Buscar

AV PARCIAL SAÚDE DO HOMEM

Prévia do material em texto

AV PARCIAL
1. Na Constituição o Brasil é definido como sendo um Estado Democrático de Direito, proclamando a saúde como direito de todos e dever do Estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participação social para efetivar os princípios constitucionais que garantem o direito individual e social. Destaque a data a que se refere a esta ordem jurídica determinada na Constituição.
	 
	1988
2. O campo da produção do conhecimento em saúde masculina é sempre ampliado com a utilização de referenciais conceituais de outros campos do conhecimento, expandindo a compreensão dos processos saúde-adoecimento e dos determinantes sociais da saúde.
POR QUE
Há necessidade da articulação com diversos setores, já que agravos da saúde masculina não se constituem como pauta restrita à saúde, a exemplo daqueles relacionados às causas externas devidas uma complexa articulação de processos econômicos, culturais, tecnológicos e políticos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
3. A PNAISH destaca a singularidade masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, bem como aponta:
	 
	 Objetiva o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis na população masculina de 20 a 59 anos.
	4. No último relatório da agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação de dezembro de 2014 apresentou que o número de pessoas que passa fome diminuiu, em contrapartida os números de indivíduos obesos e sobrepesos aumentou consideravelmente. Assim aponte a opção que se enquadra no dado apresentado:
		
	 
	quatro tipos de políticas impulsionadas pelos governos tiveram efeitos positivos na redução da fome e da desnutrição: transferências condicionadas, programas de alimentação, planos de apoio à agricultura familiar e iniciativas para fomentar o emprego rural decente
5. A saúde da população masculina vem perdendo notoriedade e espaço nos últimos anos, seja devido à maior divulgação e exploração dos dados dos sistemas de informações epidemiológicas ou da produção científica, seja pela criação de estratégias públicas específicas para esta população.
POR QUE
A promoção de saúde com o foco na elaboração de estratégias que visem aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde é um objetivo da PNAISH.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	 
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
6. Avessos à prevenção e ao autocuidado, é comum que os homens protelem a procura de atendimento, permitindo que os casos se agravem e ocasionando, ao final, maiores problemas e despesas para si e para o sistema de saúde, que é obrigado a intervir nas fases mais avançadas das doenças.
POR QUÊ
Os homens, de forma geral, habituaram-se a procurar com frequência o contato com os espaços da saúde, sejam os consultórios médicos, sejam os corredores das unidades de saúde pública, orgulhando-se da própria invulnerabilidade.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que.
	 
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
7. Que nível de ação preventiva está sendo aplicada à população através da Lei Seca?
	 
	Primordial
8. A Clínica da Família do bairro de Mutuapé resolve realizar o levantamento da taxa de indivíduos homens moradores do bairro que possuem o diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica no segundo semestre do ano corrente. pode-se afirmar que tem como objetivo:
	 
	é realizada para análise da incidência de HAS de homens no bairro;
9 O comportamento preventivo ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, porém não afasta as chances de o problema aparecer. Um em cada dois homens pode ter alguma doença cardiovascular depois dos 60 anos. PORQUE O homem fumante tem cinco vezes mais chance de ter um infarto que o não-fumante. Os riscos provocados pelo comportamento superam inclusive histórico familiar de doença cardiovascular.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
10   A Sociedade Brasileira de Cardiologia já desenvolve  entre suas atividades, programas de educação continuada em medidas preventivas, terapêuticas e de reabilitação, que podem ser compartilhadas e multiplicadas em âmbito nacional conjuntamente com outras especialidades médicas na busca de impactação sobre as variáveis que atuam sobre saúde do Homem.
                                                                       PORQUE
Informações sobre a doença cardiovascular, demonstrando que acomete mais homens que mulheres, a atual prevalência e projeções de aumento em um futuro próximo, inclusive com aspectos de epidemia, somadas às características incapacitantes em idade produtiva, além da característica do sexo masculino não priorizar os cuidados com a própria saúde, justificaram a criação de um programa de saúde específico para o sexo masculino, a exemplo dos programas de saúde da criança e adolescente, mulheres e idosos.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
1 CNJ divulga dados sobre nova população carcerária brasileira 05/06/2014 em seu site: (http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/28746-cnj-divulga-dados-sobre-nova-populacao-carceraria-brasileira) A nova população carcerária brasileira é de 711.463 presos. Os números apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a representantes dos tribunais de Justiça brasileiros, nesta quarta-feira (4/6), levam em conta as 147.937 pessoas em prisão domiciliar.Com as novas estatísticas, o Brasil passa a ter a terceira maior população carcerária do mundo, segundo dados do ICPS, sigla em inglês para Centro Internacional de Estudos Prisionais, do King¿s College, de Londres. As prisões domiciliares fizeram o Brasil ultrapassar a Rússia, que tem 676.400 presos. Considerando que Saúde Pública se faz para grandes massas e com ênfase na prevenção, aponte a assertiva correta quando nos referimos a população carcerária de homens no brasil:
	 
