Buscar

AV GENRENCIAMENTO DE RISCO PLANOS DE CONTINGÊNCIA

Prévia do material em texto

COM BASE NA LEI Nº 6.938/81, TEM-SE QUE PARA A CARACTERIZAÇÃO DO DANO AMBIENTAL SOMENTE É NECESSÁRIA A LIGAÇÃO ENTRE O CAUSADOR DA CONDUTA OU ATIVIDADE/OMISSÃO E O DANO AMBIENTAL. ESTA RELAÇÃO RECEBE O NOME DE:
NEXO CAUSAL.
O PLANO DE CONTINGÊNCIA É A REPRESENTAÇÃO DO ESTADO DE PREPARAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS PARA UMA OCORRÊNCIA ACIDENTAL. COMPÕEM O PLANO DE CONTINGÊNCIA:
ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCOS, PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA.
QUANTO Á RESPONSABILIDADE SOBRE O MEIO AMBIENTE, AQUELE QUE, ATRAVÉS DE SUA ATIVIDADE, CRIA UM RISCO DE DANO PARA TERCEIROS, DEVE SER OBRIGADO A REPARÁ-LO, AINDA QUE SUA ATIVIDADE E O SEU COMPORTAMENTO SEJAM ISENTOS DE CULPA. SENDO ASSIM, PARA QUE SE PROVE A EXISTÊNCIA DA RESPONSABILIDADE POR DANOS AMBIENTAIS, BASTA A COMPROVAÇÃO DO DANO EXISTENTE E DO NEXO CAUSAL, OU SEJA, A CULPA NÃO PRECISARÁ SER PROVADA.  ESSE TIPO DE RESPONSABILIDADE É CHAMADA DE:
RESPONSABILIDADE OBJETIVA 
PODE-SE DEFINIR ____________________ COMO A PROBABILIDADE DE UM COMPONENTE OU SISTEMA CUMPRIR UMA FUNÇÃO REQUERIDA, SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES, POR UM PERÍODO DE TEMPO ESPECIFICADO.
CONFIABILIDADE AMBIENTAL
PARA ENTENDERMOS A MODELAGEM AMBIENTAL APLICADA, QUE ESTÁ RELACIONADA A UMA PREVISÃO DE QUESITOS AMBIENTAIS, QUE MELHORARAM O GERENCIAMENTO AMBIENTAL, PRECISAMOS AVALIAR ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES, COMO A ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL, A CARACTERIZAÇÃO DOS CENÁRIOS ACIDENTAIS E 	_______________________
DETERMINAÇÃO DAS ÁREAS VULNERÁVEIS 
MORAR EM ENCOSTAS E EM CONDIÇÕES ANORMAIS E COM ELEVADO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO, PODEM CAUSAR  O DESLIZAMENTO DE TERRA E PEDRAS.O TEXO REFERE-SE A UMA CONDIÇÃO DE:
RISCO
O INSTRUMENTO NORTEADOR DOS PROCEDIMENTOS PARA AS ATIVIDADES QUE GEREM RISCO A SOCIEDADE E AO AMBIENTE, É TAMBÉM CHAMADO DE:
ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCOS;
PODEMOS DEFINIR CONFIABILIDADE AMBIENTAL COMO A PROBABILIDADE DE UM COMPONENTE OU SISTEMA CUMPRIR UMA FUNÇÃO REQUERIDA, SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES, POR UM PERÍODO DE TEMPO ESPECIFICADO. EXISTEM QUATRO FATORES A SEREM ANALISADOS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO CORRESPONDE AO FATOR CONFIABILIDADE:
 NÃO POSSUI NATUREZA PROBABILÍSTICA.
A FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) É UM DOCUMENTO NORMALIZADO PELA ABNT ¿ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. A RESPEITO DA FISPQ, É CORRETO AFIRMAR QUE ELA
FORNECE INFORMAÇÕES COMO PROTEÇÃO À SEGURANÇA, À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE.
O PLANO DE CONTINGÊNCIA É A REPRESENTAÇÃO DO ESTADO DE PREPARAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS PARA UMA OCORRÊNCIA ACIDENTAL. COMPÕEM O PLANO DE CONTINGÊNCIA:
ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCOS, PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA.
		O NÚMERO DE PERDAS HUMANAS E MATERIAIS É MAIOR EM QUAIS REGIÕES ?
	REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO DE POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA / POUCA CULTURA.
	
O PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA (PAE) É UM DOCUMENTO QUE BASEADO NOS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE RISCO, DEVE CONTER TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATUAR, NO CASO DA OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE. QUAL DAS SEGUINTES ASSERTIVAS NÃO DEVE SER APRESENTADA NO PAE?
REGISTRO NO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
ENTENDENDO ANÁLISE PRELIMINAR DO RISCO, CULPA, CONFIABILIDADE E MODELAGEM AMBIENTAL, PODEMOS ELABORAR O: PLANO DE CONTINGÊNCIA.
O QUE É UM PLANO DE CONTINGÊNCIA?
UM PLANO DE CONTINGÊNCIA É UM DOCUMENTO INSTITUCIONAL COM A FINALIDADE DE FORNECER ORIENTAÇÕES PROCEDIMENTAIS QUANDO DA NECESSIDADE DE MITIGAÇÃO DE DANOS À IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO.
 
_______________________É A POSSIBILIDADE DA OCORRÊNCIA DE UMA ALTERAÇÃO ADVERSA DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO AMBIENTE EM VIRTUDE DA ATIVIDADE ANTRÓPICA. É UMA MEDIDA DA CAPACIDADE QUE UM PERIGO TEM DE SE TRANSFORMAR EM UM ACIDENTE. 
RISCO AMBIENTAL
MARQUE A ALTERNATIVA VERDADEIRA SOBRE UM PLANO DE CONTINGÊNCIA:
PARA QUE UM PLANO DE CONTINGÊNCIA ATINJA SEUS OBJETIVOS É FUNDAMENTAL A IDENTIFICAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES EM FASE PRELIMINAR
QUAL DOS PROCEDIMENTOS ABAIXO NÃO FAZ PARTE DE UM PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA? 
COMUNICAÇÃO DE SINISTRO À SEGURADORA.

Continue navegando