Buscar

Aula02 TEORIA DA ADMINISTRAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
•Dúvidas me perguntem no quadro de aviso. •Envie as questões junto com as respostas.
Atividades aulas 1 e 2
01. Sobre os papéis do administrador frente aos desafios organizacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a opção correta: (0,5)
(F) Os administradores existem porque as organizações existem e não necessitam ser geridas por profissionais preparados e nem especializados em determinadas funções.
(V) O nível estratégico é onde se centralizam as decisões estratégicas e onde estão situados os altos executivos e o alto escalão da organização.
(F) Os gestores (administradores) passam a maior parte de seu tempo planejando e liderando os administradores dos níveis alto.
(F) As habilidades técnicas e humanas são as mais desejadas no nível tático ou intermediário (saber fazer e saber liderar pessoal). Como por exemplo, a decisão da organização em construir um novo prédio para a empresa.
(V) O perfil desejado de administrador é aquele que consegue ser generalista e especialista ao mesmo tempo, isto é, ser excelente em alguma coisa, mas, sem deixar de vista as outras atividades.
Assinale a sequência correta. 
a ( ) F-V-F-V-V b ( ) F-V-V-F-V c ( ) V-V-F-V-F d (X) F-V-F-F-V e ( ) V-V-F-V-F
02. O ambiente das organizações é caracterizado pelo ambiente interno e pelo ambiente externo. Explique com suas palavras cada um deles. (mínimo 5 linhas) (0,5)
R= O ambiente interno da organização é a realidade interna da empresa, onde são construídos os valores e a cultura organizacional da empresa. No ambiente interno os recursos da organização são transformados em produtos e serviços, que posteriormente serão comercializados para atender as necessidades do mercado consumidor.
Já no ambiente externo, temos variáveis incontroláveis como a economia, os concorrentes, os fornecedores, os consumidores e etc. No ambiente externo buscamos também insumos, conhecimentos, pessoas, recursos, tecnologia e muito mais, tudo com o objetivo de transformar bens, produtos e serviços de forma eficiente à atender as necessidades dos consumidores. 
03. Na aula 1 estudamos algumas variáveis ambientais que desafiam o administrador. Dentre dessas variáveis cite duas que em sua opinião são as que o administrador deve dar mais atenção. Justifique sua resposta. (0,5)
R= Em minha opinião são a economia e os concorrentes. Pois o comportamento da economia é o grande responsável pelo sucesso econômicos das empresas, a inflação a taxa de câmbio, pode influenciar nos lucros de uma empresa, tendo o poder de leva-la á falência. Manter-se bem informado, e atentar-se ao mercado financeiro é de extrema importância para o sucesso de empresa, possibilitando ganhos e até mesmo evitando perdas financeiras. E atentar-se à concorrência é uma excelente estratégia, pois devemos utilizá-la como referência de alto-correção e aprendizagem, estimulando sempre o aperfeiçoamento e o crescimento da organização, para que assim estejamos sempre à frente do mercado, oferecendo o melhor para os nossos clientes.
04. Como surgiu a Teoria Burocrática? Qual o seu objetivo? Quais as caraterísticas da burocracia? (mínimo 6 linhas) (0,5)
R= A teoria burocrática surgiu à partir de criticas às teoria clássicas, que levaram alguns estudiosos a buscar uma teoria menos romantizada, e que fosse mais sólida e abrangente. Seu objetivo é servir de orientação para o trabalho do administrador, tendo sido criada para explicar o funcionamento das organizações modernas. A burocracia possui dez características principais, e são elas, caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidades nas relações, hierarquia e autoridade, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia, especialização do administrador, profissionalização dos participantes, e a completa previsibilidade do funcionamento e comportamento dos membros.
05. Sobre a burocracia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a opção correta: (0,5)
(V) A burocracia, apesar de ser de caráter racional e lógico, considerada por muitos como um sistema de dominação, tem as suas vantagens, o que explica o seu sucesso nas empresas públicas e nas organizações de grande porte.
(F) Weber, ao desenvolver a burocracia, olhou para o comportamento da organização racional. Para Weber, a empresa é uma organização racional, com suas características específicas.
(F) Para a burocracia, a autoridade implica potência para exercer influência sobre as outras pessoas. Poder representa o poder institucionalizado e oficializado.
(V) Weber aponta três tipos de autoridade legítima, a saber: autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional, legal ou burocrática.
Assinale a sequência correta. 
a (X) V-F-F-V b ( ) V-V-F-V c ( ) V-F-V-F d ( ) V-F-V-V e ( ) V-F-V-F

Outros materiais