	Quando ouvimos "preso tem mais é que sofrer mesmo" esquecemos que a ausência de cuidados com a saúde, acaba fagilidando toda uma sociedade, pois existem visitas e inclusive regime semi aberto onde temos saída do preso ao convívio social e após retorno ao sistema prisional, vide doenças transmissíveis como Tuberculose
2 Muitos pacientes do sexo masculino quando dão entrada nas emergências dos hospitais apresentam agravos em sua saúde. Geralmente tais agravos ocorrem:
	 
	pois não utilizam os serviços de atenção primária;
3 Considerando o aumento da expectativa de vida, temos algumas consequências para o setor da saúde, assim aponte a tendência que não se enquadra:
	
 
	menor investimento nas ações de vigilância em saúde
4 O aumento considerável do número de idosos na população é observado tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, como é o caso do Brasil; e essa população de idosos, por sua vez, está se tornando mais "velha". Do ponto de vista da saúde, surgem novos problemas ligados ao envelhecimento, destacando-se as consequências das doenças crônicas. PORQUE A reabilitação é uma questão fundamental na assistência oferecida aos idosos. Ainda que esse aspecto seja comum a ambos os sexos e, mesmo, numericamente superior nas mulheres, dada a sua maior sobrevida, não se pode deixar de chamar a atenção para o mesmo quando se aborda a saúde do homem.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
5 Em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988, como resultado da luta do movimento de reforma sanitária pela redemocratização do País, o Ministério da Saúde formulou o documento da PNAISH, instituída por Portaria que estabelece princípios, diretrizes, objetivos, responsabilidades institucionais dos entes federados e avaliação e monitoramento da implementação da política. A análisedesse documento aponta para uma construção alicerçada em duas bases:
	 
	 Um panorama epidemiológico pontuando questões relativas aos padrões de morbimortalidade masculina e  uma metodologia de elaboração do documento com os passos constitutivos e os atores envolvidos ao longo do processo.
6   Nos últimos anos os homens têm tido destaque na agenda de três campos do setor saúde: sistemas de informação epidemiológica, produção científica e políticas.
PORQUE
É fundamental saber quais questões e conclusões permeiam esses campos e, ainda, compreender em que medida esses campos se integram ou se afastam em direção da solução dos problemas relacionados à temática.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
7 A saúde e doença são ideias relativas e convencionais, e representam estados absolutamente opostos. O limite entre o estado de saúde e doença é difícil de ser estabelecido. O homem pode se manter entre eles, durante toda sua vida. PORQUE A saúde é um estado de relativo equilíbrio da forma e da função do organismo, resultante de seu sucesso em ajustar-se às forças que tendem a perturbá-lo.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
8. Correlacione os tipos de prevenção às suas características correspondentes.
1- Prevenção Primordial; 2- Prevenção Primária; 3- Prevenção Secundária; 4- Prevenção Terciária; 5- Prevenção Quaternária.
A) Ações aplicáveis quando nos encontramos em um estado de saúde ótima ou subótima.
B) Análise das decisões clínicas e ações junto aos profissionais de saúde.
C) Evitar a emergência e o estabelecimento de padrões de vida que aumentam o risco de desenvolver doenças.
D) Ações aplicáveis quando o organismo já se encontra em enfermidade real com alterações na sua forma ou função. Envolve detecção e intervenção precoce antes que a doença se desenvolva completamente.
E) Ocorre depois que uma doença ou lesão ocorreu permanecendo com uma sequela residual ou uma incapacidade que necessita ser minimizada para se evitar a invalidez total.
	 
