Buscar

Caso Concreto 9 - Direito Civil III

Prévia do material em texto

Caso Concreto IX
1- Em determinado contrato, o fiador renunciou expressamente ao benefício da ordem. O credor está executando o contrato em razão da dívida não paga requerendo a penhora de imóvel de propriedade do fiador, apesar do devedor ser proprietário de diversos imóveis. 
O advogado do fiador fez a seguinte afirmação: - ‘’o fiador somente possui o direito de exigir que sejam executados, primeiramente, os bens do devedor se houver bens sítios no mesmo município na qual foi celebrado o contrato de locação, livres e desembargados’’.
Este advogado está certo ou errado? Fundamente sua resposta.
R: Segundo o Art. 827/CC, O fiador demandado pelo pagamento da dívida tem o direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. E em seu parágrafo único diz que o fiador que alegar o benefício de ordem, a que se refere este artigo, deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo município, livres e desembargados, quantos bastem para solver o débito. Logo, sua afirmação está correta. 
2- No que se refere ao contrato de locação de imóveis não residenciais, assinale a opção correta.
R: e) A ação renovatória busca assegurar não apenas os valores praticados segundo o contrato de locação celebrado entre as partes, mas também a juris locato e o direito de inerência.
3- Acerca dos contratos de locação de imóveis urbanos, assinale a opção correta à luz da jurisprudência dominante do STJ.
R: a) o prazo máximo de prorrogação do contrato de locação estabelecido em ação renovatória é de cinco anos.

Continue navegando