Buscar

atv anato

Prévia do material em texto

Descreva a posição e localização do coração. 
O coração fica apoiado sobre o diafragma, localizado no centro da caixa torácica chamada de mediastino, tem uma leve inclinação para a direita e para baixo.
Descreva a anatomia externa do coração. 
Superfície externa
 
1. Veia Cava Superior
2 Veia Cava Inferior
3. Átrio Direito
4. Ventrículo Direito
5. Ventrículo Esquerdo
6. Artéria Pulmonar
7. Aorta
8. Artéria Coronária Direita
9. Artéria Coronária Descendente Anterior
10. Átrio esquerdo
11. Veias Pulmonares
3) Descreva a anatomia interna dos átrios. 
Átrio Direito: Veia cava superior > conduz o sangue venoso da região da cabeça e dos membros superiores; 
Veia cava inferior > conduz o sangue venoso da região dos membros inferiores, pelvi e abdome em direção ao átrio direito.
Átrio Esquerdo: Veias Pulmonares > origina-se nos pulmões e termina no átrio esquerdo conduzindo sangue arterial.
4) Descreva a anatomia interna dos ventrículos 
Ventrículo Direito: 
Válvula tricúspide > separa o átrio direito do ventrículo direito. Impede o refluxo do ventrículo direito para o átrio direito;
Cordas tendíneas > liga o músculo papilar com as válvulas tricúspide e mitral;
Músculo papilar > músculo que se dilata da parede muscular dos ventrículos juntamente com as cordas tendíneas e as válvulas tricúspide e mitral impede o refluxo do sangue;
Ventrículo esquerdo:  
Válvula mitral > separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Junto com as cordas tendíneas e os músculos papilares impedem o refluxo do sangue.
Qual a disposição dos grandes vasos na base do coração? 
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração.
No átrio direito chegam a veia cava superior e cava inferior. 
No átrio esquerdo também chegam às veias pulmonares superiores e inferiores
Do ventrículo direito saem à artéria tronco pulmonar.  
Do ventrículo esquerdo saem à artéria aorta
Fale sobre as valvas atrioventriculares e semilunares. 
As valvas atrioventriculares dão o sentido do sangue do átrio ao ventrículo, não deixando que o sangue volte e se misture. Nelas temos duas. A atrioventricular direita tricúspide que é do átrio direito ao ventrículo direito e atrioventricular esquerda mitral do átrio e ventrículos esquerdos
As valvas semilunares dão o sentido do sangue dos ventrículo direito até a artéria pulmonar, chamada de valva pulmonar e do ventrículo esquerdo até a artéria aorta chamada de valva aórtica.
7) Como se dá a irrigação do coração? 
O coração tem um sistema de irrigação próprio, a circulação coronária, que se encarrega de proporcionar ao músculo cardíaco os nutrientes e o oxigénio de que necessita, com vista a manter a sua permanente atividade.
As artérias coronárias, que proporcionam ao coração o sangue oxigenado, têm origem na aorta.
Embora o coração seja um órgão oco que está quase sempre cheio de sangue, na verdade, não pode extrair do sangue que circula no seu interior o oxigénio e os nutrientes de que necessita, pois o sangue ao circular pelo coração apenas entra em contato com a parede interna, o endocárdio, não chegando a toda a espessura da sua musculatura, ou seja, ao miocárdio
8) Como se dá a drenagem venosa do coração? 
O sistema venoso é constituído por tubos chamados de veias que tem como função conduzir o sangue desoxigenado dos capilares para o coração.
O sistema arterial é quando o sangue esta rico em oxigeno e o leva do coração a todo o corpo.
No membros superiores e inferiores existe uma particularidade o sistema de drenagem venosa profunda no qual as veias acompanham a artérias de mesmo nome.
9) O que é o sistema de estimulação e condução cardíaca? Descreva seus componentes. 