	1-C; 2-A; 3-D; 4-E; 5-B
9 Os fatores de risco não modificáveis para o aparecimento de doenças coronarianas incluem:
	 
	Hereditariedade, sexo e idade
10 Ao eliminar o sedentarismo, o indivíduo passa a ter menor chance de desenvolver doenças do coração, como o infarto. Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde informou que se toda a população brasileira fizesse 30 minutos de exercício físico cinco vezes por semana e mudasse favoravelmente o padrão alimentar, seria possível evitar 260 mil mortes por ano por causas como câncer e doença coronariana crônica. A atividade física interfere favoravelmente em alguns fatores de risco dentre eles a Diabetes. Quanto ao risco de sofrer um evento isquêmico cardíaco como são considerados os pacientes portadores de diabetes mellitus?
	 
	Alto risco
1
	Segundo os padrões atuais a Saúde Pública deveria ter entre seus objetivos:
	
	 
	Todas estão corretas
	
	Assegurar a educação da população
	
	Promover saneamento e controle das infecções
	
	Promover a prevenção das doenças
	
	Assegurar padrões de vida adequados
2 Uma dificuldade para o acesso dos homens a esses serviços é a vergonha da exposição do seu corpo perante o profissional de saúde, particularmente a região anal, no caso da prevenção ao câncer de próstata.
                                                                              PORQUE
Um fator que dificulta o acesso do homem a saúde preventiva pode estar relacionado a falta de unidades específicas para o tratamento da saúde do homem.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
3 A atual prevalência e projeções de aumento em um futuro próximo, inclusive com aspectos de epidemia, somadas às características incapacitantes em idade produtiva, além da característica do sexo masculino não priorizar os cuidados com a própria saúde, justificaram a criação de um programa de saúde específico para o sexo masculino, a exemplo dos programas de saúde da criança e adolescente, mulheres e idosos. PORQUE Programas de educação continuada em medidas preventivas, terapêuticas e de reabilitação, que podem ser compartilhadas e multiplicadas em âmbito nacional conjuntamente com outras especialidades na área de saúde, buscam impactar sobre as variáveis que atuam sobre saúde do Homem.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
4 Ainda que o conceito de masculinidade venha sendo atualmente contestado e tenha perdido seu rigor original na dinâmica do processo cultural, a concepção ainda prevalente de uma masculinidade hegemônica é o eixo estruturante pela não procura aos serviços de saúde.
POR QUÊ
Em nossa sociedade, o ¿cuidado¿ é papel considerado como sendo feminino e as mulheres são educadas, desde muito cedo, para desempenhar e se responsabilizar por este papel.
 Analisando as afirmações acima, conclui-se que.
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
5 A prevenção terciária tem como finalidade reduzir os custos sociais e econômicos dos estados de doença na população PORQUE através da reabilitação e reintegração precoce é possível potencializar a capacidade funcional remanescente dos indivíduos.
I- A Política de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como principal objetivo a prevenção terciária.
II- A prevenção terciária envolve a detecção e intervenção precoce antes que a doença se desenvolva completamente.
III- A prevenção terciária previne as complicações da doença ou lesão como também reabilita e reinsere o paciente o mais próximo da sua função física, mental e social anterior.
Analise todas as afirmações acima e assinale a opção correta:
	 
	Apenas III é correta
6 Com relação ao conceito de prevenção na saúde pode-se afirmar: I. O conceito de prevenção é quando ocorre uma ação antecipada de acordo com o conhecimento da história natural, para tornar improvável o processo posterior da doença. II. O conceito de prevenção está diretamente relacionado e interligado com o conceito de saúde,que de acordo com a OMS vai muito além do que o simples bem estar físico de uma pessoa. III. São necessárias várias estratégias para prevenção, tais como diagnóstico e tratamento precoce da patologia, adequação social e ambiental de acordo com as necessidades, suporte e informações à comunidade, identificação das atividades de risco presentes no ambiente em que vive, etc. IV. Na prevenção não há uma inter-relação da saúde com o desenvolvimento social e econômico. Estão corretas as afirmativas:
	 
	I, II e III somente.
7 
	Muitas amputações poderiam ser evitadas apenas com trabalhos preventivos, realizados por profissionais da área de saúde, em equipes multidisciplinares ou por pessoas que se preocupam com o bem estar social.
 
PORQUE
 
A conscientização em relação ao trânsito, maior atenção e seguranças nas vias ferroviárias são de fundamental importância no caso das amputações traumáticas.
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Continue navegando