COMO BHOPAL (1984) E EXXON VALDEZ (1989). OUTRA CONSEQUÊNCIA IMPORTANTE DESTES EVENTOS VERIFICADA ATÉ OS DIAS ATUAIS É:
IMPOSIÇÃO DE LEGISLAÇÕES MAIS RESTRITIVAS, VISANDO AO CONTROLE MAIS EFETIVO DOS RISCOS.
ATRAVÉS DO MODELO AMERICANO, PODEMOS VERIFICAR COMO OCORRE UM MODELO DE ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO CORRESPONDE AO MODELO DE ESTUDO.
 CARACTERIZAÇÃO SOCIAL
UMA DETERMINADA TÉCNICA DE ANÁLISE DE RISCOS ENVOLVE UMA COMPLEXIDADE DE INTERAÇÕES ENTRE POPULAÇÕES, COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS (INCLUINDO CADEIA ALIMENTAR) AO NÍVEL MICRO E MACRO E POSSUI UMA GRANDE INCERTEZA NA RELAÇÃO CAUSA-EFEITO.  A TÉCNICA MENCIONADA É:
O ESTUDO DE RISCO ECOLÓGICO; 
RISCO É A POTENCIALIDADE DE QUE OCORRA UM ACIDENTE, UM DESASTRE, UM EVENTO FÍSICO QUE RESULTE EM PERDAS E DANOS SOCIAIS OU ECONÔMICOS. PODEMOS AINDA DIZER QUE RISCO É FONTE DE OBJETO SOCIAL, COMO A PERCEPÇÃO DO PERIGO OU DA CATÁSTROFE POSSÍVEL. DE ACORDO COM ESTE ENTENDIMENTO, APONTE A OPÇÃO QUE MELHOR REPRESENTA OS RISCOS URBANOS.
OS AGLOMERADOS E ADENSAMENTOS POPULACIONAIS COM OCUPAÇÕES EM ÁREAS DE ENCOSTAS.
ALGUMAS ETAPAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA UM PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RISCOS (PGR). ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO CORRESPONDE A UMA DAS ETAPAS:
DELIMITAÇÃO DO CONTEXTO APENAS SOCIAL

Continue navegando