Buscar

Neurofisiologia da micção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neurofisiologia da micção
Trato urinário inferior: composto pela bexiga, uretra, esfíncter uretral interno e externo.
Da bexiga e da uretra são transmitidas informações sensoriais por meio de impulsos aferentes para o centro pontinho da micção (PMC) e então para o córtex. O córtex cerebral modula o PMC, que envia eferências para o trato urinário inferior.
As informações sensoriais de pressão, contração e estímulos nocivos da bexiga, uretra e esfíncteres são enviados para a medula através dos nervos hipogástricos, pélvicos e pudendo, que se localizam nos gânglios das raízes dorsais de T11-L2 e S2-S4.
O trato urinário inferior recebe eferências complexas da medula lombossacra de inervações autonômicas e somáticas, que juntas, coordenam a micção.
· Neurônios parassimpáticos pré-ganglionares (S2-S4) (n. pélvico) são colinérgicos, liberam ACh e ativam receptores ganglionares nicotínicos. Os neurônios pós-ganglionares também são colinérgicos e se projetam para a bexiga e para a uretra.
· Os axônios para a bexiga secretam ACh, ativando receptores muscarínicos que contraem o músculo detrusor da bexiga.
· Os axônios para a uretra, libera óxido nítrico, relaxando o esfíncter interno.
· Neurônios simpáticos pré-ganglionares (T11-L2) (n. hipogástrico) são colinérgicos, liberam ACh, ativando receptores nicotínicos. Os neurônios pós-ganglionares são noradrenérgicos, liberam norepinefrina que relaxa o detrusor e contrai o esfíncter.
· As vias somáticas (S2-S4), por meio do nervo pudendo, inervam o esfíncter externo e os músculos do assoalho pélvico, permitindo sua contração voluntária.
· PMC (centro pontinho da micção)
É um pequeno grupo de neurônios localizados bilateralmente no tegmento pontinho que modula a atividade da bexiga. Sua estimulação promove o esvaziamento vesical.
Seus neurônios recebem aferências da bexiga por meio da medula lombossacra e da região cinzenta periaquedutal (PAG), que armazena informações sobre o estado de enchimento vesical e promove a modulação sobre quando seria o momento ideal para o esvaziamento vesical sob influência do córtex; também recebe impulsos do córtex, sistema límbico, cerebelo.
· Estruturas suprapontinas
Responsáveis por funções moduladoras do controle miccional e de inibição pelo PMC. Incluem: PAG, ínsula, hipotálamo, córtex pré-motor medial, núcleos da base, cerebelo, giro anterior do cíngulo, hipocampo, amígdala, etc.
O córtex cerebral é responsável pelo controle voluntário da micção. Permanece em atividade inibitória bloqueando a ação do detrusor durante o enchimento.

Outros materiais