Por ser um órgão que funciona como uma bomba contrátil-propulsora ele possui uma atividade elétrica, intrínseca e ritma. Essa atividade é a razãodos batimentos contínuos do coração. Ela é ocasionada por um sistema decondução nervosa composto por uma série de células auto-rítmicas, ou seja,auto-excitáveis. O conjunto dessas células forma assim um tecido excito-condutor dividido em quatro estruturas interligadas morfo-funcionalmente,são essas:
O nodo sinusal
O nodo atrioventricular
O feixe de His e seus ramos principais direito e esquerdo com suas sub-divisões
O sistema de fibras de Purkinje
10) Descreva os revestimentos do coração. 
Pericárdio, Miocárdio, Endocárdio
o pericárdio é a membrana mais externa. É um saco fibroso que envolve todo o coração como se fosse um saco. Separa o coração dos outros órgãos do mediastino; Sustenta o coração no mediastino;
O miocárdio consiste em tecido muscular cardíaco (tecido encontrado somente no coração) cuja contração e relaxamento de suas células promovem o bombeamento de sangue.
O endocárdio é uma camada fina de epitélio escamoso simples que recobre as paredes internas do miocárdio. 
11) Quais as diferenças entres veias e artérias? 
Veia leva o sangue “ruim” venoso, rico em gás carbônico que já foi utilizado pelo corpo todo ao coração e aos pulmões. e as Artérias levam o sangue limpo, rico em oxigênio do coração ao resto do corpo.
12) Descreva a circulação sistêmica e pulmonar (pequena e grande circulação).
Na circulação pulmonar ou pequena circulação, o sangue pobre em oxigênio encontrado no ventrículo direito é bombeado por meio da artéria pulmonar para os pulmões, mais precisamente para os alvéolos. Nesse local, ele sofre o processo de hematose, tornando-se oxigenado. O sangue é, então, transportado de volta para o coração, sendo lançado no átrio esquerdo pela veia pulmonar.
A circulação sistêmica, também denominada de grande circulação, leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo.
13) O que são capilares? 
vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. possibilitam a troca de água, oxigênio, dióxido de carbono, vários outros nutrientes e resíduos químicos entre o sangue e tecidos ao seu redor.
14) Qual a importância do sistema linfático? 
a produção de linfócitos (anticorpos) é a principal função dos órgãos linfoides. sistema imunitário do organismo, proporcionando defesa contra as infecções e outros tipos de doenças. Um líquido transparente designado linfa circula através dos vasos linfáticos, que acompanham as veias, transportando linfócitos (glóbulos brancos) para todo o organismo. 
15) Quais são os órgãos linfoides encontrados no corpo? 
Principais órgãos linfoides, TIMO, BAÇO, LINFONODOS, TONSILAS.
16) Descreva o trajeto do ar na inspiração, passando por todos os órgão até que o oxigênio seja incorporado ao sangue. 
Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. ... Depois, o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se divide em dois tubos, bem curtos, chamado de brônquios, vai aos bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares, nos pulmões. 
17) Descreva os limites da cavidade nasal. 
Cavidade nasal é a escavação encontrada no interior do nariz, também chamada de fossa nasal.
Limites da cavidade nasal:
* Anterior é limitada anteriormente pela narina;
*Posterior é a coana que comunica a cavidade nasal com a faringe.
*divida em direita e esquerda pelo septo nasal, conhecida como fossa nasais.
*o osso etmoide fica no teto da cavidade nasal que separa da cavidade craniana.
*o acoalho da cavidade nasal é o osso palato duro que separa da cavidade bocal.
PAREDE LATERAL DA CAVIDADE NASAL: CONCHAS E MEATOS NASAIS : Concha nasal e meato nasal superiores, 
Concha nasal e meato nasal médios,Concha nasal e meato nasal inferiores. 
*as paredes laterais são as conchas nasais e meato nasal, que sãoespaços onde o ar passa e os filtram melhor por serem revestidos de mucosa nasal 
