Buscar

0 Lista 2 respostas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 02 – Tópicos Especiais
Camila de Assis da Costa – RA 113113874
1 – O TCC que estamos desenvolvendo irá aplicar uma ferramenta da qualidade chamada DMAIC em uma fábrica de calçados. Com a aplicação dessa ferramenta pretendemos otimizar o processo e reduzir custos através da eliminação de desperdícios, maior produtividade e melhoria da qualidade, aumentando as chances da empresa se destacar no mercado. 
2 – Investigação de sistemas: obter uma compreensão clara do problema a ser resolvido ou a oportunidade que você enfrenta. 
Análises de Sistemas: compreensão das soluções; define os problemas e oportunidades do sistema atual.
Desenho de Sistemas: seleção e planejamento da melhor solução; determina como o novo sistema irá trabalhar com o objetivo de atender as necessidades da empresa definida durante a fase de análise.
Implementação de Sistemas: colocar a solução para trabalhar; inclui a concepção e aquisição dos vários componentes que o compõem (hardware, software, bases de dados, etc.).
Manutenção e Revisão de Sistemas: avaliar os resultados da solução; verificar e modificar o sistema para que ele continue a atender as necessidades do negócio.
As setas sempre se realimentam porque os processos estão interligados, dependem do bom funcionamento um do outro para que o processo funcione bem.
3 – Rede de Computadores:
-São interconexões feitas entre dois ou mais computadores com o objetivo de estabelecer uma comunicação;
-Conjunto de computadores autônomos interconectados por uma única tecnologia.
-São estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
4 – Topologia: É a forma física de interconexão dos computadores, ou como os equipamentos estão conectados.
5 – Na topologia de estrela, os computadores são conectados por segmentos de cabo a um componente centralizado chamado hub. Os sinais são transmitidos a partir do computador que está enviando através do hub até todos os computadores na rede. 
A rede de estrela oferece recursos e gerenciamento centralizados. 
Se um computador em uma rede de estrela ou cabo que o conecta ao hub falhar, apenas o computador com falha não poderá enviar ou receber mensagens da rede. O restante da rede continua a funcionar normalmente.
6 – LAN: Mais conhecida como rede local, é o tipo mais comum de rede, abrangendo o espaço de uma sala, escritório, ou mesmo um prédio inteiro.
As LAN’s têm um tamanho restrito, o que significa que o pior tempo de transmissão é limitado e conhecido com a devida antecedência.
Características das LAN’s: Surgiram em ambientes de institutos de pesquisas e universidades; Possuem limitações geográficas; Possuem velocidades de transmissão elevadas (10/100/1000/10.000 Mbps/Gigabits); Apresentam baixas taxas de erro (de 10-8a 10-11); Facilitam a evolução/expansão gradual de configuração; Oferecem alta confiabilidade; Pertencem geralmente a uma única organização; Distribuem poder computacional; Viabilizam a troca e o compartilhamento de informações e dispositivos periféricos; Preservam a independência das várias estações de processamento; Permitem a integração em ambientes de trabalho corporativo.
7 – O protocolo é a linguagem usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto é, trocar informações entre si. Para que todos os dispositivos de uma rede consigam conversar entre si, todos eles deverão estar usando uma mesma linguagem, isto é, um mesmo protocolo.
8 – A fibra óptica transmite informações através de sinais luminosos em vez de sinais elétricos. Suas características são: 
- Filamento de sílica ou plástico; (por onde é feita a transmissão da luz)
- Velocidade de transmissão mais alta;
- São mais finas e leves do que os cabos coaxiais;
- São imunes a interferências eletromagnéticas e a ruídos;
- Permitem isolamento completo entre transmissor e receptor;
- O custo é elevado;
- A junção de fibras é uma tarefa delicada.
9 – A tecnologia Bluetooth é, basicamente, um padrão para comunicação sem-fio de baixo custo e de curto alcance. Através dele permite-se a comunicação sem fio entre aparelhos eletrônicos que podem ser telefones celulares, Palmtops, computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritório, enfim, qualquer aparelho que possua um chip Bluetooth. 
Esta comunicação realiza-se através de ondas de rádio na freqüência de 2.4GHz, que não necessita licença e está disponível em quase todo o mundo.
Em relação à sua velocidade pode chegar a 721Kbp se possui três canais de voz. 
As desvantagens desta tecnologia são o seu raio de alcance, 10 metros é o número máximo de dispositivos que podem se conectar ao mesmo tempo.
Os dispositivos Bluetooth se comunicam formando uma rede que chama-se piconet ou picorede, na qual podem existir até oito dispositivos conectados entre si. Necessariamente um deles é o master, ou seja, o principal, sendo os demais os dispositivos escravos (slave).
Apesar de oito ser um número muito pequeno, é possível sobrepor vários piconets, aumentando os pontos de comunicação. Esse método é conhecido como scatternete desta forma podem coexistir até 10 piconets num mesmo lugar de cobertura de rádio. A segurança está preservada graças a que cada piconet decodifica-se e protege contra interferências de intrusos.
10 – O nome sistema móvel celular (SMC) advém de sua estrutura em células. Uma célula é uma área geográfica atendida ou coberta por um transmissor de baixa potência, uma ERB (Estação Rádio Base).
Uma ERB é uma ou mais antenas fixas, instaladas em torres que têm como objetivo atender a demanda originada pelas estações ou unidades móveis, ou usuários, dentro de sua área de cobertura.
A conexão entre uma ERB e uma unidade móvel se realiza por um canal ou freqüência disponível.
Canais são liberados por ordem de chegada dos usuários e serão atendidos tanto quanto são os canais disponíveis na ERB.
Daí a importância de uma eficiente alocação de freqüências entre as ERB’s.
Cada ERB está conectada por uma linha física dedicada à uma CCC (Central de Comutação e Controle), que, por sua vez, também está conectada à RPT (Rede Pública de Telefonia).
11 – A CCC é responsável pela interligação e controle de várias ERB’s.
Handoff: a mudança automática de chamada de uma célula para outra à medida que o usuário se desloca.
O deslocamento de longa distância, com mudança de área metropolitana, exige também o redirecionamento de chamadas via roaming.
12 -
 – 
13 – Com o avanço que tem ocorrido na área de micro-processadores, novos materiais de sensoriamento, micro sistemas eletro-mecânicos (MEMS–Micro Electro-Mecanical Systems) e comunicação sem fio tem estimulado o desenvolvimento e uso de sensores “inteligentes” em áreas ligadas a processos físicos, químicos, biológicos, dentre outros.
É usual ter num único chip, vários sensores, que são controlados pela lógica do circuito integrado, com uma interface de comunicação sem fio.
Normalmente o termo “sensor inteligente” é aplicado ao chip que contém um ou mais sensores com capacidade de processamento de sinais e comunicação de dados. A tendência é produzir esses sensores em larga escala, barateando o seu custo, e investir ainda mais no desenvolvimento tecnológico desses dispositivos, levando a novas melhorias e capacidades.
14 – Redes de sensores sem fio (RSSFs) se diferem de redes de computadores tradicionais em vários aspectos. Normalmente essas redes possuem um grande número de nós distribuídos, têm restrições de energia, e devem possuir mecanismos para auto-configuração e adaptação devido a problemas como falhas de comunicação e perda de nós.
Uma RSSF tende a ser autônoma e requer um alto grau de cooperação para executar as tarefas definidas para a rede. Isto significa que algoritmos distribuídos tradicionais, como protocolos de comunicação e eleição de líder, devem ser revistos para esse tipo deambiente antes de serem usados diretamente.

Outros materiais