A cavidade nasal é dividida em direita e 
esquerda pelo septo nasal,conhecida como fossas nasais
A cavidade nasal é dividida em direita e 
esquerda pelo septo nasal,conhecida como fossas nasais
A cavidade nasal é dividida em direita e 
esquerda pelo septo nasal,conhecida como fossas nasais
18) Descreva a divisão da faringe. Quais aberturas/limites permitem as comunicações das cavidades nasal, bucal e laríngea com a faringe? 
A faringe é um órgão tubular que inicia-se nas coanas com prolongação para baixo no pescoço com a forma de um funil, seu tamanho varia de 12 à 15 cm de comprimento. Possui comunicação com o esôfago, fossas nasais e os ouvidos. 
Ela é dividida em três partes: Nasofaringe, Bucofafinge, Laringofaringe
A nasofaringe ou superior, é ligada pelas cavidades nasais,é a parte mais espessa da faringe, compreende-se da base do crânio até o palato mole (céu da boca).no teto da nasofaringe existem órgãos linfoides que é a tonsilas
A Buco faringe ou media, está ligada pela parte anterior com a cavidade bucal e comunica-se com a faringe superior;
A laringofaringe ou faringe inferior, é denominada a continuação da faringe média, pela frente possui ligação com a laringe o por baixo com o esôfago.
19) Quais as cartilagem da laringe? 
referem que a laringe é constituída por cinco cartilagens principais: três ímpares e medianas (tireóidea, cricóide e epiglótica); e duas pares e laterais (aritenóides). 
20) Quais os músculos extrínsecos e intrínsecos da laringe? 
os músculos da laringe dividem-se em dois grupos: extrínsecos e intrínsecos.
Os músculos intrínsecos da laringe têm sua origem e inserção na própria laringe, atuando na movimentação das pregas vocais. 
Os extrínsecos ou são levantadores ou são abaixadores da laringe 
21) Qual a divisão da mucosa da laringe? 
A mucosa da laringe é inervada por dois nervos: o ramo interno do n. laríngeo superior e o n. laríngeo recorrente. O primeiro inerva a mucosa da laringe da epiglote até as pregas vocais. O segundo é responsável pela inervação sensitiva inferiormente às pregas vocais. Assim, a rima da glote é a linha divisória entre os territórios de inervação do laríngeo superior e do laríngeo recorrente.
22) Escreva sobre a traqueia. 
A traqueia é um órgão tubular, cilíndrico e cartilaginoso (15/20 anéis cartilaginosos que facilita o seu movimento.) localizado entre a laringe e os brônquios. tem a função de fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, Para impedir que o alimento vá para as vias respiratórias, durante a deglutição, a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe.
Sua função é filtrar, umedecer e aquecer o ar para conduzi-lo aos pulmões.
23) Descreva a anatomia do pulmão direito e do pulmão esquerdo. 
Pulmão Direito – lobo superior, lobo médio, lobo inferior, fissura obliqua fissura horizontal
Pulmão esquerdo – lobo superior, lobo inferior, fissura obliqua e fissura horizontal
24) Quais estruturas passam pelo hilo dos pulmões? 
cada pulmão apresenta na sua face interna uma grande fissura, o hilo pulmonar, através do qual os brônquios e vasos sanguíneos penetram no órgão. De facto, é através dos hilos que os respectivos brônquios principais, as artérias pulmonares, que transportam o sangue para o coração, e as veias pulmonares, que transportam o sangue proveniente dos pulmões para o coração, penetram no interior dos pulmões.
25) Quais as membranas de revestimento dos pulmões? 
PLEUNA interna e externa.
26) O que são os recessos costodifragmático e costomediastinal? 
a pleura costal se encontra com a pleura diafragmática formando o recesso costodiafragmático, enquanto a pleura mediastinal se encontra com a pleura costal tanto anterior quanto posteriormente ao mediastino, formando o recesso costomediastinal, anteriormente e o recesso retroesofágico, posteriormente.

Continue navegando